25/04/2007

Verdades sobre o Gol

É bem verdade que o Gol é um carrinho resistente - principalmente a versão bola. Têm alguns onde eu trabalho e posso dizer com certeza que o carro é um tratorzinho. Porém, achei um tanto exagerado compará-lo ao "incomparável", "insubstituível", "invejado", "impressionante" Chuck Norris. É isso mesmo, Chuck Norris - aquele malandrão que só aparece no Domingo Maior, depois do Fantástico. Pra os poucos que não entenderam eu explico.

Numa espécie de senso comum onde quase ninguém sabe ao certo onde e como começou, esse mitológico ator de Holywood tornou-se uma lenda viva na internet. Com infinitas afirmações irreventes sobre a personalidade dessa caricata figura, é muito normal deparar-se com alguma piadinha sobre o "incrível" Chuck. O Orkut está cheio de citações do gênero - são frases do tipo: "Certa vez, Chuck Norris enfiou uma faca em seu próprio olho. A faca ficou cega." E por aí vai. Você encontra muito mais no site Verdades sobre Chuck Norris.

Muito bem, pensando nessa estranha popularidade do nosso amigo Norris, a Volkswagem literalmente pegou uma carona e lançou essa campanha no mínimo inovadora. Claramente imitando as piadinhas já consagradas, o Gol é colocado a prova em comerciais que representam situações inusitadas.

Particularmente eu não gostei, e pra ser um pouco mais sincero, achei que ficou com um certo ar de imitação barata, principalmente o filme em que o cara está trocando o pneu do carro. Além de algumas adaptações terem pouco conteúdo, percebam que os comercias colocam situações desagradáveis pra quem está dirigindo o carro.

Lombada:


E para dizer que não falei das flores, quero ressaltar que a produção é o único ponto que se salva nessa campanha. Os efeitos visuais, movimentos de câmeras, locações e áudio são ingredientes que deixam os 30 segundos curtíssimos. A seguir, um vídeo que mostra os bastidores dessa produção com comentários do pessoal da Almap BBDO e Volkswagem.



No site é possível participar enviando sua verdade sobre o Gol. Vale a pena conferir.

Artigo escrito por:
Luciano Marino - Louco não, Publicitário!

2 comentários:

GuiCury disse...

Eu gostei dessa campanha!
Mandei até uma verdade hoje... vamos ver se entra no site! fiz até uma imagem! hehehe

Alex Gonçalves disse...

o assunto valeu pelo post bem elaborado. Parabéns rapaz!