02/05/2007

O Lado Negro dos Blogs


Acabei de ler um artigo muito interessante intitulado "The Dark Side of Blogging: Warnings From Leading Bloggers" de Michael A. Stelzner. O autor do artigo alerta para o facto de existirem muitos bloggers que dedicam grande parte do seu tempo e energia mental a postar em Blogs quando poderiam gastá-lo nouto tipo de actividades mais compensatórias e de relacionamento pessoal e humano. O autor vai mesmo mais longe afirmando existir a possibilidade de muitos bloggers estarem "viciados" e que manter um blog pode ser mais viciante que nicotina ou alcool.

Neste artigo são dados alguns conselhos de Bloggers experientes (entre os quais Seth Godin) para evitar esta dependência e para perceber o compromisso que é ter e manter um blog, alertando que a vida real é offline e não online.

No artigo também são expostos alguns factos muito interessantes acerca da Blogosfera que passo a citar:


- Neste preciso momento, dezenas de novos blogs estão online;


- em abril de 2007 o número de posts colocados diariamente era em média de 1,4 milhões, cerca de 1000 novos posts a cada minuto (dados da Technorati);


- 120,000 novos blogs são colocados online diariamente.

Sem dúvida uma boa leitura para quem tem ou está a pensar criar um blog para assim ficar a saber o que o espera.

8 comentários:

XNAQS disse...

Dados interessantes ao mesmo tempo que alarmantes, se bem que a vasta maioria dos blogs que são criados são de um conteúdo pobre e de pouca credibilidade e muitos são completamente abandonados depois de um certo tempo.

Anônimo disse...

Será que vai virar doença!?:p

Anônimo disse...

Realmente tem acontecido isso mesmo! Agora vai mais uma pra analisar... há 1 ano atrás não existia quase nenhum blog sobre publicidade e afins. Hoje já são mais de mil.

Prof. Moinhos disse...

Inã é mesmo isso!

Muitas pessoas criam blogs mas ao fim de um tempo começam a desistir pois chegam a conclusão que manter um blog requer tempo e dedicação e muitos não são capazes de conciliar vida profissional, pessoal e ainda ter tempo ao chegar a casa para manter um blog acabando por o abandonar.

Anônimo disse...

Guicury concordo contigo. a questão é que apesar de existirem mais de mil blogs acerca de publicidade poucos são os que têm conteudo interessante. A maioria deles limita-se a colocar imagens dos anúncios e dizer qual a agência responsavel nem sequer se dão ao trabalho de comentar. Poucos são os blogs como este com matéria realmente interessante!

Anônimo disse...

Muito interessante... eu tenho um blog e vejo-me grega para ter tempo para colocar um post... já pensei desistir mas lá vou continuando! às vezes fico um mês sem actualizar pois o tempo não se pode esticar...
Parabéns pelo Blog!!

Alex Gonçalves disse...

Paulo,

Muito bom, parabéns!

Prof. Moinhos disse...

Obrigado Alex... Valeu a confiança!!!