01/05/2007

Minha Roupa, Minha Vida

LITERALMENTE!!!

Imagine que está fazendo sua caminhada matinal e de repente seu celular toca e você só dá uma ajeitadinha naquela manga azul e começa a falar com aquele seu amigo. Sim, pela manga! Parece até ficção, mas é mais uma moda tecnológica.

Esse e muitos outros exemplos mirabolantes fazem parte de uma bateria de pesquisas realizadas pelo Instituto Politécnico da Virgínia, nos Estados Unidos, que trabalha num projeto "wearable computers".

A tendência agora é ter o seu comportamente monitorado por sensores eletrônicos misturados às fibras de tecido. Hey! Isso não é uma prisão, pode inclusive salvar vidas. Durante uma determinada atividade física, o desempenho de uma pessoa com problemas cardíacos, por exemplo, pode ser acompanhado pela roupa "computadorizada", que dispara alertas no caso de alguma anormalidade.

Com a ânsia em atingir o público jovem, os gigantes da telecomunicação inovam suas criações. A Motorola junto com a Burton Snowboard fabricou uma linha de jaquetas com tecnologia Bluetooth (tecnologia sem fio), que pode ser acionada com um simples toque. O celular fica conectado ao painel de controle na manga da jaqueta e é possível receber chamadas e falar através do microfone instalado na própria roupa.

Tecidos luminosos, tecidos anti-pólen, hoje em dia é possível sair de casa com roupas feitas de tecidos bactericidas, com protetor solar e que controlam o suor. Ou vestir um sutiã com hidratante AloeVera e uma calcinha que promete proteção contra infecções. Isto é simplesmente incrível!

Tudo isso pode soar como um luxo, mas é só a resposta da demanda da sociedade. Grandes mudanças nas tendências acontecem por acontecimentos sociais, e se é exigido praticidade e rapidez, não podemos deixar o dinamismo passar batido.

Nenhum comentário: