A empresa Brandfame está oferecendo um novo serviço chamado “product placement”. A empresa conecta os produtores de vídeos amadores com anunciantes para possam ter suas marcas integradas a vídeos com potencial de viralização.
Funciona assim: os anunciantes indicam uma série de produtos que gostariam de anunciar nos vídeos e podem também procurar pelos vídeos já postados. Já os produtores também indicam quais produtos que gostariam de trabalhar, e podem procurar anunciantes para se oferecer para trabalhar para eles. É um “Par Perfeito” entre produtores e anunciantes.
O YouTube também está trazendo algumas novidades. Uma é a publicação de Adsense em cima do player do vídeo. A outra é um novo formato semi-transparente que aparece na parte inferior do vídeo. A peça surge depois que um vídeo roda por 15 segundos e desaparece depois de 10 segundos caso o espectador não clique nele. Se o usuário optar por assistir ao anúncio, o vídeo principal fica pausado até que o comercial termine. O YouTube planeja vender os anúncios apenas em vídeos de seus parceiros de conteúdo, que receberão parte da receita do comercial. Até o momento, o YouTube estabeleceu acordos de compartilhamento de receitas com mais de 50 destes parceiros.
Algumas redes de televisão americanas já estão percebendo o fenômeno dos vídeos online e começam a oferecer seu conteúdo online, em parceria com grandes sites ou mesmo em seus próprios sites. Uma pesquisa publicada na BBC inglesa mostra que 43% dos usuários britânicos asisstem vídeos online pelo menos uma vez por semana. Deste grupo, 54% dedica o mesmo tempo a conteúdo visto na net e na TV convencional.
Os vídeos online já são um dos mais recentes fenômenos a nível mundial e têm vindo a revolucionar a forma de utilização dos media digitais. Já estamos vendo surgirem novos formatos e quem aproveitar esse “boom” pode se dar muito bem.
Jonathan Benarrós do Ad Me
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