27/12/2007

Superação


Outro dia estava discutindo sobre a necessidade das "mãos" para o trabalho. O que seria de um Diretor de Arte (mão na massa) que está começando sem as mãos, para executar o que está imaginando.

Acho que esse vídeo mostra muito bem que quando é pra você ser o que você deseja, não há nada que faça você desistir, é só ter coragem (core + agem = agir com o coração) que tudo sairá dentro dos conformes.

Quanto mais natural, melhor

Você deve estar careca de saber que a Fruttare lançou um desafio ao Rafinha em se manter 100% natural. Você ainda não sabe do que estou falando? Então clique aqui.



Assistindo aos episódios, você vê que a teoria do Big Brother se aplica: no início, a pessoa se preocupa com a câmera, mas depois de um tempo ela começa a agir normalmente, que é o objetivo desta ação. Para ver todos, acesse o site.

Essa atitude é totalmente diferente do que estava acontecendo na propaganda. Quanto mais o sorriso colgate fosse artificial, melhor sairia o comercial... para o cliente. A criatividade, muitas vezes, era tratada como coadjuvante, quando deveria ser a protagonista das histórias.

Agora, a moda é ser “natural” igual ao Rafinha. Aos poucos, os clientes estão entendendo que não adianta forçar a barra. A melhro fórmula é passar o seu conceito e posicionamento com honestidade. Afinal, essa é a base de um relacionamento de sucesso.

Pra você criativo, quando o cliente perguntar pelo sorriso colgate dos atores, mostre a ele o sorriso sacana do Rafinha e o resultado que ele está obtendo.

20/12/2007

Sinc e os Links Patrocinados

A Sinc criou mais uma nova ação de internet, mas seria mais voltada para EndoMkt.
Para o fim de ano que se aproxima, ela utilizou dos Links Patrocinados do Google para deixar uma mensagem de 2008 para seus funcionários. É só digitar um nome de algum funcionário que aparecerá nos links patrocinados o nome e a mensagem, com o link para o site da Sinc.

Peguei como exemplo (na imagem) meu amigo redator Bruno Bocchese, que agora faz parte da equipe de criação da Sinc.

Uma idéia muito bacana e simples. Mas para chegar até ela que está a discussão!
Parabéns!

Bom fim de ano para todos!

Abração.

17/12/2007

Viral de Elite

O filme Tropa de Elite ainda rende paródias, piadas e afins. A NDS, agência digital da NBS, criou uma campanha viral para o site MyMovies com o ator Caio Junqueira, o aspira Neto do filme, para divulgar seu serviço de locação on line.

A campanha foi lançada em 3 de dezembro, dia Nacional de Combate à Pirataria e tem criação de André Lima e Ricardo Weitsman. O planejamento ficou a cargo de Luiz Felipe Barros.






Compreendido?

Kibon e seus Dois Desafios.

Fala pessoal, nessa segunda-feira vou falar um pouco sobre duas campanhas que tem chamado muito atenção ultimamente.

No início desse mês de dezembro a Kibon lançou o Desafio Fruttare. Trata-se de um desafio feito ao comediante e ator Rafinha Bastos onde ele terá que agir naturalmente, dizendo apenas a verdade em todas as situações que se deparar, além comer alimentos naturais durante 1 mês inteiro.

Vários vídeos já estão disponíveis no site pra quem quiser acompanhar a aventura.

Para conferir o Desafio Fruttare acesse: www.desafiofruttare.com.br

A proposta do reality show é muito interessante e já está dando o que falar, pois Rafinha é muito carismático e consquista todas as pessoas que o conhecem.

Confira um vídeo abaixo:



A segunda campanha que foi anunciada recentemente é a "iPod dentro do Palito". Amanhã, dia 18, cerca de 10 mil Fruttares virão com iPods Shuffle em seu interior. Se você abrir o picolé e achar o iPod ele é seu na hora.
Durante 8 meses a Kibon vem trabalhando com a Apple para achar um forma de fazer o aparelho aguentar a baixa temperatura e a solução encontrada foi embala-los em silicione e fibras de vidro. E não adianta tentar que não vai dar pra ver se o picolé vem com o iPod ou não.

Confira a imagem abaixo:


Ponto pra Bullet e pra McCan Erickson que foram as idealizadoras dessa façanha.

Um abraço.

Bruno Delfino
www.falandonisso.com

PS: Dei uma mudada no layout do blog. Espero que gostem.

11/12/2007

Informação x Anúncios

O texto abaixo é do site Observatório da Imprensa e foi escrito pelo comunicólogo Carlos H. Knapp. Ele trata da discrepância entre o conteúdo informativo e os anúncios nos jornais brasileiros. Bem interessante.


Não sei se existe esta regra escrita em algum manual de ética ou de bom senso, mas aprendi que deve haver uma proporção razoável entre a publicidade e a matéria jornalística publicada por um veículo. Num jornal ou numa revista, a proporção máxima tolerada, se bem me lembro, seria de 30 % de publicidade.

Perturbado pelo crescente volume de publicidade, que tem aumentado o peso dos jornais sem aumentar a quantidade da informação contida, notadamente desde que se iniciou o atual boom imobiliário, resolvi medir essa proporção. Para não ir ao extremo, evitei a edição dominical e tomei a edição de sábado (1/12) de um dos nossos jornalões. Somei a centimetragem de anúncios: deu 25.005 cm/coluna. Somei também o espaço ocupado pelo conteúdo – 10.836 cm/coluna.

