22/10/2007

Missão Dada É Missão Cumprida

Lançado no dia 5 de outubro, o filme Tropa de Elite é febre entre os brasileiros, elevando o capitão Nascimento (Wagner Moura) a herói, o que contradiz Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope e um dos autores do livro Tropa de Elite, "porque um herói não executa e não tortura".


A repercussão no exterior foi bem grande, tanto é que no jornal The Guardian, eles dizem que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil (em que época eles estão?), sem contar que MAIS UMA VEZ, a cara do Brasil é manchada, afinal de contas, quem não assistiu o filme Turistas?

O que mais preocupa os brasileiros não é a imagem do Brasil no exterior, mas o filme fez com que tantos jovens se identificassem com o capitão Nascimento, que o roteiro acabou sendo incorporado no cotidiano. Hoje, nas escolas, as gírias do filme aparecem no vocabulário, mas isso não é tudo! Alunos de uma escola carioca na faixa de dez anos simulam cenas de tortura na hora do recreio, sendo que a censura era de 16 anos.

Ahhh! Para quebrar este clima fúnebre, cá estava eu lendo meu jornalzinho quando li uma partezinha da qual dizia que a caveira do Bope está estampado num conjunto de lingerie de uma sex shop da Barra. No Youtube você também encontra um monte de vídeos caseiros, inclusive logo abaixo há o vídeo de Elias Ribeiro, uma sátira em homenagem ao Bope. Além de comunidades e mais comunidades no Orkut...

3 comentários:

Anônimo disse...

A GUERA CONTINUA! ENQUANTO NÃO VENCEMOS A IMPRENSA MERCENÁRIA (GLOBO, FOLHA, ESTADÃO E CIA), NÃO ESTAREMOS LIVRES, O PERIGO DE RETROCESSO NESTE SOFRIDO PAÍS CHAMADO BRASIL SEMPRE ESTARÁ PRESENTE. !! @V@NTE !!

Malucom disse...

É, realmente Tropa de Elite um sucesso! Mas não vai ser ele q vai piorar a imagem do Brasil, porque a realidade do nosso dia a dia já se encarrega disso, infelizmente!

Quanto aos adolescentes violentos, que eventualmente podem imitar o Capitão Nascimento e passar dos limites, tenho convicção que a culpa não é do filme e sim da educação (ou falta dela) que esses jovens tem em suas casas.

Alex Gonçalves disse...

E não é que é verdade?