28/06/2007

Nostalgia



Mexendo nos vastos caminhos do YouTube achei este vídeo com algumas campanhas do Tempra. O carro, que chegou no Brasil em 1995, era um dos mais bonitos e modernos da época, e eu, na plenitude dos meus 15 anos, cobiçava ter um Tempra turbo quando tirasse a tão sonhada e cobiçada carteira de motorista. Mas deixando a nostalgia da infância um pouco de lado e adentrando em nosso campo de interesse, a comunicação, é interresante ver o quanto a publicidade mudou e evolui nesses pouco mais de dez anos.

Tem uma parte do vídeo em que um cara esta dirigindo o Tempra, vira-se para a câmera e diz: "Estou a 200 km/h e nem percebi" ai a câmera focaliza o velocimêtro do carro a quase 210 km/h. Algo que hoje seria veementemente proíbido de veicular, mas que deixa saudades de um tempo onde a publicidade tinha liberdade de criar e veicular, e os consumidores eram responsáveis a ponto de julgar aquilo que lhes era conveniente e apropriado, sem precisar de um orgão regulamentador para tal.

Nenhum comentário: