27/04/2007

Indiavertising


O BOOM DA NOVA BOMBA ATÔMICA INDIANA - A PROPAGANDA

Que a Índia já se tornou a Meca do cinema com a sua Bollywood muitos já sabem, porém não são todos que imaginam o quanto o país dos marajás está surpreendendo com a sua publicidade.
Agências Worldwide como Ogilvy, MCcan Erickson e Publicis da vida, invadiram os grandes centros urbanos das grandes cidades, como Mumbai por exemplo, antiga Bombaim.
Criativos o bastante para fazerem palestras e ganharem prêmios internacionais. É o caso Preeti Vyas que foi uma das mais esperadas palestrantes da 21º Semana da Criação Publicitária em São Paulo. Ela é uma das fundadoras da Vyes Gianetti Creative, primeira agência da Índia a alternar publicidade, design e mídia alternativa. Em 2006, recebeu o prêmio Businness Today, como uma das 25 mulheres executivas mais poderosas da Índia e o de Profissional Criativa do Ano pela Indira Awards. Em 2007, foi jurada do Festival de Nova York. É membro do comitê executivo do National Design Business Incubator, na melhor escola de design da Ásia, e está no Painel de Gerenciamento de Comunicações do MICA, um dos institutos líderes em comunicação de marca da Índia.
O tema de sua palestra foi : "Índia, uma cultura em transição criativa"..
" Os publicitários indianos costumam preservar os costumes locais em suas peças, alegando maior receptividade do público e melhores resultados". Foi esse um dos comentários da criativa.
Lembrando que a propaganda indiana tem ótimos filmes, impressos e fantásitcas ações de guerrilha, algo que eles são muito eficientes e originais, já para internet falta maior exploração e investimento.
Mídia / Índia
A Índia está vivendo uma proliferação de jornais impressos em seu mercado editorial.
O país tem 300 grandes jornais, com circulação de 157 milhões (em 2006) - um aumento de 12,9% em relação a 2005.Dos 300 títulos, apenas algumas dezenas são em língua inglesa, com circulação de 35 milhões, mas são esses que atraem cerca de 50% das verbas de propaganda.
O crescimento econômico anual de 8%, nos últimos quatro anos, trouxe benefícios para grandes anunciantes, como a indústria automobilística, companhias aéreas e construtoras.
O futuro parece ainda mais promissor, pois somente 60% da população indiana são alfabetizados e aqueles que buscam aprender a ler têm os jornais como referência.
Embora a internet esteja se popularizando, apenas 1,2% dos indianos acima de 12 anos costumam acessá-la.


Para complementar esta matéria, visite o meu blog ADivertido, onde postei nesta quinta feira algumas ações recentes criadas na índia.
www.adivertido.blogspot.com

Outra dica legal para acompanhar algumas peças publicitárias de lá, vai um blog também de lá:
http://sandeepmakam.blogspot.com/

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