A proporção é de quase 70% de publicidade! Em alguns cadernos a proporção chega a 84% e mesmo 89%. E isso sem levar em conta os cadernos de classificados, que podem ser entendidos como um serviço, ou aqueles cadernos e suplementos que não são de jornalismo e sim de promoção das atividades de certos setores, como informática e turismo. Também não somei as agora freqüentes sobre-capas publicitárias de caderno.

Mensagens comerciais

Verifica-se, portanto, uma subversão de valores. Os jornais, que eram veículo de informação e portavam alguma publicidade, tornam-se veículo de publicidade portadores de alguma informação. E nós compramos esse veículo, isto é, pagamos para ser o público-alvo dessa publicidade. Seria justo que também aqui ocorresse uma inversão: o jornal passaria a pagar pelo privilégio de nos ter como seus leitores e nos incluir nos números de sua circulação paga, que é o que ele comercializa. O jornal deveria pagar a você uma mensalidade para tomar a sua assinatura, caro leitor!

Nossos maiores jornais sempre se inseriram na elite da imprensa ocidental, onde estão, por exemplo, The New York Times, El País, The Times, Le Figaro, The Washington Post. Não é possível imaginar jornais dessa categoria transfigurados em meros catálogos de anúncios. Acredito que a principal ameaça à sobrevivência da mídia impressa não está na mídia eletrônica e sim na subordinação da missão do jornalismo aos interesses comerciais da empresa.

A desproporção entre conteúdo e publicidade verifica-se também em outros veículos de comunicação de massa. Na nossa televisão, a lei limita a publicidade a 25% do tempo: 15 minutos em cada hora. Mas essa lei é cumprida? Existem canais que transmitem só e exclusivamente publicidade. E existe a publicidade dissimulada, o merchandising. De qualquer forma, é mais fácil assimilar a noção de uma televisão disseminadora de mensagens comerciais do que admitir uma imprensa transformada simplesmente nisso.

10/12/2007

2º Encontro de Blogs de Publicidade

Neste último sábado rolou o 2º Encontro de Blogs de Publicidade (ou #EBP para Twitters).
Foi mais um dia descontraído onde pudemos trocar informações a respeito de nossos blogs e melhorias que cada um pode fazer para o seu... $ nos blogs.
Além de falar um pouco da área, cerveja, esfihas, mulheres, futebol (Sãopaulinho lógico e um pouco de Corinthians) e muito mais...

Dessa vez foram poucos mas bons blogueiros. Que são:

(Ordem Alfabética)

*Bruno Delfino - Falando Nisso.
*Bruno Allucci - Direto do Forno.
*Diego Jock - Casa do Galo
*Gabriel - Adivertido.
*Guilherme Cury - Rough. (Eu mesmo)
*Jonathan - Ad Me.
*Luiz Yassuda - Yassuda/Estalo.
*Wagner - Colméia.

Com certeza ficou novamente um clima de que haverão muitos outros e que cada vez será mais sério esse encontro e com maior assiduidade.

Valeu galera. E até o próximo.

09/12/2007

Twitter.

Fala pessoal, neste domingo vou falar um pouco aqui no Bloguerreiros sobre o Twitter.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Twitter, mas elas ainda não sabem o que é e pra que funciona. Num contexto geral o Twitter nada mais é do que uma ferramenta de 'microblogging' onde você posta um texto de no máximo 140 caracteres. A maioria acha perda de tempo responder a pequena pergunta: “What are you doing”, alegando que ninguém se interessa pelo o que você está fazendo no momento.

Porém, alguns benefícios do Twitter são:

-conhecer e trocar experiências com as pessoas;
- receber dicas de sites, vídeos e curiosidades encontradas pelos usuários;
-ampliar a sua rede de contatos;
-se divertir com algumas figuras ilustres que aparecem por lá;

Muitas empresas têm visto no Twitter uma oportunidade de negócio. É o caso do Tim Festival e do Planeta Terra que utilizaram da ferramenta para postarem informações, dicas, notícias e outras coisas sobre os eventos.

Outro destaque foi o Twitter do Papai Noel que acabou sendo revelado pela Colméia recentemente. Os usuários podem mandar um 'reply' (uma forma de resposta feita com o símbolo ‘@’) dizendo o que gostariam de ganhar, além de poder oferecer presentes aos outros.

Se você ainda não aderiu ao Twitter acesse www.twitter.com e experimente.

Caso você já faz parte, aí vão alguns guerreiros que já estão nessa empreitada:

Bruno Delfino: www.twitter.com/bdelfino
Gabriel Jacob: www.twitter.com/gabrielj
Guilherme Cury: www.twitter.com/guicury
Alex Gonçalves: www.twitter.com/alexgoncalves
__________________________________________________

Uma notinha rápida: O by the way agora se transformou no Falando Nisso. Não deixem de conferir e assinar o feed. O endereço é www.falandonisso.com
___________________________________________________

Um abraço.

