26/04/2007

Você pode ser o seu próprio Roberto Marinho

Esta afirmação escrita no título deste post não é minha, mas sim do multimídia Marcelo Tas. Quem vive navegando nas ondas da web sabe que isto é verdade. Hoje, um simples mortal pode produzir e divulgar programas de tv, curtas, documentários e podcasts, espécie digital dos tradicionais programas de rádio. Ou seja, com algum conhecimento em tecnologia você pode construir uma “mini Globo virtual”.

Um bom exemplo é o programa Encarte, dirigido por Renato Gaiarsa e apresentado por Paloma Guedes. O projeto era um vblog sobre bandas independentes de rock e devido ao sucesso, está no ar pela Tv Salvador em fase de teste, com novos quadros e com produção melhor. Segue abaixo um dos programas, com duração de 16 minutos.



Outro exemplo bacana é o vblog do Ah! Tri Né! da entrevista com fenômeno brasileiro no You Tube, Guilerme Zaiden.



Você acha que há 7 anos, Dani Koetz teria condições de fazer uma matéria dessa a la Vídeo Show?

Um fenômeno que transformou blogueiros em formadores de opinião foi o “jornalismo-cidadão” (saiba mais sobre o seu significado clicando aqui). Tiago Dória indica que desde o 11 de setembro, existe um celular filmando tudo e abastecendo blogs e a grande mídia com notícias fresquinhas minuto a minuto. E o massacre em Virginia Tech não fugia à regra.

Diante deste fato, uma polêmica que sempre atingiu aos publicitários agora recai também sobre os jornalistas: no futuro, será necessário um diploma na mão para atuar em uma redação do jornal?

Para finalizar, é cada vez mais comum ver grandes empresas paparicando blogueiros “famosos”, dando oportunidade para os mesmos testarem o produto e por livre e espontânea vontade, deixar o sujeito (a) expor as suas impressões para os fiéis leitores. Nada mais que o famoso jabá em versão high tech.

Por isso, caro blonauta, se você tem um blog cuide dele muito bem. Afinal, ele é a sua pequena grande mídia.

Caio Costa, do Blogcitário - www.novoblogcitario.blogspot.com

Um comentário:

BD disse...

Nossa !

Adoooorei esse post.
Achei muito interessante e informativo.
Gostei bastante do vídeos também.


Parabéns Caio!

Abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com