15/05/2007

O futuro da internet

"Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios" (Bill Gates).

Eu vou falar sobre o Epic 2015, que é um filme sobre o que pode acontecer com a Internet que nós conhecemos, produzida pelos especialistas Robin Sloan e Matt Thompson.

Ela mostra a evolução da tecnologia e as "guerras" travadas pelos gigantes da Internet, além de fazer uma previsão sobre o nosso futuro. Algumas são impressionantes.

É claro que não é tão fácil fazer projeções, principalmente sobre o tema tecnologia, onde as mudanças ocorrem a todo tempo e o que é lançado agora já está ultrapassado. Mas, a animação apresenta muitas mudanças, que se aproveitadas de maneira inteligente, poderão gerar bons "frutos”.

Vale a pena conferir !

Enquanto o download do vídeo (Epic) de quase nove minutos não termina de carregar, você pode voltar ao passado e acompanhar uma matéria sobre toda a historia da Internet.

O Passado da Internet

Segundo o Wikipedia, a Internet, começou em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus.

Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes, poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas.

o primeiro computador


Principais fatos da Internet no Brasil e no Mundo

1962 - Governo americano inicia o desenvolvimento de uma rede de comunicação para fins militares.

1969 - A Arpanet em projeto do Departamento de Defesa dos EUA para interligar pontos estratégicos a uma rede descentralizada, que não pudesse ser destruída por bombardeios.

1972 - A arroba (@) passa a ser utilizada para a comunicação via emails.

1974 - O número de instituições participantes da Arpanet sobe para 40. A troca de mensagens e de arquivos torna-se realidade. É criada a Telenet, o primeiro serviço comercial de acesso à rede dos Estados Unidos, e a palavra Internet é usada pela primeira vez pelo cientista Vinton. Cerf.

1978 - Criada a primeira rede de comunicação BBS.

1979 - Nasce a Unix User Network, a Usenet.

1983 - É estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje.

1984 - É registrado o primeiro domínio pontocom, da empresa de informática Symbolics.com.

1988 - No Brasil, ocorre a conexão à Bitnet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

1989 - No Brasil, uma rede conecta a Fapesp ao Fermilab, laboratório de Física de Altas Energias de Chicago (EUA), por meio de retirada de arquivos e correio eletrônico. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) coloca no ar rede Alternex.

1991 - Tim Berners-Lee e Robert Cailliau criam a World Wide Web, sistema de hipertextos que funciona a partir de links clicáveis que levam a outros sites. O www facilitou a navegação pela rede. No Brasil, o acesso ao sistema foi liberado para instituições educacionais, de pesquisa e a órgãos do governo.

1992 - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação para o Progresso das Comunicações (APC) liberam o uso da Internet para ONGs. No mesmo ano, o Ministério da Ciência e Tecnologia inaugurou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e organizou o acesso à rede por meio de um "backbone" (tronco principal da rede). A RNP passa a operar os nós da rede no Brasil. A cobertura da ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, é feita pela web.

1993 - Marc Andreessen, de 23 anos, cria o Mosaic, o primeiro browser (visualizador) da Internet. Dois anos depois, lançará o Netscape. No Brasil, ocorre a primeira conexão de 64 kbps à longa distância, estabelecida entre São Paulo e Porto Alegre.

1994 - Jerry Yang e David Filo criam o site de busca Yahoo!, um dos mais acessados do mundo. No Brasil, estudantes da USP criam centenas de páginas na Internet. A Embratel inicia serviço comercial de acesso à internet. Lançada a primeira versão do browser Netscape. Um show dos Rolling Stones é transmitido pela web. A rede inicia a era dos banners.

1995 - Os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criam a figura do provedor de acesso privado à Internet e liberam a operação comercial no Brasil. Em maio, é lançado o primeiro jornal brasileiro na Internet, o Jornal do Brasil. Em junho, o Bradesco dá início a seu serviço de Internet.