Bruno Delfino.
www.falandonisso.com

05/12/2007

Anunciante e Consumidor

Como seria um jantar - ou almoço - entre alguns tipos de anunciantes e alguns tipos de consumidores? Confira o filme abaixo que é muito bom




Fonte: http://www.bringtheloveback.com/

03/12/2007

Dia Mundial do Combate contra AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

A data já passou, mas sabemos que sempre temos que lembrar desta causa. Veja esta nova campanha da Sidaction, importante ONG francesa que apóia a luta contra a AIDS em diversos países pelo mundo, como ficou forte e impactante.


“Around the world, one person dies of AIDS every 10 seconds”.

abs,
Jonathan Benarrós do Ad Me

02/12/2007

Petrobrás em Speed Racer

A Petrobrás estaria negociando para que sua logomarca apareça em um dos carros da adaptação para o cinema do antigo desenho Speed Racer. Será que vai ser no Mach 5?

27/11/2007

Tô Boba!

Com um minúsculo biquini e muitos requebrados, o que era para ser um evento em defesa da comunidade gay, tornou-se um verdadeiro show de stripe tease.


O evento foi organizado por Carlos Gianazzi (PSOL) contra a homofobia, o preconceito e a discriminação sexual.


Decorada com as sete cores do arco-íris, a sala Dom Pedro I, localizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, foi palco para tal discussão dos deputados. E para quebrar o clima de suspense teve apresentação de transformista e tudo! O que deu para arrancar bons sorrisos e cochichos dos que presenciavam aquela cena inédita, por assim dizer.


Conseqüência disso, Carlos Gianazzi pode ter seu mandato cassado, sendo acusado por atentado ao pudor ao permitir a exposição de um transformista usando trajes mínimos durante a reunião.


Além disso, Gianazzi tem como proposta acabar com a velha tradição do "terno e gravata", dando total liberdade para que os deputados andem pelos corredores do parlamento de bermudão, chinelo e boné. Imagina! Agora só falta uma rede, um coco e aquela ideologia de "sombra e água fresca".




Clique aqui para assistir à performance.

Fiat Idea

Desculpem minha suave ausência mas a correria estava grande ! Separei uma Campanha do Fiat Idea da Itália, com o famoso ator George Clooney, a Campanha é bem divertida e não inclui o ator na compra do automóvel. Um detalhe interessante é que os astros de hollywood voltam a integrar as Campanhas Publicitárias dos últimos tempos, como Jack Bauer, Rodrigo Santoro, etc...etc.
O único risco é ligação do astro com a marca, quando acontece algo de negativo em sua vida....estratégia de marketing um tanto quanto arriscada mas que ainda é muito utilizada !


25/11/2007

Destroy the "Web 2.0 Look".


Fala pessoal, nesse domingo vou falar aqui no Bloguerreiros um pouco sobre Web 2.0. Trata-se de uma apresentação muito interessante que postei no by the way e achei que deveria postar aqui também.

Encontrei recentemente no site A Source of Inspiration uma apresentação feita por Elliot Jay Stocks e que mostra como as têndencias web 2.0 estão influênciando os layouts e os visuais dos sites atualmente, e o qual é realmente o conceito de web 2.0.

A apresentação está em inglês, mas vale muito a pena ler.


Será que veremos cada vez mais sites utilizando esses conceitos daqui pra frente?
Já imaginou como serão os visuais dos sites e blogs futuramente?


Confira abaixo:



Bom, é isso. Domingo que vem tem mais um artigo.

Um abraço,

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Batviral

A campanha viral para promover o filme The Dark Night, continuação de Batman Begins, continua. Recentemente o site WhySoSerious convocou os fãs para mandarem fotos suas com a cara maquiada para comemorar o Halloween. As pessoas mandavam as fotos, contavam da onde eram e deixavam seu endereço. E não é que algumas delas já começaram a ganhar brindes do coringa?

Abaixo o kit de maquiagem enviado pelo arqui-inimigo do homem morcego



Além desse kit alguns pacotes estão vindo com 25 exemplares do jornal The Gotham Times que, em suas quatro páginas, têm matérias sobre as farras de Bruce Wayne, do Batman salvando o dia, entre outras.



Mais fotos do jornal aqui

22/11/2007

Os negros e a publicidade

No último dia 20, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Além das grandes questões que sempre devem ser refletidas e discutidas, como o racismo, a escravidão e o preconceito em geral, existe uma importante: o papel dos negros na publicidade.

Da mesma forma que acontece nas novelas, é destinado na maior parte das vezes o papel de coadjuvante, de preferência, que não tenha muita importância na história. Nos últimos anos essa realidade vem mudando em marcha lenta, mas ainda está longe de chegar ao seu destino final.

Por que só os grandes astros como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga e mais meia dúzia têm capacidade de vender um produto? Sim, pois se você perceber, um ator que nunca tenha pisado na Globo estrelando um comercial de uma grande marca é mais difícil que acertar na loteria.

A inexistência de negros na publicidade ainda existe até na cabeça dos criativos. Certa vez, estava com um job de uma loja de roupas localizada no bairro da Liberdade, daqui de Salvador. É o local com a maior população negra do Brasil. Nada mais natural que colocar um casal de negros contracenando na peça.

Quando apresentei a idéia ao meu dupla, logo fui censurado. Ele achou que não era uma boa idéia, pois não ia vender direito o conceito da campanha.

Sei que este texto não vai acabar com o preconceito velado que ainda existe no ar, mas pelo menos acredito que estou contribuindo para diminuí-lo de alguma forma.

