17/07/2007

Credibilidade

Noite caindo, eu aqui na agência atolado em jobs. Aproveitei um intervalo entre um job e outro para postar agora no Bloguerreiros. Ontem postei no Portifólio Publicitário a capa do diário esportivo OLÉ! de Buenos Aires, um dos mais importantes periódicos esportivos da América Latina, clique aqui para visualizar o post. No postei levantei os prós e os contras de uma marca associar-se a imagem de um veículo, ou vice-versa, pois a marca da Nike estava sobre o nome do jornal.
Associar uma marca à uma empresa, ou à uma pessoa é algo bastante delicado, requer uma cautela enorme, pois as consequências podem prejudicar anos de trabalho. Por exemplo o nosso ilustre Zeca Pagodinho, ano passado era garoto propaganda de uma marca x de cerveja, hoje é de outra, esse tipo de situação prejudica ou não as marcas para qual ele trabalhou? e a credibilidade do cantor, como fica? No caso da Nike com a OLÉ!, como ficaria o editor sabendo que um de seus repórtes tem em mãos uma notícia falando de uma suposta irregularidade da Nike e ao mesmo tempo sabendo que a empresa gastou uma nota em publicidade com ele - porque certamente o pessoal da marca esportiva iria presioná-lo para que não torna-se pública a matéria. E casos como estes devem acontecer aos montes pelo mundo afora, de um grande anunciante estar envolvido em irregularidades e pedir para que o veículo não divulgue o que sabe, pois do contrário ele deixará de investir no veículo.
Outra situação que não pegou nada bem para um veículo de comunicação aconteceu recentemente com os portais UOL e TERRA, que abriram espaços para a publicidade de um automóvel em um local destinado a notícias, o que levava os internautas a clicarem em uma notícia falsa. Isso gerou críticas, tanto aos portais quanto a agência responsável pela criação da campanha.
Por isso as marcas devem tomar um cuidado enorme ao patrocinarem ou associarem seu nome a uma pessoa ou veículo de comunicação, pois o trabalho de anos de construção de marca pode ir por água abaixo em instantes.

Nenhum comentário: