11/05/2007

Marketing Viral.


Olá pessoal, me chamo Bruno Delfino sou dono do blog By The Way e fui convidado recentemente para participar deste site junto com esses grandes guerreiros. Postarei todas as sextas sobre assuntos relacionados à publicidade e propaganda.
Hoje vou falar um pouco sobre Marketing Viral.

Muitas pessoas já ouviram falar desse nome, pois ele é um termo muito falado atualmente, porém as dúvidas nunca param de surgir.

Mas afinal, o que é esse tal de Marketing Viral?
Vou explicar.

O marketing viral é a boa e velha propaganda boca a boca, onde você passa alguma coisa que lhe interessa e te dá prazer para seus amigos, seus inimigos, seus parentes, seu professor, sua namorada, para o cara da lanchonete e por aí vai... E vai bem longe.

O viral se destacou muito na internet, pois os meios de comunicação utilizados na rede, como MSN, Orkut, E-mail contribuem muito para a troca de informações rápida e direta. Aquele e-mail que seu tio mandou, aquele vídeo que seu amigo achou legal, aquele site que seu irmão achou o máximo e gostaria que você desse uma olhada. Tudo isso é viralidade, e você provavelmente vai repassar para todos que achar conveniente.

Vai me dizer que você nunca repassou alguma coisa a alguém.

Mas Bruno, o que o viral precisa ter para ser repassado e ser um sucesso?

Primeiro:Precisa que as pessoas tenham compreendido a idéia que o viral passa. Ninguém vai querer repassar uma coisa que não entendeu.
Segundo:Precisa ser uma coisa que as pessoas tenham vontade de espalhar.
Terceiro:Precisa fazer as pessoas acreditarem que espalhar a idéia irá lhe dar algum benefício (mais amizades, maior reputação, alegria, prazer, etc)
Quarto:O esforço para enviar a idéia seja menor que os benefícios recebidos.

Um dos benefícios do Marketing Viral é que o investimento é pouco e o ganho é bem grande.
Atualmente existem algumas agências especializadas em criar campanhas virais, como a agência Riot e a E-pidemic.

Para completar o que eu disse, veja os vídeos abaixo do Programa Vitrine da TV Cultura, onde foi feita uma reportagem especial sobre o Marketing Viral que contém entrevistas com o publicitário Michel Lent da “10 Minutos” e os criadores do “Tapa na Pantera”, vídeo que foi um sucesso em todos os lugares.

Parte 1


Parte 2



Espero que vocês tenham gostado e aprendido bastante.
Até a próxima pessoal!

=]

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

3 comentários:

Gabriel Jacob disse...

Fala Bruno!!!

Primeiramente, seja bem vindo ao Bloguerreiros...tenho certeza que a sua chegada só nos vai acrescentar valor à este blog.

E achewi muito boa sua matéria sobre o mkt viral...algo que esta se tornando cada vez mais comum entre nós, principalmente aqueles que gostam de estar sempre atualizados.

Grande Abraço!

Inã disse...

Seja bem-vindo Bruno!!!

Excelente matéria, algo que não podia faltar poraqui, você vai ser um reforço de peso para o Bloguerreiros.

Abraços!!!

Alex Gonçalves disse...

Clap, clap!