04/07/2007

Bloguerreiros na Ag407

Neste último sábado (30/06/07) fomos, Eu e o Bruno Delfino, visitar a Ag 407, conforme o programado.

Quem nos atendeu, e muito bem por sinal, foi um dos sócios: Alex Schönburg e um tempinho depois chegou o André Felipe, que é outro sócio da agência. Só para sintonizar, vou colocar o perfil de cada um aqui:

Alex Schönburg, um dos nomes mais importantes entre os executivos brasileiros no mercado internacional de publicidade, foi sócio-fundador da Cayenne, uma das mais sofisticadas agências criativas da Europa, distribuída entre Dusseldorf, Hamburg, Viena, Amsterdam, Madri e Barcelona. Nesses mercados, atendeu clientes como Nintendo, Absolut, Apple, Toyota, Helmut Lang e Bank Boston, entre muitos outros. No Brasil, foi o sócio fundador da TBWA.

André Felipe, designer gráfico, diretor de arte e fotógrafo, dirigiu o Studio Giovanni Bianco em São Paulo, atendendo contas como Reinaldo Lourenço e Arezzo. Em 2002, abriu o estúdio Special Projects, de onde lançou as marcas Adriana Barra, Petit Retrô, Teto Mobília Contemporânea, Casa 15, Banca de Camisetas e Schutz. Entre 2003 e 2004, como diretor de arte/criação autônomo, assinou campanhas institucionais para Forum, Triton e Conceito Firma Casa entre outras, além de conceber catálogos para marcas como HStern - a coleção Stern Star, assinada por Costanza Pascolato - e Trousseau. Paralelamente ao seu trabalho em agências e design studios, atuou como professor de design gráfico da Escola Panamericana de Arte, IED Istituto Europeo di Design e IBModa e como editor convidado e consultor em direção de arte para a Revista TRIP.

O Alex além de mostrar a agência, contar um pouco da história da agência, nos dar o portifolio da Ag 407 e ainda mostrar uma prévia do próximo portfolio; Abordou muito esses assuntos:

* Pensar sempre na frente (5 anos), as mídias estão mudando, os conceitos estão mudando e a agência e o profissional de comunicação só se difere quando ele pensa mais na frente.

* A Ag 407 usa o conceito e as propostas de agências "diferentes" da Europa.

* As idéias que surgem de qualquer funcionário (diretor de arte, assitente, estagiário) são aproveitadas, já em muitas outras agências gigantes elas são descartadas sem nenhuma análise.

* As agências de propagandas atuais, como elas trabalham, as burocracias.

* Propagandas de cerveja, idéias ruins, que diferem do que era proposto há decadas atrás, onde haviam milhares de propagandas memoráveis e com maiores apelos sentimentais e marcantes; Sempre mantinham um tom popular.

* Contou-nos também sobre os trabalhos e cases da Ag 407.

* Não viver só no seu mundo da propaganda, ter uma visão aberta pra tudo, pensamento crítico sempre aflorado.

* Abordamos também o assunto das propagandas fantasmas que ganham prêmios.

* Claro, Não se iludir com o mundo publicidade, pois na década de 80 teve um "Boom" da propaganda e muitos profissionais ganhavam 80, 90 mil, etc. Porém hoje essa meta de propaganda está caindo e já é visível. Segundo o Alex futuramente quem estiver ganhando R$7.000 reais deveria ajoelhar e rezar agradecendo!

Bom, acredito que maiores detalhes seriam contados pelo que sentimos lá e pelas muitas palavras que nos foram ditas que nos mostraram um pouco da área e de como devemos ser como profissionais.

Numa próxima oportunidade nós podemos conversar com todos e falarmos mais sobre este dia que foi muito importante, acredito, para nós.

E já gostaria de informar que a próxima visita está marcada, para a Leo Burnett, temos que combinar o dia! Já falei com o Ruy.

Abração galera!

Visitem o site da Ag 407, para ver os clientes, a história, alguns cases e muito mais: www.ag407.com.br.

6 comentários:

GuiCury disse...

Bom... eu achei muito louco lá! E depois o Bruno põe um adendo aqui nos coments! Vamos visitar todas! hueheuheu

Bruno Delfino. disse...

Putz !

A visita foi demais. A ag_407 é fora de sério. O Alex nos deu toques muito importantes e que servem para qualquer pessoa que deseja seguir neste mundo da publicidade.

hehehe

Outra dica sobre a ag_407 é o blog deles:
http://ag407.blogspot.com/

O Invitro tem de tudo e mais um pouco.
Passa lá.

=]

Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Rafael Amaral disse...

Que bacana! Ainda não tive a oportunidade de visitar uma agência deste porte mas imagino que seja uma experiência bastante enriquecedora.

Abraços!

Rafael Amaral.
www.semrotulo.com

Matt Flash disse...

Legal pra caramba!
A próxima visitada então deve ser show! A Leo é uma lenda!

Inté!

Matt
www.30segundos.com.br

Alex disse...

ôpa, valeu pelo post moçada. foi legal ter vcs aqui.
a próxima é a leo? quero ir junto.
aproveitem ao máximo, o ruy é o diretor de criação mais completo no brasil, trust me.

Andre Felipe disse...

Nice and easy!
Valeu bloguerreiros pela visita.
Apareçam mais vezes!