24/04/2007

Idioma Comercial

Não tem jeito, o inglês é a língua universal e de muita importância no mercado. Apesar disso, se você tem fluência em outros idiomas, abre-se o leque na sua carreira profissional.

O mandarim, idioma oficial na China desde 1948, começa a ser muito importante para quem pensa em ter um diferencial a oferecer no mercado de trabalho. Mesmo porque, 68% do que sai da China não são chineses que estão administrando.

Além de aprender o idioma, conhecer os costumes chineses facilita a vida de quem quer se aproximar da potência que cresceu mais de 10% em 2006. Quem aprende a língua sente que cada nova frase, cada nova palavra abrem mais uma porta. Chineses gostam de quem se esforça para se comunicar na língua deles, e quem não gosta? As empresas brasileiras que trabalham na China sentem falta dessa mão de obra especializada, de gente que possa traduzir diretamente do português para o mandarim.

Realmente essa é uma língua difícil, como por exemplo "Uma palavra que os brasileiros falam bastante é 'xiêxê', de agradecer. Xiê, o primeiro, significa descansar. Xiê, o segundo, significa sapato. Xiê, o terceiro, significa escrever, anotar. E o xiêxê ele é o quarto tom. Então cada palavra ele tem quatro tons e cada tom provavelmente significa coisas absolutamente diferentes", explica a professora Cristina Vitória Chein.

Além do mandarim, outros idiomas são de bastante importância no currículo, como o francês, o alemão e o espanhol, este principalmente para os latino-americanos. Agora, não deixemos o inglês passar batido, porque mesmo que falar outras línguas seja um diferencial, o inglês ainda é a língua do comércio mundial.

Hey! Investir grana para ter um diferencial não é perda de tempo, mas um curriculo ainda mais encrementado. Então pratique muito, faça um intensivo e intercâmbio também é uma boa!

Nenhum comentário: