22/10/2007

Abertura do Hatch Awards 2007

Muito se falou do vídeo de abertura do Hatch Awards 2007, que mostra como um pré-teste pode destruir uma boa idéia. Eles apresentaram o lendário comercial “1984" da Apple em animatic numa sala de pesquisa para ver o que acontecia. Os consumidores reais e acabaram com o filme. Veja:

Mas porque esse comercial é tão falado?


Vou contar um pouquinho dessa história.

Em 1984 a Apple investiu US$ 1,5 milhão no comercial que passou apenas uma vez e mudou a história da propaganda.

O clássico comercial da Apple é uma alusão ao livro 1984 do autor britânico George Orwell. No vídeo homens marcham por um corredor vigiado e vão em direção a um salão onde o "Grande Irmão" dita as regras num telão. Num certo momento aparece uma loura vestida de trajes esportivos com uma marreta na mão. A polícia corre atrás dela para detê-la mas a loura entra no salão e lança a marreta como se estivesse numa modalidade do atletismo. O telão explode e o aviso aparece: “Em 24 de janeiro a Apple vai lançar o Macintosh. E você vai ver que 1984 não será como 1984".

Em nenhum momento do comercial é mostrado um Macintosh, mas com um motivo: O temor das previsões de Orwell é que viveríamos uma ditadura amplificada pela tecnologia em 1984. Nos anos da Guerra Fria aquele ano era uma ameaça psicológica, e não apenas o ano que viveríamos controlados em todos os lugares, como previu o escritor. O medo da sociedade americana era o controle do país pelos soviéticos.

O 1984 além de ser um o ano da previsão de Orwell, era também o ano das Olimpíadas de Los Angeles. O que alinhava mais ainda a mensagem simples de entender: a atleta (americana) destruía o que todos temiam e traz um novo futuro.

Por muito pouco o comercial não foi ao ar. Se não fosse a insistência de Steve Jobs a peça não seria transmitida no Super Bowl. Além de Jobs, ninguém da diretoria da empresa gostou do filme. Eles apelaram para que não fosse veiculado com temores que um assunto pesado pudesse liquidar o lançamento do produto.

Em 1981 a Rosenblum adquiriu da viúva de George Orwell, Sonia Orwell, os direitos do livro 1984. O acordo vale até 2044. A empresa convenceu a Apple de desistir da veiculação do comercial "Big Brother", mas o "estrago" já estava feito. Apesar de não existir o YouTube na época, milhões de americanos se surpreenderam e comentaram a propaganda da Apple.

quer ver o o comercial 1984? clique aqui

um abraço
Jonathan Benarrós do Ad Me

Nenhum comentário: