14/05/2007

Curso Extra-Curricular

Oh, Céus! Onde este mundo vai parar?

Foi decretado oficialmente que o dia 2 de junho é o Dia Internacional da Prostituta! No final de 1987, prostitutas da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro, ganharam direito de manter suas casas no local. E hoje em dia têm qualificação.

Agora as meninas têm até aulas de inglês, está certo que já existia, mas o curso atualmente tem um papel diferente: ensiná-las a lidar com os turistas durante os Jogos Pan Americanos.

O professor responsável pelo curso de inglês, Mariano Capote, afirma que foi recebido no local para dar às profissionais do sexo uma qualificação e retirá-las do "campo ingrato" que é a prostituição. Cerca de 20 alunas têm aulas das 13h30 às 15h30, toda terça-feira, onde aprendem o básico do inglês para uma conversação limitada. O projeto já existe desde setembro do ano passado e, entre as profissionais do sexo que começaram o curso, 35% chegaram ao fim. Segundo Capote, o resultado é bom, mas o melhor seria dar cursos de qualificação profissional como o secretariado.

Em breve, a associação onde são dadas as aulas vai se transformar em uma unidade da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), órgão do governo do estado vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. No Dia Internacional da Mulher deste ano, a Fundação apresentou ações que seriam implantadas no local para capacitar os moradores.

Uma autoridade estatal diz que é contra o turismo sexual, mas qualifica meninas para a prostituição. Quer contradição maior do que está? Seria interesante dar aulas de inglês para terem mais instrução para o mercado de trabalho mais digno.

Um comentário:

XNAQS disse...

Carol eu ia postar agora também, mas sua materia é bastante interessante e diferenciada, eu vou deixar ela essa madrugada toda no topo do blog, amanhã eu posto.