14/06/2007

Paranóia publicitária

De uns tempos para cá, tenho sentido no continente publicitário da blogosfera um certo tipo de paranóia com relação a campanhas indicadas por profissionais de agências que se passam de leitores com boa vontade em sugerir uma boa pauta.



Os publicitários já perceberam que nós blogueiros, que falam sobre o assunto nos nossos blogs, podemos ser um meio de divulgação poderoso e gratuito ao mesmo tempo. Afinal, comentamos campanhas do mundo todo com idéias dignas de Cannes. Partindo deste fato, é fácil chegar à conclusão que alguns blogs com grande audiência recebem jabá para postar sobre uma campanha de determinado cliente.

É fácil detectar um “post jabá”:
- Geralmente é de um cliente tupiniquim sem histórico de grandes sacadas em seus anúncios;
- Dá para perceber o blogueiro apenas elogiando a campanha ao invés de analisá-la;
- Os possíveis links disponibilizados contém um código de identificação, revertendo o clique em benefício para o blogueiro. Ex.: a campanha postada é sobre um best seller e no texto tem um links para você comprá-lo no Submarino. É claro que o blogueiro não faria isso de graça, né?
- Você não encontra muitos blogs comentando a “campanha genial”.

Todo blogueiro tem direito de encontrar formas de ganhar dinheiro com o seu blog. Mas para o bem da credibilidade do mesmo, seria melhor ele deixar claro que aquele post foi devidamente indicado pela própria empresa. Assim, os leitores não seriam iludidos por acharem que aquele texto é “puro”, se é que vocês me entendem.

Caio Costa, do Blogcitário, agora com endereço novo: www.blogcitario.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Apoiado!
A credibilidade de qualquer blog vai pro espaço se for invadido por "posts pagos".

E outra... se até pra entrar em blogs for preciso de jabá, o mundo todo estará perdido! A internet AINDA é um meio 'livre'!