28/06/2007

A evolução dos blogs


Se você reparar, o mundo virtual pode ser divido em Eras. Ao contrário do mundo real, elas duram apenas alguns anos.

O começo de tudo foi na Era Pessoalis. Nesta época, os blogs eram espécies de diários extremamente pessoais, relatando com fidelidade o cotidiano do seu dono, que na maioria das vezes eram adolescentes que só queriam aparecer.

Depois, veio a Era Miguxus. Aqui, a espécie deu um pequeno passo para frente ou para trás, dependendo do ponto de vista. A espécie blogueira ainda estava interessada em transformar a sua vida em um livro aberto, mas a característica mais marcante foi o uso de neologismos irritantes, como “miGuXa”.

Estamos vivendo a Era Profissionalítica. Os blogs ficaram mais maduros, mais focados em temas e alguns até rendem dinheiro aos seus donos, através de publicidade. Os blogs estão se tornando uma nova mídia para veiculação de campanhas criadas por agências. Graças ao You Tube e ao podcast, os blogs viraram um mini conglomerado de comunicação.

Ainda é um pouco difícil de definir como será a próxima etapa desta evolução. Mas acredito que não seja muito diferente desta época. Quem viver, blogará.

Caio Costa, do Blogcitário - www.blogcitario.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu espero que a próxima era não seja uma regressão, porque ninguém merece o tal do "miGuXês"!

Rafael Amaral disse...

Talvez o que dê uma "peneirada" seja a qualidade do conteúdo, mesmo que a credibilidade seja ainda um grande "problema" atribuído aos blogs.

Abraços!

Rafael Amaral.
www.semrotulo.com

XNAQS disse...

Muito boa essa matéria uma das mais interessantes que saiu sobre os blogs aqui no bloguerreiros, a tendencia dos blogs é evoluir!!!

Marcos Vitório disse...

O mais interessante é que os blogs estão mais dinâmicos e criativos, incluindo vídeos e fotos, o que não era comum antes. Entretanto, o fato é que todos os blogueiros querem o "retorno" por seu "trabalho" seja por reconhecimento e/ou "jabá".
Ah... olha o meu blog aí:
http://vitoriosideias.blogspot.com

Anônimo disse...

Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.