28/07/2007

Parcerias

Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és (velho proverbio)

Uma das diversas formas de divulgar seu site na Internet é o fechamento de parcerias com outros sites. Neste artigo vamos falar sobre este assunto destacando os seguintes tópicos:

1. A importância da parceria.

2. Quais são os tipos de parceria e quais suas vantagens.

3. Como escolher seus parceiros?

4. Como avaliar os resultados?

1 - A importância da parceria
Não só na Internet, mas fora dela a Parceria é uma ferramenta que permite aliar esforços em prol de um objetivo em comum. Isso se faz entre pessoas, empresas e sites na Internet.
Não tenha dúvidas de que o visitante do seu site freqüenta diversos outros sites similares ao seu. Dependendo do tipo de conteúdo que você oferece, o leque de sites relacionados pode ser imenso. Vou dar um exemplo prático para que você possa visualizar isso: podemos observar que o mesmo visitante que tem interesse nas informações de um site sobre TURISMO tem interesse em informações sobre passagens aéreas, máquinas fotográficas, hotéis, aluguel de carros, cartão de crédito, etc. É este mesmo visitante que entra em outros sites de turismo e também em sites de conteúdo Regional. Se você tem um site de conteúdo muito especializado onde existem poucos sites que falam do assunto, a parceria é uma ótima maneira de aumentar o tráfego dos dois sites.

Sempre terá alguém que vai se perguntar com relação a CONCORRÊNCIA. Como você vai fazer uma parceria com um site que oferece o mesmo tipo de conteúdo que você? E a concorrência?. Não podemos aplicar na Internet o mesmo conceito de concorrência que se aplica em Televisão, Jornal ou Revista. Na Internet o mesmo visitante que freqüenta o seu site freqüenta o site do seu concorrente em busca da informação que vocês geram. Na TV fica complicado assistir ao mesmo tempo

2 canais de TV. No caso das revistas e dos jornais as pessoas tendem a escolher apenas uma marca para ler já que paga pelo conteúdo. Dessa forma se você possui um site que apenas provê conteúdo, esqueça esse negócio de concorrente e se preocupe em montar uma rede de sites que fornecem o mesmo tipo de conteúdo. Assim todos serão beneficiados.

Se você possui um site que comercializa algum tipo de serviço ai a coisa muda. Você irá procurar manter parcerias com sites que atuam em segmentos paralelos ao seu e que de certa forma complementam o que você oferece.

No próximo tópico iremos falar sobre os tipos de parceria.

Quais são os tipos de parceria?

Aqui iremos falar sobre

3 tipos de parcerias mais comuns entre sites tendo como objetivo a geração de tráfego e receitas.
Parceria de Conteúdo
Muitas vezes você gera um determinado conteúdo no seu site que possa ser interessante para os visitantes de outros sites. Esse conteúdo pode ser em formato de artigos, tutoriais, matérias, guias, etc. Um meio de aumentar o trafego no seu site é oferecer este material para outros sites gratuitamente desde que você possa divulgar no final do artigo o seu site. Você pode até propor a colocação de um pequeno banner caso o material seja em uma página html. Se o seu site tem como principal finalidade gerar e divulgar conteúdo sobre um determinado segmento com o objetivo de gerar receita a partir do seu tráfego, a parceria de conteúdo é perfeita.
Exemplo Prático

Você tem um portal sobre culinária. Mantenha contato com as diversas empresas que vendem produtos alimentícios e ofereça a eles artigos e receitas preparadas pelo seu site. Para a industria de polpa de fruta você vai oferecer artigos que ensinam a fazer coquetéis, bolos e sorvetes que utilizem o produto vendido pela empresa. Em troca você vai divulgar seu site junto com este artigo. Pode até surgir a idéia desta oferta de conteúdo ser remunerada pela empresa mas por hora vamos falar só sobre o caso da PARCERIA. Você pode fazer a parceria de conteúdo com outros sites de conteúdo similar ou complementar ao seu.
Parceria Promocional

Esta é outra possibilidade muito interessante onde temos a união de dois ou mais sites em parceria para a realização de alguma promoção que beneficie os visitantes dos dois sites. Essa promoção pode ser feita através da realização de concursos, sorteios, descontos, etc. Digamos que o seu site de conteúdo fale sobre Aeromodelismo. Proponha uma parceria com um site de comércio eletrônico de produtos de aeromodelismo ou mesmo com fabricantes ou importadores deste tipo de produto. No caso de um sorteio por exemplo, veja quais as vantagens para os envolvidos na parceria:

1. Você terá um grande aumento nas visitas do seu site. Se você utilizar um mecanismo que permita o visitante indicar a promoção para seus amigos os resultados serão ainda maiores. Sites como o http://www.meuprojeto.ilogic.com.br/ podem desenvolver este tipo de solução para você.

2. Você pode aproveitar a promoção para captar assinantes para um Informativo por e-mail. Semanalmente ou mensalmente você poderá enviar um e-mail para os participantes interessados contendo dicas, artigos e novidades do seu site. Isso aumentará o tráfego de visitantes.

3. A empresa que estará oferecendo o prêmio em parceria com você terá também a oportunidade de perguntar ao participante se deseja receber informativos sobre promoções dos produtos da empresa. É altamente recomendado que no final da promoção se ofereça um desconto especial para os participantes do concurso na compra do mesmo produto dado como prêmio. Certamente o resultado será muito positivo.4. A empresa também se beneficiará com a divulgação de sua marca, seus produtos e com o tráfego de pessoas que estarão interessadas nos seus produtos.