1996 - O Brasil tem 100 mil usuários. Em maio, surge o Universo Online (UOL). Em 1º de dezembro, é lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan Zaz – O seu canal na internet. Gilberto Gil lança a canção "Pela Internet". Lançado o primeiro comunicador instantâneo, o ICQ.

1997 - Início da tecnologia streaming (vídeo).

1998 - Começam os investimentos de empresas estrangeiras de tecnologia e de comunicações no Brasil, que já tem 1 milhão de usuários. 26% das declarações de Imposto de Renda são feitos via internet. O resultado das eleições para presidente, governadores e deputados é publicado em tempo real. Surge o Zipmail, serviço de email gratuito via web. Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford, criam o Google.

1999 - O Brasil já tem 2,2 milhões de usuários. Governo brasileiro lança o programa Sociedade da Informação, para combater a exclusão digital. A Telefônica compra o ZAZ e lança o Terra Networks. A Jovem Pan estréia as transmissões de rádio via web. Shawn Fanning, um universitário norte-americano cria, o Napster.

2000 - O Napster proporciona o compartilhamento de músicas em mp3 entre usuários e infringe as leis de direitos autorais. A indústria fonográfica estremece com a queda das vendas e bandas como Metallica se levantam contra seus fãs por sentirem-se lesado. Banda larga chega ao Brasil. O iG lança, no País, o primeiro provedor de acesso grátis à internet. A chamada "bolha da internet" tem seu ápice em 2000, mas no mesmo ano começa a cair vertiginosamente, com as ações das empresas de tecnologia despencando nos mercados.

2001 - Atentado ao WTC traz recorde de audiência na web.

2002 - Governo brasileiro levanta a bandeira do software livre para proporcionar a inclusão digital. Início do Wi-Fi (internet banda larga sem fio). TV Terra atinge mais de 3 milhões de visitantes por mês. Ondas de serviços online modificam o comportamento do internauta: álbum de fotos, e-mail protegido, bloggers, Instant Messenger.

2003 - Mozilla desenvolve o browser gratuito Firefox. Apple lança o iTunes, loja virtual de música. A Associação da Indústria de Gravadoras Norte-Americanas inicia os processos contra usuários de baixam músicas ilegalmente.

2004 - O Brasil é líder mundial de inscritos no Orkut, o site de comunidades virtuais mais procurado do mundo. Atualmente, somos cerca de 30 milhões de internautas. O uso de webcams começa a se popularizar.

2005 - Em abril, o brasileiro bate recorde de navegação, passando 15 horas e 14 minutos na internet, tornando-se o primeiro País com maior tempo de navegação domiciliar, ultrapassando o Japão.

2006 - Embora não chegue aos extremos do final do século XX, o ano de 2006 registrou um "miniboom" na área de tecnologia, entre outros, devido ao empurrão da "Web 2.0", a segunda geração de serviços baseados na internet. Este foi o ano da "web social", como alguns chamam o fenômeno da "Web 2.0", como prova o sucesso de sites de comunicações sociais como o Orkut, o LinkedIn, o MySpace, o YouTube e o Facebook. Além desses sites, as "tecnologias sociais", como os "blogs" e "wikis", estenderam-se como pólvora, até as empresas já têm seus próprios blogs corporativos para promover seus produtos.

Conclusão :

Depois do vídeo você já pode pegar o seu diploma virtual de historiador especializado em Internet e já pode ir dar aula (risos).

Fontes - Estadão Terra Toma Redeweb

Postado por Inã, Webdesigner, que agora escreve todas as terça-feiras, sobre assuntos relacionados a Internet e Tecnologia.

3 comentários:

BD disse...

Caramba !

Muito interessante a história da internet !

hehehe

Muito bom o post !

Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

XNAQS disse...

Valeu Bruno, aqui você encontra toda a historia resumida da internet em um post!!!

Carolina Cruz disse...

Interessante mesmo!

Brigadão, Inã!

:***

Carolina Cruz
www.lisergiaverbal.blogspot.com