29/05/2007

A importância das cores

"Esses dias cinzas não os passaremos em branco, mas em vermelho, amarelo, laranja, verde, nas tardes choveremos lilás."(Chandal Nasser)

Conheça a importância das cores em nossa vida e como usá-la na internet e em todos os lugares:

O que é a cor:

A nossa retina possui dois tipos de células: Os cones responsáveis pela percepção das cores (especializados na captação das cores Azul, vermelho ou verde) e os bastonetes responsáveis pela distinção delas (e também pela nossa visão noturna). A cor nada mais é do que um estímulo enviado a retina e de acordo com a sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção especifica.

A cor é relacionada com os diferentes comprimento da onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

A cor é muito mais do que gosto pessoal, é uma cultura de um meio especifico.

A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predileção por determinadas harmonias de acordo especialmente com fatores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e diretrizes que a arte marca.

Psicologia das cores

As cores tem uma resposta psicossocial específica nas pessoas, o curioso é que apenas uma cor pode ter uma resposta paradoxal, se no transito o vermelho é um sinal de pare em um avião seria um aviso de perigo e um coração vermelho seria sinal de amor e paixão. Os tons de cores também são um diferencial assim como uma combinação de cores significa resultados psicológicos ainda mais complexos...

Veja agora as cores comuns e seus principais significados:

Azul - Verdade, conservadorismo, segurança, tecnologia, limpeza (principalmente quando combinado com o branco, uma cor aceita na maioria das culturas e muito segura de se usar na web), tristeza e ordem.

Vermelho - Poder, energia, amor, ternura. agressão, colisão.

Verde - A natureza, terra, saúde, sorte, ciúme, renovação, dinheiro (dependendo do país de acordo com o tipo de nota).

Amarelo - Otimismo, alegria, esperança, filosofia, desonestidade, covardia, traição.

Laranja - Energia, calor e equilíbrio (pode também lembrar algo barato se bem aplicado).

Marrom - Terra, confiança, credibilidade, resistência.

Roxo - Espiritualidade, mistério, poder, nobreza, crueldade, arrogância, homossexualidade.

Cinza/Prata - Intelecto, futurismo, elegância, modéstia, tristeza, desgaste (muitas propagandas de carro usa essa cor hoje em dia, sendo a cor da tecnologia).

Branco - Pureza, limpeza (principalmente quando usado com o Azul), precisão, inocência, esterilidade, morte.

Preto - Poder, silencio, sexualidade, sofisticação, mistério, medo, infelicidade, morte (uma cor muito delicada para usar na web sendo bom para temas específicos como um site gótico ou sobre um site de terror).

A cor e o gênero

As reações dos homens e das mulheres sobre as cores são significativamente diferentes e quando combinadas com aspectos culturais, o desafio se torna bastante complexo.

Azul aparece mais para os homens do que para as mulheres

Os homens preferem azul ao vermelho, as mulheres preferem o vermelho ao azul

Os homens preferem laranja ao amarelo, as mulheres preferem o amarelo

Também se acredita, neste ponto do nosso entendimento de percepção de cores, que a percepção de sutilezas nas cores das mulheres tendem a ser maior que a dos homens. Isso é interessante por quê o webdesigner tem que conhecer o seu público tão bem quanto o possível.

As cores e sua cultura

Vermelho – Na China vermelho é usado para expressar celebração e sorte, nos Estados Unidos pode representar prostituição.

Azul – Uma das cores mais seguras de ser usada ao redor do globo, por que não a conotações negativas. Na China representa imortalidade e para os Judeus é uma cor sagrada e para os Hindus, azul é a cor do Deus Krishna.

Verde – A cor primaria do Bloguerreiros, em muitas culturas o verde é visto como calmo e animador, um cuidado que muitos designers de outras culturas deve tomar é que nem sempre verde lembra dinheiro, isso na verdade é um pouco raro por que a maioria dos paises usa papel multicolorido.

Amarelo – Na China o amarelo é uma cor imperial. Nas culturas ocidentais geralmente ele é relacionado a felicidade e alegria e principalmente as crianças.

Roxo – O roxo é uma cor problemática, na Europa católica é associado a luto e morte, nos Estados Unidos e em muitas outras culturas roxo é designado como misticismo, nova era e seitas alternativas. Em uma parte do Oriente Media é tratado como prostituição, uma cor que os designers devem usar com muito cuidado, não surpreende saber que o roxo não é muito encontrado na natureza.

Laranja - Na embalagem de produtos em muitos paises é usado para expressar o barato. Como resultado deve ser evitado usar em sites tentando expressar luxo e elegância.

Marrom – Embora não seja totalmente confiável quanto o azul o marrom geralmente é visto como uma cor neutra e sempre é associado com a natureza.

Cinza/Prata – O cinza é usado mundialmente como uma cor neutra, prata tem tendência em expressar sofisticação e tecnologia, pelo nesse ponto da história.

Branco – Embora seja muito usado no design para uso de contraste, o branco tem o significado cultural paradoxal e de natureza profunda. Na maioria das culturas ocidentais o branco é um símbolo de salvação, santidade e pureza. Porém em muitas culturas orientais e algumas ocidentais, o branco representa morte e luto.

Preto – O preto também sofre um profundo paradoxo cultural, é a cor da morte e do luto, em contraste sempre foi associado com elegância e sofisticação, principalmente em áreas cosmopolitas e prosperas no mundo.

Dicas de cores

Primeiro antes de tudo conheça o seu mercado alvo, conhecer informações demográficas dos visitantes do seu site o ajudara a tomar determinadas decisões em relação a cor e sua psicologia.

Lembre-se que usar textura mudara a cor, se você tiver usando um gráfico verde azulado e usar uma textura que faça aparecer mais o azul que o verde, trabalhe a partir da cor final e não da inicial.

Assegure-se que o conteúdo textual importante do seu site contraste bem com cores de plano de fundo, lembre-se que mais importante que a aparência é o conteúdo ficar sempre bem legível.

Como o azul é a cor mais universalmente aceitável você pode usa-la em quase em toda as situações.

----------------------------------------------------------------------------------

Observações: Se você quiser discutir esse e muitos outros assuntos sobre comunicação em geral, se você tem um site, blog ou um trabalho e quer divulgá-lo para que todos possam conhecê-lo, não perca tempo, entre no nosso fórum : Guerreiros da comunicação

Assuntos sobre internet e tecnologia você encontra aqui no Bloguerreiros todas as terças!

Fonte: Livro 250 segredos para webdesigners de Molly E. Holzschlag, Dicionário Michaelis e Wikipedia

4 comentários:

Anônimo disse...

Foda esse post! É importante saber do uso das cores! cada cor tem uma vibração e uma sensação diferente entre elas! abraço!

Malucom disse...

Bacana esse post. Gostei!

BD disse...

As cores são tudo.

Não sei o que seria do mundo sem elas.

hehehe

Ótimo post Inã !

Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Caio disse...

Inã, esse foi o 100º post do Bloguerreiros! Ainda bem q foi muito bem feito.
Abs