Este tipo de parceria é perfeito para ser realizado entre sites de conteúdo e sites de comércio eletrônico. Sites de conteúdo similar também podem se unir para a compra de prêmios como brindes que poderão ser distribuídos em uma promoção. A oferta de cupons de desconto também é uma ferramenta interessante.
Parceria de Indicação

Essa é uma das mais simples de ser feita e dá resultados surpreendentes. Em parceria, você passa a indicar os serviços e conteúdo de um site e este também passa a indicar o seu conteúdo e serviços a seus visitantes. Existirá neste caso uma troca de tráfego. Este tipo de parceria é interessante para sites que oferecem conteúdo, produtos e serviços complementares ao seu. Essa indicação pode ser feita nos textos dos sites, através de banners e até mesmo em páginas do tipo “links indicados”. Podemos dar como exemplo um site que oferece apenas o serviço de compra e venda de carros pela Internet. O outro oferece conteúdo especializado sobre diversos tipos de automóveis. O visitante de um site tem interesse no conteúdo do outro. Na existência de uma parceria teremos o tráfego de visitantes partindo de um ponto ao outro gerando benefícios para os dois sites. E a partir deste tipo de parceria podem nascer outros tipos como os citados neste artigo.

Parceria de Afiliação

Muito comum nos EUA. Aqui no Brasil algumas empresas de comércio eletrônico oferecem esta opção. Ela é bastante atrativa para sites de conteúdo que tenham ligação direta com o produto ou serviço oferecido pelas empresas que criam estes programas de afiliação ou comissionamento. Normalmente basta você se inscrever e adicionar alguns códigos html no seu site para a divulgação de um banner de comércio eletrônico. Existem duas formas de você ganhar com isso:

1. Com número de cliques

2. Com compras realizadas

No caso 1, a empresa de comércio eletrônico paga pela quantidade de vezes que os seus visitantes clicarem sobre o banner, gerando tráfego para o site. Na opção 2 você recebe uma comissão de x por cento sobre as compras realizadas pelo seu visitante no site de comércio eletrônico.

Como escolher seus parceiros?
Você terá que saber identificar bons parceiros. Para isso você deve observar os seguintes itens:

1. Primeiro você terá que conhecer bem o perfil do seu visitante. Com isso você saberá que tipo de informação e benefício ele tem interesse e que outros tipos de sites visita.

2. Você deverá avaliar se o seu parceiro tem potencial para lhe oferecer os mesmos benefícios que você estará oferecendo a ele. Não adianta fazer parceria com um site que não irá gerar resultados pra você também. Os benefícios devem ser mútuos

3. Cuidado com a imagem da sua empresa. Quando você se une com outro site para promover uma parceria você estará unindo a sua imagem com a imagem dele perante os visitantes. Se você escolhe um site que trata mal seu público, tem um design de péssima qualidade, um site mal desenvolvido isso poderá ser prejudicial a você. Em uma parceria você agrega a sua marca todas as qualidades e também defeitos do seu parceiro. E isso influencia na cabeça do seu visitante.

4. Se você não conhece muito bem seu parceiro coloque a parceria em um papel, faça um contrato. Tudo bem que papel aceita tudo e quando não existe boa intenção das duas partes até contrato vira papel sujo e sem valor. O importante mesmo é a boa intenção das partes. Se você não sentir isso no contrato então desista logo e procure outro parceiro.5. Não pense só em você. Parceria só funciona quando existem benefícios para os dois lados. Não esqueça do seu público ele é o personagem mais importante nesta história toda.

Verificando a eficiência da parceria

Legal, você fez uma parceria que tem como objetivo aumentar o tráfego do seu site. Como você vai saber se aquele link que esta lá no site do seu parceiro esta dando resultado? Como saber se o banner colocado naquele lugar meio estranho do site dele está gerando algum benefício? Como saber se você está gerando resultados para seu parceiro e se seus visitantes estão clicando no link e banner dele colocado no seu site?
Você precisa de ferramentas para medir isso.Só com as estatísticas de acesso do seu site não dá para avaliar isso. Lá a única informação que você poderá obter é quantas vezes o banner do seu parceiro foi visto. Nada mais.


Monitor Referencial

Basta introduzir um pequeno código as páginas do seu site que devem ser monitoradas. Se o visitante que entrou na página monitorada estiver ali porque clicou em algum link ou banner, em algum lugar da Internet você saberá. Dessa forma você saberá exatamente QUANTAS PESSOAS visitaram seu site graças a um link ou a um banner colocado no site do seu parceiro ou dos seus parceiros. O relatório pode ser acessado via web. Nele é possível visualizar o endereço da página do seu parceiro que está divulgando seu link e quantos visitantes ele já gerou para seu site. O sistema também informa a quantidade de visitas novas desde a última vez que você visualizou o relatório e a quantidade de dias que não foram registrados nenhuma visita. Com isso fica fácil até de identificar caso o seu parceiro retire o link ou o banner que indica o seu site.

Este sistema monitora os links dos seus parceiros colocados em seu site. Você poderá saber quantas pessoas clicaram sobre o link, poderá verificar gráficos de desempenho por data, saberá qual o navegador utilizado pelo visitante, qual provedor ele utiliza, qual sistema operacional, etc. O importante é que você terá como monitorar os benefícios que você está proporcionando ao seu parceiro.
Com base nestes dados você pode criar um relatório para apresentar a seu parceiro e assim ter base para continuar, ampliar ainda mais a parceria ou até terminar com ela caso não esteja ocorrendo benefícios

Fonte - http://www.meuprojeto.ilogic.com.br/

2 comentários:

BD disse...

Putz !

Muito bom o post Inã!

Se não fosse as parcerias eu não sei onde eu estaria nesse mundo blogueiro.

hehehe

Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Alex Gonçalves disse...

Ótimo post...PARCEIRO!!!