05/08/2007

Blogs versão 2.0


Na última semana saiu uma matéria muito interessante no caderno Link do Estadão, caderno este que trata de assuntos ligados a tecnologia e informática, todas as segundas.
No artigo publicado pelo jornalista Filipe Serrano, acontece uma boa abordagem sobre as novas técnicas e artifícios para tornar seu blog mais interativo e consequentemente fazer com que seus leitores permanecam mais tempo navegando na sua página.
A grande revolução da Web 2.0 não descarta o interesse em blogs, como ferramentas atuais, muito utilizadas para quem queira compartilhar assuntos variados.
Acompanhe aqui alguns trechos da matéria do Estadão, e saiba como os widgets são importantes para uma ascenção do blog.

-----------------------------------------------------------------------------------

Se na web 2.0 a internet é mais uma rede de pessoas do que de computadores, os blogs não poderiam ficar de fora. Com ferramentas conhecidas como “widgets”, blogueiros de plantão já conseguem tornar a página mais interativa e eficiente para atingir o gosto do público.
Os “widgets” são mini-aplicativos que rodam dentro do seu blog. Assim como o RSS, que permite você ler blogs e notícias sem acessar o site diretamente, os widgets usam a mesma lógica para levar serviços de outros sites para dentro dos blogs.
Tradutores, mapas, mural de recados, botões de recomendação e até player de música são alguns exemplos.
Estudante de psicologia, Marcos Donizetti, 31 anos, é blogueiro desde 2004 e vê grandes vantagens em inserir ferramentas no blog. “Blogar é diálogar e os widgets ajudam os leitores a transmitir o conteúdo pela web. Isso traz credibilidade e simpatia pelo blog”, diz. O blogueiro também cita outra utilidade dos acessórios. “Quanto mais ferramentas úteis o blogueiro coloca, mais tempo o leitor vai ficar na página. É bom porque o jeito de medir a audiência dos sites está mudando. Vai ser mais pelo tempo das visitas do que pela quantidade ”, afirma. Mas, é preciso tomar certo cuidado para não sair enfeitando a página demais. Para funcionar, os widgets se conectam a outros serviços na web.
E quando alguém abrir seu blog vai na verdade carregar outros sites ao mesmo tempo, o que deixa seu blog lento e pesado. “Se demorar para carregar, o leitor foge. E nem todo mundo tem banda larga”, lembra Donizetti.Por exemplo, no começo Donizetti escrevia sobre música, mas o Hedonismos (www.interney.net/blogs/hedonismos/) - nome do seu blog - hoje também trata de cinema, literatura e serve para publicar contos e crônicas que ele cria. Então, ele só vai incluir os acessórios úteis para o tipo de leitor do blog.

A gaúcha Danielle Koetz, 26, costuma publicar mais textos, fotos e vídeos de humor e complementa: “Meu leitor não é tão ligado em tecnologia, então não é legal colocar ferramentas complicadas. O contato com o visitante é importante, mas tem que cuidar para não deixar o blog parecido com uma árvore de natal”.

Portanto temos que tomar cuidado, e sermos cautelosos, porque em um blog, o termo "menos é mais" também tem que ser levado a sério.

Uma ótima semana a todos!

Gabriel Jacob



Nenhum comentário: