06/10/2007

Stop Motion.

Fala queridos leitores do Bloguerreiros, neste sábado vou falar um pouco sobre uma técnica interessantíssima e sua relação com a propaganda: o Stop Motion.

Muito se tem ouvido falar da técnica stop motion ultimamente.
Pra que não sabe aí vai uma pequena explicação retirada do Wikipédia:

“Stop motion é um modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música”

Bom, agora que você já sabe o que é Stop Motion vamos falar sobre o seu relacionamento com o mercado publicitário. A técnica stop motion é muito interessante. Ela chama a atenção de várias pessoas e é uma ferramenta poderosa de viralização. Claro que algumas agências perceberam isso e começaram a utilizar esse método para criar comerciais e vídeos de seus clientes. Um exemplo mais recente disso é o comercial Play-Doh lançado essa semana para a Sony Bravia. O comercial foi feito totalmente em stop motion e não deixou nada a desejar.

Além desse, podemos citar o das camisetas feito para a rede de lanchonetes Erbert & Gerbert´s e o dos post-it's da MTN. Você poderá vê-los logo abaixo.

Mas se você pensa que é fácil criar um vídeo utilizando essa técnica está totalmente enganado.Para dar origem a um simples vídeos de poucos minutos, a produção pode demorar horas, dias ou até semanas. Além disso, tem que ter muito material e paciência de sobra para desenvolver tudo.

Será que veremos mais comerciais em stop motion daqui pra frente?

Não sei, mas se forem bem produzidos e acima de tudo criativos e inovadores, serão bem vindos.


Confira abaixo alguns vídeos e comerciais feitos em Stop Motion:


Bateria e Piano - Um dos vídeos mais famosos e que já conta com mais de 600 mil visualizações no Youtube.


Play-Doh - 40 animadores, 3 semanas de trabalho e cerca de 2,5 toneladas de massinha


Erbert & Gerbert´s - Mais de 150 camisetas e 9 horas de produção.


MTN - 1 milhão de post-it's, 96 314 fotografias e 3 semanas de trabalho.


Bom pessoal, por hoje é só. Espero que vocês tenham gostado.

Um abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Nenhum comentário: