"Esses dias cinzas não os passaremos em branco, mas em vermelho, amarelo, laranja, verde, nas tardes choveremos lilás."(Chandal Nasser)
Conheça a importância das cores em nossa vida e como usá-la na internet e em todos os lugares:
O que é a cor:
A nossa retina possui dois tipos de células: Os cones responsáveis pela percepção das cores (especializados na captação das cores Azul, vermelho ou verde) e os bastonetes responsáveis pela distinção delas (e também pela nossa visão noturna). A cor nada mais é do que um estímulo enviado a retina e de acordo com a sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção especifica.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento da onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
A cor é muito mais do que gosto pessoal, é uma cultura de um meio especifico.
A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predileção por determinadas harmonias de acordo especialmente com fatores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e diretrizes que a arte marca.
Psicologia das cores
As cores tem uma resposta psicossocial específica nas pessoas, o curioso é que apenas uma cor pode ter uma resposta paradoxal, se no transito o vermelho é um sinal de pare em um avião seria um aviso de perigo e um coração vermelho seria sinal de amor e paixão. Os tons de cores também são um diferencial assim como uma combinação de cores significa resultados psicológicos ainda mais complexos...
Veja agora as cores comuns e seus principais significados:
Azul - Verdade, conservadorismo, segurança, tecnologia, limpeza (principalmente quando combinado com o branco, uma cor aceita na maioria das culturas e muito segura de se usar na web), tristeza e ordem.
Vermelho - Poder, energia, amor, ternura. agressão, colisão.
Verde - A natureza, terra, saúde, sorte, ciúme, renovação, dinheiro (dependendo do país de acordo com o tipo de nota).
Amarelo - Otimismo, alegria, esperança, filosofia, desonestidade, covardia, traição.
Laranja - Energia, calor e equilíbrio (pode também lembrar algo barato se bem aplicado).
Marrom - Terra, confiança, credibilidade, resistência.
Roxo - Espiritualidade, mistério, poder, nobreza, crueldade, arrogância, homossexualidade.
Cinza/Prata - Intelecto, futurismo, elegância, modéstia, tristeza, desgaste (muitas propagandas de carro usa essa cor hoje em dia, sendo a cor da tecnologia).
Branco - Pureza, limpeza (principalmente quando usado com o Azul), precisão, inocência, esterilidade, morte.
Preto - Poder, silencio, sexualidade, sofisticação, mistério, medo, infelicidade, morte (uma cor muito delicada para usar na web sendo bom para temas específicos como um site gótico ou sobre um site de terror).
A cor e o gênero
As reações dos homens e das mulheres sobre as cores são significativamente diferentes e quando combinadas com aspectos culturais, o desafio se torna bastante complexo.
Azul aparece mais para os homens do que para as mulheres
Os homens preferem azul ao vermelho, as mulheres preferem o vermelho ao azul
Os homens preferem laranja ao amarelo, as mulheres preferem o amarelo
Também se acredita, neste ponto do nosso entendimento de percepção de cores, que a percepção de sutilezas nas cores das mulheres tendem a ser maior que a dos homens. Isso é interessante por quê o webdesigner tem que conhecer o seu público tão bem quanto o possível.
As cores e sua cultura
Vermelho – Na China vermelho é usado para expressar celebração e sorte, nos Estados Unidos pode representar prostituição.
Azul – Uma das cores mais seguras de ser usada ao redor do globo, por que não a conotações negativas. Na China representa imortalidade e para os Judeus é uma cor sagrada e para os Hindus, azul é a cor do Deus Krishna.
Verde – A cor primaria do Bloguerreiros, em muitas culturas o verde é visto como calmo e animador, um cuidado que muitos designers de outras culturas deve tomar é que nem sempre verde lembra dinheiro, isso na verdade é um pouco raro por que a maioria dos paises usa papel multicolorido.
Amarelo – Na China o amarelo é uma cor imperial. Nas culturas ocidentais geralmente ele é relacionado a felicidade e alegria e principalmente as crianças.
Roxo – O roxo é uma cor problemática, na Europa católica é associado a luto e morte, nos Estados Unidos e em muitas outras culturas roxo é designado como misticismo, nova era e seitas alternativas. Em uma parte do Oriente Media é tratado como prostituição, uma cor que os designers devem usar com muito cuidado, não surpreende saber que o roxo não é muito encontrado na natureza.
Laranja - Na embalagem de produtos em muitos paises é usado para expressar o barato. Como resultado deve ser evitado usar em sites tentando expressar luxo e elegância.
Marrom – Embora não seja totalmente confiável quanto o azul o marrom geralmente é visto como uma cor neutra e sempre é associado com a natureza.
Cinza/Prata – O cinza é usado mundialmente como uma cor neutra, prata tem tendência em expressar sofisticação e tecnologia, pelo nesse ponto da história.
Branco – Embora seja muito usado no design para uso de contraste, o branco tem o significado cultural paradoxal e de natureza profunda. Na maioria das culturas ocidentais o branco é um símbolo de salvação, santidade e pureza. Porém em muitas culturas orientais e algumas ocidentais, o branco representa morte e luto.
Preto – O preto também sofre um profundo paradoxo cultural, é a cor da morte e do luto, em contraste sempre foi associado com elegância e sofisticação, principalmente em áreas cosmopolitas e prosperas no mundo.
Dicas de cores
Primeiro antes de tudo conheça o seu mercado alvo, conhecer informações demográficas dos visitantes do seu site o ajudara a tomar determinadas decisões em relação a cor e sua psicologia.
Lembre-se que usar textura mudara a cor, se você tiver usando um gráfico verde azulado e usar uma textura que faça aparecer mais o azul que o verde, trabalhe a partir da cor final e não da inicial.
Assegure-se que o conteúdo textual importante do seu site contraste bem com cores de plano de fundo, lembre-se que mais importante que a aparência é o conteúdo ficar sempre bem legível.
Como o azul é a cor mais universalmente aceitável você pode usa-la em quase em toda as situações.
----------------------------------------------------------------------------------
Observações: Se você quiser discutir esse e muitos outros assuntos sobre comunicação em geral, se você tem um site, blog ou um trabalho e quer divulgá-lo para que todos possam conhecê-lo, não perca tempo, entre no nosso fórum : Guerreiros da comunicação
Assuntos sobre internet e tecnologia você encontra aqui no Bloguerreiros todas as terças!
Fonte: Livro 250 segredos para webdesigners de Molly E. Holzschlag, Dicionário Michaelis e Wikipedia
4 comentários:
Foda esse post! É importante saber do uso das cores! cada cor tem uma vibração e uma sensação diferente entre elas! abraço!
Bacana esse post. Gostei!
As cores são tudo.
Não sei o que seria do mundo sem elas.
hehehe
Ótimo post Inã !
Abraço.
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
Inã, esse foi o 100º post do Bloguerreiros! Ainda bem q foi muito bem feito.
Abs
Postar um comentário