Caio Costa, do Blogcitário – www.novoblogcitario.blogspot.com

21/11/2007

Desastre ambiental.

Fala pessoal. Não tive como postar no domingo aqui no Bloguerreiros, então vou falar nessa quarta sobre um campanha muito interessante.

Já falei aqui sobre o meio ambiente e como as ONG'S tem feito para alertar as pessoas sobre as consequências da destruição da natureza. Recentemente pude ver um comercial muito interessante criado pela WWF falando sobre o desastre ambiental que pode ocorrer no planeta futuramente.


No comercial criado pela DM9 é mostrado o maltrato feito à natureza através de queimadas, desmatamentos, poluição etc, que pode acarretar cada vez problemas mais sérios e afetar nós seres humanos.
A frase que assina no vídeo diz: "Uma hora vai voltar pra você. Conserve seu planeta. Ainda dá tempo."
Uma curiosidade em relação ao comercial é que ele se chama "Money" e a animação demorou 4 meses para ser feita.

Para conferir o comercial e outras informações da campanha clique aqui.

Como sempre a WWF mandando bem em seus anúncios e mostrando como é importante preservar o meio ambiente.

Um abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

GOL Linhas Aéreas / 6 anos

Semana passada postei no PORTIFÓLIOPUBLICITÁRIO uma campanha de natal da JC Penney que tinha uma criança fofinha como personagem principal. Utilizar crianças fofas, meigas e engraçadas é uma das estratégias da publicidade de tocar o emocional das pessoas, e isso, geralmente, trás resultados positivos para o anunciante, sua marca é vista com outros olhos pelo público. Por isso a AlmapBBDO convidou crianças de 6 anos para serem as protagonistas do novo comercial da GOL Linhas Aéreas, confira:


19/11/2007

Red Bull te dá mais que asas


A Red Bull está dando aos ingleses a oportunidade de escrever o próximo comercial da marca. O concurso chama-se “Red Bull Tall Story” que pede que enviem roteiros com a temática livre a única exigência é que a marca apareça de alguma forma, é claro. Quem ganhar vai ter a seu comercial produzido com os tradicionais personagens desenhados com traços simples em um fundo branco.
A idéia de estimular a produção de conteúdo de campanha não é uma novidade, mas neste caso os personagens que já existiam conseguem envolver ainda mais os consumidores com a marca.

18/11/2007

Eliminador de Propaganda Automático



Essa foto é de uma reportagem realizada em 1934 sobre um eliminador automático de propaganda. Isso mesmo! um aparelho que desliga o rádio durante o intervalo comercial, e depois volta a ligá-lo quando a programação musical volta ao normal. O texto em diz:
"O aparelho, conhecido como o 'eliminador de propaganda de rádio', opera o rádio somente enquanto a programação musical estiver no ar. Assim que se ouve uma voz de pronunciamento da estação, o rádio é desligado, e só é religado quando a programação musical for retomada. Acredita-se que o aparelho usa uma vibração para reconhecer a freqüência de voz para operar um mecanismo que liga e desliga o rádio".
Será que isso existiu mesmo?

14/11/2007

Trabalhe com saúde

"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: as vírgulas significam pausas."

A jornada de trabalho deve ser planejada de forma compatível com o ritmo de seu corpo estabelecendo períodos de pausa com o intuito de evitar a sobrecarga músculo-esquelética e a fadiga mental. Ao exercer tarefas repetitivas, a Norma Regulamentar NR17 determina que a cada 50 minutos deve-se fazer 10 minutos de pausa.

Colocar os materiais de uso constante próximo do funcionário ou de sua mesa de trabalho, evitando assim a má postura. Por fim as tarefas a serem realizadas, para que não se tornem repetitivas, devem ser organizadas de forma que não exerçam um só padrão de movimento.
Ao pegar objetos no chão, agache-se dobrando os joelhos mantendo a coluna reta e ao carregar peso mantenha os braços estendidos e próximos ao seu corpo.

Para manter uma postura correta do corpo durante a jornada de trabalho deve-se evitar esforços excessivos e desnecessários tais como, empurrar ou puxar gavetas "emperradas"; digitar, escrever, grampear e carimbar com muita força, seguindo um período de pausa.
As posturas incorretas devem ser evitadas como inclinar o corpo sobre a mesa de trabalho quando estiver de pé ou sentado, evitar cruzar as pernas quando estiver sentado, pois dificulta a circulação, não manter os ombros elevados acima da cabeça por muito tempo.

Os cotovelos devem ficar na altura da mesa de trabalho quando for digitar e evitar sentar-se com rotação de tronco sem apoio na região lombar. Se o funcionário trabalha na postura sentada, colocar as atividades a sua frente e não ao seu lado; não trabalhar com sapatos de saltos muito alto, pois eles podem provocar dores e encurtamentos.

Procure utilizar sempre um apoio adequado a sua altura ou ajuste a sua cadeira; não sentar em cadeiras muito altas ou muito baixas não devendo ainda permanecer em uma mesma postura por longos períodos. Procure levantar-se de tempos em tempos e não manusear objetos em prateleiras muito altas se necessário utilize uma escada segura e adequada.

