01/05/2007

O significado simbólico das formas

"A essência da propaganda é ganhar as pessoas para uma idéia de forma tão sincera, com tal vitalidade, que, no final, elas sucumbam a essa idéia completamente, de modo a nunca mais escaparem dela" (Joseph Goebbels)

As formas assumem um papel importante em passar informações sem palavras. As formas têm significados psicossociais específicos, o que pode ser útil quando criamos logomarcas, ícones ou outro comportamento visual específico dentro do web design e da propaganda.

Retângulo - Retângulos e quadrados normalmente representam autoridade, estabilidade e força. Muitos designers tentando passar confiança e consistência de um produto usarão linhas retângulos e quadrados.

Círculos - Círculos normalmente representam comunidade, movimento fluido e o feminino. Muitas comunidades de sites orientados para público feminino ou designers que desejam passar flexibilidade e expressão usarão curvas e círculos.

Triângulo - Triângulos representam ação, movimento e direção e são associados com o que é masculino. Designers que desejam expressar movimento e objetivo podem usar ângulos, flechas e formas triangulares.

É claro, as formas podem ser combinadas para estender o seu significado. Um exemplo evidente disso é a famosa flecha do FedEX, que é a combinação de um retângulo com um triângulo indicando movimento estável e avante.

Retirado do livro: 250 segredos para Web Designers.

5 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo.
Apesar de curto, é bem objetivo.
E esse livro ai, bem, acho que vou comprar, valeu pela indicação.

----------------------------------------
Desenvolvimento de Websites

Unknown disse...

olá! estou fazendo um trabalho da faculdade sobre sinais e simbolos, mas estou tendo dificuldades em achar livros, sites e matérias sobre esse assunto. além deste livro, se puderem me indicar mais fontes de referências. Obrigada! Giselle

Anônimo disse...

Eu vou ter prova amanha e estou precisando de ajuda c alguem pode me ajuda porfavor fala comigo! o meu msn é luukas.bds@hotmail.com
preciso saber qual os significados simbólicos do triângulo!
espero que possam me ajudar!

Anônimo disse...

Eu axei aqui na google e tinha falando isto Triângulos representam ação, movimento e direção.

Alguem sabe me enforma c é?

Anônimo disse...

Muito bom o artigo...
Parabéns!