“Se o meu produto ou serviço deve ser consumido, a comunicação da empresa também deve ser desejada e consumida”
Essa frase foi dita por Flávio Rozemblatt, sócio e diretor geral da Selulloid Ag, primeira agência de comunicação por conteúdo do Brasil. Ela resume uma das principais tendências que nos mostram como deve ser a comunicação no futuro e que já começou a ser posta em prática obtendo ótimos resultados.
A agência de comunicação por conteúdo trabalha permanentemente identificando necessidades e oportunidades, criando e propondo formatos inovadores e sugerindo novas ações para se comunicar com os públicos. Apresenta soluções de criação e inovação, planejamento, interação, produção e avaliação de resultados. Até aí nada de novo, afinal qualquer agência faz isso. A diferença é o modo como a comunicação é apresentada ao público. A boa é velha estratégia “Push” (empurrar a comunicação para o target) é substituída pela “Pull” (seu público-alvo procura sua comunicação simplesmente porque gosta dela).
Esse tipo de filosofia é uma tremenda quebra de paradigma no que diz respeito a maneira como a propaganda sempre foi feita, e isso se deve a uma série de fatores, que vão desde a multiplicação do número de informações que uma pessoa recebe diariamente até a queda do valor e demanda dos espaços publicitários tradicionais de massa. Verbas que antes eram destinadas a televisão cada vez mais estão sendo repassadas para eventos, marketing direto, relações públicas, entre outras ferramentas antes relegadas a coadjuvantes do bom e velho horário nobre da tv.
O objetivo da comunicação por conteúdo é justamente tirar uma marca do intervalo e transformá-la na atração principal, pois só assim ela proporcionará as pessoas algum tipo de experiência que é útil, informativa ou divertida e é exatamente isso que levará um determinado tipo de público a procurar a comunicação de uma marca e não apenas ser “obrigado” a vê-la. Quem tem de fato a atenção do público é a mídia e a marca só pega carona. As estratégias de Comcon buscam transformar a marca em mídia e com isso conseguir que a mensagem de um produto/serviço também seja desejada e consumida pelas pessoas. Para conseguir isso é preciso juntar interesse do target desejado e narrativas da marca.
A Selulloid AG é a primeira agência de conteúdo da América Latina filiada à Branded Content Marketing Association (BCMA), entidade inglesa que reúne empresas, agências e profissionais que atuam com Comunicação por Conteúdo. Empresas como a Oi, a Vale do Rio Doce, o Banco do Brasil, a Gerdau, o Unibanco, a Michelin, a Brasil Telecom, a Nestlé, a Grendene, a Coca-Cola e a Mercedes Benz já desenvolvem soluções de ComCon com a Selulloid AG.
Essa frase foi dita por Flávio Rozemblatt, sócio e diretor geral da Selulloid Ag, primeira agência de comunicação por conteúdo do Brasil. Ela resume uma das principais tendências que nos mostram como deve ser a comunicação no futuro e que já começou a ser posta em prática obtendo ótimos resultados.
A agência de comunicação por conteúdo trabalha permanentemente identificando necessidades e oportunidades, criando e propondo formatos inovadores e sugerindo novas ações para se comunicar com os públicos. Apresenta soluções de criação e inovação, planejamento, interação, produção e avaliação de resultados. Até aí nada de novo, afinal qualquer agência faz isso. A diferença é o modo como a comunicação é apresentada ao público. A boa é velha estratégia “Push” (empurrar a comunicação para o target) é substituída pela “Pull” (seu público-alvo procura sua comunicação simplesmente porque gosta dela).
Esse tipo de filosofia é uma tremenda quebra de paradigma no que diz respeito a maneira como a propaganda sempre foi feita, e isso se deve a uma série de fatores, que vão desde a multiplicação do número de informações que uma pessoa recebe diariamente até a queda do valor e demanda dos espaços publicitários tradicionais de massa. Verbas que antes eram destinadas a televisão cada vez mais estão sendo repassadas para eventos, marketing direto, relações públicas, entre outras ferramentas antes relegadas a coadjuvantes do bom e velho horário nobre da tv.
O objetivo da comunicação por conteúdo é justamente tirar uma marca do intervalo e transformá-la na atração principal, pois só assim ela proporcionará as pessoas algum tipo de experiência que é útil, informativa ou divertida e é exatamente isso que levará um determinado tipo de público a procurar a comunicação de uma marca e não apenas ser “obrigado” a vê-la. Quem tem de fato a atenção do público é a mídia e a marca só pega carona. As estratégias de Comcon buscam transformar a marca em mídia e com isso conseguir que a mensagem de um produto/serviço também seja desejada e consumida pelas pessoas. Para conseguir isso é preciso juntar interesse do target desejado e narrativas da marca.
A Selulloid AG é a primeira agência de conteúdo da América Latina filiada à Branded Content Marketing Association (BCMA), entidade inglesa que reúne empresas, agências e profissionais que atuam com Comunicação por Conteúdo. Empresas como a Oi, a Vale do Rio Doce, o Banco do Brasil, a Gerdau, o Unibanco, a Michelin, a Brasil Telecom, a Nestlé, a Grendene, a Coca-Cola e a Mercedes Benz já desenvolvem soluções de ComCon com a Selulloid AG.
Um comentário:
Uhuhuhuh...
Os guerreiros de arsenal novo.
Ta show.
Uau!
Postar um comentário