12/11/2007

The green thing


Green Thing é um site que inspira as pessoas a se conscientizar quanto ao aquecimento global.
Todo mês, os membros desta comunidade tem uma nova tarefa. A tarefa de novembro é apagar a luz mais cedo e se diverir.  Os usuários registram no site quantas vezes realizaram a tarefa, como realizaram, e por quanto tempo e o Green Thing  fala quantos kilos de CO2 você salvou.


Ao final de todo mês o site faz um relatório da quantidade de CO2 que a comunidade conseguiu deixar de emitir.

Regularmente são postados vídeos sobre o tema e todos os usuários são encorajados a postarem seus próprios conteúdos. Muito bem planejado esta campanha, só espero que se espalhe e tenha bastante sucesso prático. 

Jonathan do Ad Me

10/11/2007

Portfólio Sem Vergonha.

Fala pessoal. No meu post de hoje aqui no Bloguerreiros vou dar uma dica bem legal para todos aqueles que procuram estágio em agências de publicidade e desejam começar a carreira com o pé direito.

Há algum tempo no Orkut foi criado uma comunidade chamada Portfólio Sem Vergonha pelo publicitário Mauro Sérgio. A cada 15 dias um briefing é postado, as pessoas desenvolviam um anúncio (geralmente de revista página dupla) e postavam na comunidade. No final do prazo estabelecido, havia uma votação para eleger a melhor peça. O maior propósito do PSV é ajudar estudantes que queiram engressar de vez no mercado publicitário, sempre pensando alto e diferente.

O projeto nos dá a possibilidade de conhecer pessoas, idéias, experiências e quem sabe até montar uma dupla de criação.

Certamente para se conseguir um estágio em uma agência qualquer você vai precisar mostrar o seu portfólio. O PSV está aí pra isso, pra te ajudar.

A coisa foi ficando mais séria e consequentemente mais interessante. Recentemente foi desenvolvido um site para organizar melhor as informações e expor os trabalhos. Outra coisa legal feita, foi a seleção do corpo de jurados que contam com pessoas que trabalham em grandes agências de publicidade.

Se você quiser saber mais algumas informações detalhadas, veja o post feito na Casa do Galo aqui.

O site do Portfólio Sem Vegonha é: http://psvsite.com/

A comunidade do Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=35607724

Bom, ta aí a dica. Agora mão na massa e vamos aos jobs!

Um abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

Got Milk

Mais uma peça da famosa campanha Got Milk




Ousado não?

08/11/2007

Uma Noite Com Yoko


Yoko está em São Paulo!

Além de trazer a exposição de suas obras dos últimos 50 anos de produção em Uma Retrospectiva, a artista desconhecida mais famosa do mundo criou uma performance especialmente para sua vinda à São Paulo que terá a participação do sambista Oswaldinho da Cuíca.

Ontem, na coletiva que aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil, a Sra. Lennon declarou que "se eu pudesse explicar minhas performances, não teria que fazê-las".

A performance acontecerá hoje, dia 8 de novembro, às 21h no Teatro Municipal de São Paulo, com ingresso de R$60,00 à R$200,00.

São Paulo é tudo de bom.



Depois de Nova York chegou a vez da capital paulista fazer sua campanha, com uma trilha sonora bacana e tipografias interagindo com as imagens da cidade, o vídeo que faz parte da campanha São Paulo é tudo de bom ficou com um ar bem cool, acho que ilustra perfeitamente a cidade paulistana. Para saber mais sobre a campanha acesso o site.

07/11/2007

Batman Begins


Para divulgar o lançamento do Filme Batman Begins para Tv, um canal australiano de Tv resolveu inovar, foram colocados adesivos com o símbolo do Batman em luzes do footpath em torno de Auckland central, eles estaparam também luzes de chão em parques, teatros e até cinemas para divulgar o homem-morcego na telinha...


Durante a noite, quando as luzes eram acessas, os feixes de luz brilhavam como acontecem em todos os filmes do Batman, uma idéia simples que já cansamos de ver mas que continua gerando resultados positivos.





06/11/2007

Coca-Cola

Give, Live, Love. Esses são os temas das embalagens dos refrigerantes da Coca-Cola para este Natal. Com um visual bem cool e atraente as novas latas e embalagens devem chegar às prateleiras norteamericanas nesta próxima semana, aqui na América Latina elas devem demorar um pouco mais. As latas ficaram legais, tem colecionador que vai gostar.

05/11/2007

O segundo penta

A W/Brasil criou 2 peças para homenagear o pentacampeonato brasileiro do São Paulo, que é patrocinado pelo Reebok (cliente da agência de Washington Olivetto). Confira abaixo um delas



O 5-3-3 se refere aos mais importantes títulos do tricolor paulista(5 brasileiros, 3 libertadores da américa e 3 mundiais).

O problema é uma das afirmações do segundo bloco de texto, que diz que o clube paulista é o único pentacampeão brasileiro, quando todos sabem que o Flamengo foi o primeiro que alcançou esse feito. O time carioca conquistou NO CAMPO a copa união - módulo verde, que na época reuniu os principais clubes do Brasil, ou seja, a primeira divisão. O Clube dos 13 organizou a competição e todos concordaram com o regulamento, inclusive o São Paulo que, na época, reconheceu o rubro-negro carioca como campeão.

No video abaixo Juca Kfouri entrevistou o presidente do São Paulo em 1897. Essa entrevista é anterior ao título da equipe tricolor.




