30/05/2007

Como surgiu a boneca mais famosa do Mundo


Encontrar a História de uma marca nos tempos de hoje, acaba se tornando simples, você pede ajuda para o "Papai" Google e pronto ! Em instantes terá uma lista de respostas para a sua pesquisa. Agora, achar o motivo e como surgiu um produto é um pouquinho mais trabalhoso, eu, por exemplo, estou lendo o livro Marketing Lateral de Philip Kotler (muito bom digamos de passagem !) e foi nele que encontrei inspiração para postar hoje sobre a História da Barbie.


"Foi no final dos anos 50, que Ruth Handler notou que sua filha brincava com bonecas de papel e as imaginava adultas. Como nessa época a maioria das bonecas tinha a aparência de bebês, Ruth teve a idéia de criar uma que inspirasse as crianças a pensar no que queriam ser depois de crescidas.

Assim surgiu uma jovem adolescente, que exercia a profissão de modelo e cujo nome era Barbie (o mesmo de sua filha)."


{Kotler,Philip - Marketing Lateral}


A Barbie é um sucesso até hoje, existem mais de 600 modelos diferentes, sendo que grandes celebridades fazem questão de colecionar o produto, como as cantoras Cher e Madonna.


As crianças e adolescentes ainda compram o produto apesar dos tempos serem outros, um Instituto de Pesquisa Americano informou que a queda nas vendas dos anos 50 até hoje foi de apenas 20%, podemos achar muito mas lembre-se que hoje em dia o Playstation, a Internet, e o MSN, tomam conta das crianças e adolescentes, é raro ver uma menina com uma boneca na mão mas também é raro uma menina que nunca teve ou desejou uma Barbie.








Um comentário:

Rafael Amaral disse...

Legal saber a origem dela.
Pensava que o nome "Barbie" viesse de algum outro lugar, nunca me passou pela cabeça ser o nome da filha do inventor.

Abraços!