16/06/2007

Esqueleto humano transmite dados

É incrível como a criatividade humana é infinita. Você imaginaria que um osso do seu corpo é capaz de transmitir dados??
Pois estou aqui para mostrar mais uma descoberta dos professores da Universidade de Rice, em Houston, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo que sugere que informações digitais podem ser transmitidas através do esqueleto humano para aparelhos portáteis ou implantes médicos.

Imagina o que isso não pode trazer de benefícios para o nosso dia-a-dia? Imagine você atendendo o telefone so batendo os dentes? Ou ao cumprimentar seu amigo, passar algumas músicas para ele pelos ossos?

O nome dos pesquisadores que descobriram essa façanha são: Lin Zhong e Michael Liebschner.


Hoje em dia sinais de rádio são utilizados para as mesmas funções que essa descoberta promete, porém como todos sabemos, estes sinais podem sofrer interferência e, além disso, qualquer um com conhecimento pode facilmente "roubar" esses sinais.

Para resolver isso eles pensaram em utilizar ondas sonoras ao invés das de rádio. Hoje a ciência já sabe que o osso é um excelente condutor de ondas sonoras, mas até agora só foi utilizado para transmitir sinais analógicos, para ver como o osso está se curando após uma fratura, por exemplo.

Para verificar se o osso pode transmitir sinais digitais através de longas distâncias, de um sensor no pulso para um fone, por exemplo, o time aplicou um pequeno vibrador a várias partes do corpo. A equipe descobriu que determinadas freqüências são melhor conduzidas em certas partes do corpo e com uma precisão impressionante.

Bom, That´s All Folks (Por hoje é só pessoal). Espero que tenham gostado e comentem :)

Um comentário:

XNAQS disse...

Caramba essa eu não sabia, realmente impressonante,

Ótimo post Karl...