O atual presidente do São Paulo era integrante da diretoria em 87. Pior que a briguinha política entre Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e Marcio Braga(presidente do Flamengo em 87 e atual) é a diretoria do São Paulo mudar de postura quando lhe convém. Lamentável!


Ah, lembram-se da tal taça que será entregue ao São Paulo por ter sido o primeiro pentacampeão??? Pois é, ela já foi levantada!


Você é biônico? faça o teste



A NBC lançou um teste online que desafia os internautas a descobrirem o quanto biônico eles são. Isso tudo para promover o seriado “Mulher Biônica”. O teste consiste em uma série de cinco provas que testam a memória e as habilidades auditivas e visuais.


Depois de passar pelas provas, o usuário recebe o resultado com o sua porcentagem de acertos. O resultado possui um código HTML que permite postá-lo em blogs e sites pessoais. O usuário também é estimulado a viralizar o jogo desafiando amigos.

Eu fiz o teste e descobri que não sou tão biônico assim. Biônico mesmo é o poder de viralização que esta ação tem. O site está muito bem feito e tem de tudo para virar febre.

ab
Jonathan Benarrós do Ad Me

01/11/2007

Mon Bijou volta à velha forma

A mulherada pode dizer que ele é lindo, deus grego, etc, etc, mas cá pra nós, Gianecchini mereceria um Framboesa de Ouro da Propaganda, caso existisse esse prêmio. Neste comercial da Mon Bijou ele dança como o “Coisinha de Jesus” e canta feito o Wando.



Deve ser por isso que o comercial é tão divertido e um dos mais assistidos ao mesmo tempo no You Tube, pois o ator não tem medo do ridículo e canta uma letra que é o sonho de todas as mulheres e homens que gostam da fruta (que não é o meu caso).

Caio Costa, do Blogcitário – www.novoblogcitario.blogspot.com

31/10/2007

Propagandas Censuradas


Amigos bloguerreiros separei um site muito legal para dividir com vocês hoje, o site http://www.bestrejectedadvertising.com/ é o lugar onde você encontra uma gama de propagandas que foram rejeitadas pelos clientes ou então que tiveram sua veiculação proibida. Há material de todo o mundo nas categorias TV, rádio e impressos. Vale muito a pena dar uma conferida. Há trabalhos muito bons, mas relamente a maioria mereceu ser proibida de ir a público ou não aprovada pelo cliente.


30/10/2007

Show. De ações.

Pra quem foi ao Tim Festival 2007 não restou dúvidas do quanto um evento cria um vínculo do público com a marca, no caso a TIM.

E também não há dúvidas de que as ações planejadas para o evento, foram geniais e fizeram os olhares que antes eram pra TIM, agora para Club Social e até Nívea.

A Nívea fez patrocínio da área VIP, transformando os toaletes da área VIP de São Paulo (Anhembi) e Rio de Janeiro (Marina da Glória) em um "Dia de beleza". Adesivaram todas portas dos banheiros, fizeram banners gigantes que iam no caminho até o banheiro e também havia alguns os produtos da linha de cuidado corporal, facial, protetor solar e desodorantes para o uso nos banheiros. (como estamos no Brasil, os desodorantes que eram presos por uma cordinha, foram estouradas e todos foram roubados).

A Club Social com criação da Giovanni+Draftfcb e apoio tecnológico - Mobile da Hands fez diversas ações com o patrocinador no Tim Festival. Como: Distribuição a noite inteira de pacotes do biscoito para o público; E o melhor, durante os intervalos dos shows, nos 2 telões principais do palco, havia o anúncio do novo wap da Club Social, dando continuidade a campanha "Momento Tummm" e também apareciam mensagens com estilo de "arte urbana" que eram enviadas pelo público por SMS gratuito, ou também mensagens escritas à mão, que consistia em ir até o stand principal da Club Social e escrever alguma mensagem que ia sendo transmitida no telão ao-vivo e no término de toda mensagem aparecia o logo da Club Social. (não podia escrever palavrões que e a mensagem não aparecia ou no caso da escrita à mão, era cancelada durante a escrita).

Além de também no setor VIP, ter um lounge onde o público pode descansar e contar com a parceria de muitas bebidas, como Martini, SKYY Vodka, Whiskey, Flash Power e sucos para mistura; Tudo "na faixa".

Não há dúvida de que os eventos são os melhores meios para o Branding de uma marca. E que além de fazer "sonhos" serem realizados - como shows internacionais, que são esperados por um público de milhares de fãs - e que após ver o show tão esperado, fica marcado para sempre o momento e a marca em questão. Por ex. Eu estava esperando muito o show do The Killers e vai ficar pra sempre marcado em mim o show que foi fenomenal e principalmente a Tim que foi quem fez esse sonho ser realizado. E também as ações que aconteceram fizeram com que os tempos de espera - entre um show e outro - fossem bem mais divertidos, no envio e leitura de mensagens no telão.

29/10/2007

Além do Cidadão Kane

Em 1993 a BBC de Londres lançou o documentário Beyond Citzen Kane (Além do Cidadão Kane),produzido por Simom Hartog. Nele é contada toda a história da criação da Rede Globo e suas manobras escusas para permanecer no poder e aumentá-lo ao longo dos anos. A maioria das pessoas que conhecem esse video o viram na faculdade, já que ele foi impedido de ser exibido no Brasil por força de uma decisão judicial conseguida pelos advogados de Roberto Marinho. O título do documentário é uma referência ao personagem de Orson Welles no filme homônimo, que contava a história de um homem que virava um magnata da mídia

Ele tem por volta de 1h:30 de duração e é dividido em 4 partes. Nesse post serão exibidas as duas primeiras.







