27/05/2007

Criatividade de Guerrilha

Para comemorar o meu aniversário, que foi nesta última sexta feira (25/05 ), me dei de presente um livro que ha meses estava desejando.

Criatividade de Guerrilha, escrito por Jay Conrad Levinson, é uma bíblia que explica e relata como podemos tornar mais atraente e irresistível o marketing de nossas empresas.
Foram mais de 14 milhões de cópias da série "Guerrilha" vendidas em 39 idiomas.
O Livro dita principalmente o significado do termo "meme".
O que seria um meme?
São códigos simples com idéias complexas, que podem ser representados por, imagens, palavras, sons, desenhos e etc...
O meme pode fazer da comunicação objeto chave para o crescimento e a lucratividade de sua empresa.
Compartilharei com vocês alguns trechos do 1º capítulo do livro.
(O propósito da criatividade):
>>>" Não produzir arte e, sim, mudar o comportamento humano. "
Neste capítulo, Jay conta a história de um homem pré-histórico, chamado Uba. Ele vivia tentando apanhar um peixe nas aguas profundas de lagos e rios por onde ele vivia.
As fortes chuvas, derrotavam o objetivo de Uga, não o deixando capturar os peixes para alimentar toda sua família.
Foiquando para fugir de toda aquela tormenta Uga foi para dentro de uma caverna, quentinha e escura. Porém lá ele avistou alguns desenhos feitos nas paredes do local.
Nos tais símbolos forma retratados homens com varas com peixes na mão dos tais desenhos.
Daí a família de Uba, foi salva por um meme.
Foi registrado portanto o primeiro sinal de transmissão do meme, na história da humanidade, que se tem conhecimento.
Os memes tem a obrigação de se espalhar, serem virais, algo que ultrapasse o limite de uma comunicação tradicional, ela é a simbologia do diferencial.
São os memes, capazes de fazer sua empresa lucrar, com menos investimento e mais criatividade.
O Autor:
Jay Conrad Levinson
Autor da série Marketing de Guerrilha, composta de mais de 10 livros. Foi vice-presidente e diretor de criação da J. Walter Thompson Advertising e da Leo Burnett. Atualmente é presidente da Guerrilla Marketing international, uma empresa que presta consultoria e serviços para pequenas empresas em todo o mundo.
Ele vive em Marin County, Califórnia.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, agora irei para a leitura deste livro, para poder conforme for agregando conhecimento passar algumas informações e dicas para a galera aqui do Bloguerreiros.
Boa semana a todos!
Gabriel Jacob

2 comentários:

Malucom disse...

tenho cerrteza que esse livro deve ser show de bola. Já tinha visto essa expressão, meme, um tempo atrás e achei seu conceito muito interessante. Porém, quando fui pesquisar, praticamente não encontrei nada sobre ela.

Rafael Amaral disse...

Hmm! Ótima pedida!
Dia dos namorados chegando...vamos ver se umas indiretas na namorada funcionam ;P