08/06/2007

Planejamento.


Fala galera, sexta feira já está aí, e lá vou eu novamente para mais um super post no Bloguerreiros.

Hoje vou falar um pouco sobre uma área da propaganda que atualmente é muito importante em uma agência: O PLANEJAMENTO.

A pouco tempo atrás postei aqui no blog, um artigo sobre Criação. O processo de criação pode ser muito facilitado e aprimorado caso haja um bom planejamento.

Para começar, vamos ver o que significa a palavra “Planejamento” segundo o dicionário Aurélio:

"S. m.
1. Ato ou efeito de planejar.
2. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação
3. Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos.
4. Elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social"

Agora que você já sabe o que é planejamento em um todo, vamos aplicar esses conceitos na propaganda.

O planejamento é algo que varia muito nas agências de publicidade. Cada uma tem os seus próprios parâmetros e metodologias. O planejamento é algo muito imprevisível e possui várias técnicas para a avaliação.
Planejar é nada mais do que orientar corretamente os fatos, ou seja, fazer perguntas, calcular, criar estratégias e projetar a melhor opção de comunicação, para que o cliente saia satisfeito e alcance os resultados esperados.

Ao se planejar, devem ser feitas algumas perguntas básicas, como:

-Aonde queremos chegar?
-Qual é o problema do cliente?
-Qual é a nossa estratégia de comunicação?
-Quem são os principais concorrentes?
-Onde está o Público-Alvo (Target)?
-Como é o Público-Alvo?
-O que o Público-Alvo pensa do produto?
-O que o Público-Alvo pensa do produto concorrente?
-O que o Público-Alvo faz?
-Quanto ele ganha?
-Qual a linguagem que melhor se adapta à sua realidade?
-Quando tudo vai custar?
-Por qual período de tempo?
-Como vamos checar a eficiência da comunicação?

Além dessas perguntas, existem muitas outras que devem ser feitas durante o processo de planejamento. No livro “Propaganda é isso aí!” o autor Zeca Martins explica detalhadamente cada pergunta a ser feita e faz um bom apanhado sobre tudo envolvendo planejamento.

É importante ressaltar que nesta área é essencial fazer pesquisas de análise do Público-Alvo, análise de concorrência, determinação de verba, aplicação de verba, cronogramas e controle e avaliação de resultados.

Com um bom planejamento, a agência e o cliente conseguem obter resultados certeiros e melhores, além de facilitar o trabalho do pessoal da criação e da mídia.



É isso aí, pessoal. Espero que vocês possam ter compreendido um pouco sobre como funciona o processo de planejamento, pois ele está se tornando essêncial nos tempos atuais.

Um abraço a todos.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

2 comentários:

ohana disse...

Blogueiros,

Ae Brunao...Arrbentando.

Uau!

Gabriel Maluf Jacob disse...

Ótimo seu post cara...fera nas palavras e no contexto.

Parabéns Bruno!!!