28/10/2007

Retrospectiva.

Fala pessoal, hoje vou fazer um post diferente, porém muito útil aqui no Bloguerreiros.

Eu, Bruno Delfino, escrevo aqui no blog desde de Maio desse ano. Entrei neste projeto a convite do meu querido amigo Inã Cândido que achou que eu seria um grande reforço para a equipe de guerreiros. Se formos contar, fiz ao todo 25 posts até o dia de hoje.

Ao longo desse tempo abordei vários assuntos relacionados a publicidade e propaganda. Já falei sobre algumas áreas, dicas, cases, jogos e muitas outras coisas. Confesso que aprendi muita coisa aqui e certamente o blog foi uma grande oportunidade para mim além de ter me aberto muitas portas. Sempre trabalhava e estudava os temas que iria falar para beneficiar vocês leitores e agregá-los cada vez algo mais.

Bom, pensei que seria de grande valor colocar hoje uma retrospectiva de todos os meus posts que fiz aqui no Bloguerreiros. Espero que vocês gostem e aproveitem bem porque tem muita coisa legal para ler.

Confira abaixo:


E aí, de qual você mais gostou?

Um abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

26/10/2007

Big Shots

Comparar qualquer série com Desperate Housewives já tem virado hábito na maioria dos blogs e sites especializados, ainda mais nesse periodo em que séries novas pipocam nos canais
americanos, e poucas são aproveitadas. Mas no caso de Big Shots a comparação é inevitável, a
série acompanha a vida de 4 executivos super bem sucedidos profissionalmente, mas com uma
vida pessoal completamente abalada. Nada de inovador, certo? Exato, a série não é nenhuma
revolução televisiva, mas o roteiro escrito por Jon Harmon Feldman e o carisma dos
personagens faz com que os episódios mantenham o mojo lá em cima.

Os 4 executivos apresentados na série são:

James Walker (Michael Vartan):

Após a morte de seu chefe, Michael recebe a oportunidade de ouro que todo grande executivo sempre sonha, se tornar CEO de uma grande empresa. Porém, no mesmo dia em que Michael recebe o novo emprego, ele descobre que sua mulher o traía com o falecido. Agora Michael tem que conciliar o seu novo emprego, com a sua nova vida pessoal, sem esquecer de cuidar de seus dois filhos com a ex mulher.



Duncan Collinsworth (Dylan McDemortt):

Duncan, CEO da maior empresa de cosméticos do país, começa a ter problemas quando uma jornalista descobre uma pequena história envolvendo travestis e outras coisas que podem acabar facilmente com a sua carreira. Duncan tenta manter a história em sigilo, enquanto tenta reatar o seu relacionamento com a ex-mulher, e começar um novo relacionamento com a sua filha.



Brody Johns (Christopher Titus):

Casado com uma mulher super desconfiada, Brody é um dos melhores Gerentes de Crises na ativa, tendo inclusive a sua própria empresa de gerenciamente de crise. Brody já salvou várias empresas de escândalos públicos, e o seu caso atual é o de seu amigo Duncan com o travesti. Brody fica mais envolvido com o caso quando fica sabendo que Duncan seu nome ao travesti, fazendo com que ele fique exposto na agenda do travesti, que está sumida.





Karl Mixworthy (Joshua Malina):

Karl é um típico empresário que acaba se envolvendo em uma relação extra-conjugal, o grande problema acontece quando a amante se torna a melhor amiga de sua mulher, e passa a morar em sua casa. Karl é CEO e Presidente de uma grande empresa farmacêutica.




Já deu pra perceber que apesar da base da série não ser muito inovadora, o modo como a trama se desenrola é bastante interessante. Juntando isso ao misto de drama-comédia atingido na dose certa, Big Shots é certamente uma série que tem tudo pra dar certo.
A série é exibida toda quinta-feira, no canal americano abc. Aqui no Brasil ela será exibida pelo Warner Channel em 2008.





P.s.: Prometo que ainda perco essa mania de só postar de madrugada.

25/10/2007

Palmas para a inteligência

A F/Nazca criou este comercial divertido brincando com aquele famosos ditado popular, para a revista Piauí, que conta com a colaboração dos melhores autores brasileiros dentro das suas páginas..

Criatividade

A criatividade é algo cativante e que nos encanta, isso nós todos sabemos, na publicidade ela é um diferencial dos mais importantes que quebra regras e doutrinas, ditando novos rumos e abrindo horizontes. Últimamente vem se falando muito, e com razão, que a criatividade Argentina vem superando a Brasileira, a Revista da Criação, de responsábilidade do Grupo Meio & Mensagem, fez uma reportagem bem elaborada com os principais nomes da criação tupiniquim e hermana onde várias opiniões são expostas, mas mais que as opiniões é válido mostrar. Fazer campanhas para multinacionais milionárias não vale, por que é fácil, uma marca de refrigerante ou uma grife de roupas dispõe de um infinito campo para se trabalhar, não querendo desvalorizar as campanhas criativas que aparecem diariamente, não faria isso, mas quero falar de algo ainda mais criativo. Vocês se lembram das campanhas eleitorais veículadas aqui no Brasil? Pois bem, no próximo domingo o povo argentino vai às urnas para eleger sua nova presidenta, disse presidenta porque Cristina Fernandez candidata de esquerda, já é considerada vencedora, vem liderando as pesquisas e tem o apoio de grande parte dos Argentinos, veja abaixo um dos vídeos que fazem parte da sua campanha.



No próximo ano o Brasil viverá um ano de eleições, e espero que saiam campanhas assim, ao invés daqueles vídeos falsos de pessoas declarando seu voto a fulano por ele ser isso ou aquilo.

24/10/2007

Cliente + África = Música?

Estava analisando outro dia e cheguei a uma conclusão que talvez não seja precipitada.
Não sei o que acontece, mas parece que toda conta que passa em alguma das agências do Nizan - Principalmente África e DM9 - fazem a campanha de um certo cliente, virar música.

Quer exemplos?

Amanco - Amancô-Amancô. (Infelizmente fica na cabeça)
Bhrama - A Zeca Feira, que todo mundo ama. (Osvaldo-feira?)
Guaraná Antártica - É o que é... (Mack Color?)
Ipanema - As anatômicas, só a Ipanema tem! (Voz metalizada, como sempre)
Itaú - Vem, vem, fazer uma conta no Itaú-Ú! (Vem, vem, vem, vem!)
Mantecorp - Estamos do seu lado... bla bla bla... (Aquelas coisas de fim de ano, que juntam todos funcionários da indústria pra cantar uma só música)
Parmalat - Bichinhos parmalat. (Essa já é conhecida)
Phillips - Sense and simplicity. (Fora de ritmo total)
Terra - Qual é a sua, qual? (Mack Color² ?)
Vivo - Vivo, vivo! (Viva sociedade alternativa)

E devem ter muito mais... quem lembrar, avise!

A questão é: Será que é tão bom assim criar música para todos clientes?

23/10/2007

Guinness


Novo comercial da cerveja Guinness alusivo a Copa do Mundo de Rugby. A criação é da agência AMV bbdo.

22/10/2007

Missão Dada É Missão Cumprida

Lançado no dia 5 de outubro, o filme Tropa de Elite é febre entre os brasileiros, elevando o capitão Nascimento (Wagner Moura) a herói, o que contradiz Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope e um dos autores do livro Tropa de Elite, "porque um herói não executa e não tortura".


A repercussão no exterior foi bem grande, tanto é que no jornal The Guardian, eles dizem que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil (em que época eles estão?), sem contar que MAIS UMA VEZ, a cara do Brasil é manchada, afinal de contas, quem não assistiu o filme Turistas?

O que mais preocupa os brasileiros não é a imagem do Brasil no exterior, mas o filme fez com que tantos jovens se identificassem com o capitão Nascimento, que o roteiro acabou sendo incorporado no cotidiano. Hoje, nas escolas, as gírias do filme aparecem no vocabulário, mas isso não é tudo! Alunos de uma escola carioca na faixa de dez anos simulam cenas de tortura na hora do recreio, sendo que a censura era de 16 anos.

Ahhh! Para quebrar este clima fúnebre, cá estava eu lendo meu jornalzinho quando li uma partezinha da qual dizia que a caveira do Bope está estampado num conjunto de lingerie de uma sex shop da Barra. No Youtube você também encontra um monte de vídeos caseiros, inclusive logo abaixo há o vídeo de Elias Ribeiro, uma sátira em homenagem ao Bope. Além de comunidades e mais comunidades no Orkut...

Já tentei de tudo

Para divulgar sua promoção "o que você já foi capaz de fazer para tratar dos seus cabelos?" a Dove criou o hotsite Já Tentei de Tudo. Nele, o internauta pode interagir com uma mulher que está procurando alguma coisa para colocar em seus cabelos. Se você digita alguma fruta, por exemplo, ela vai buscar e então derrama em seu cabelo. Vale a pena conferir no link abaixo, muito legal!

http://www.jatenteidetudo.com.br/

Abertura do Hatch Awards 2007

Muito se falou do vídeo de abertura do Hatch Awards 2007, que mostra como um pré-teste pode destruir uma boa idéia. Eles apresentaram o lendário comercial “1984" da Apple em animatic numa sala de pesquisa para ver o que acontecia. Os consumidores reais e acabaram com o filme. Veja:

Mas porque esse comercial é tão falado?


Vou contar um pouquinho dessa história.

Em 1984 a Apple investiu US$ 1,5 milhão no comercial que passou apenas uma vez e mudou a história da propaganda.

O clássico comercial da Apple é uma alusão ao livro 1984 do autor britânico George Orwell. No vídeo homens marcham por um corredor vigiado e vão em direção a um salão onde o "Grande Irmão" dita as regras num telão. Num certo momento aparece uma loura vestida de trajes esportivos com uma marreta na mão. A polícia corre atrás dela para detê-la mas a loura entra no salão e lança a marreta como se estivesse numa modalidade do atletismo. O telão explode e o aviso aparece: “Em 24 de janeiro a Apple vai lançar o Macintosh. E você vai ver que 1984 não será como 1984".

Em nenhum momento do comercial é mostrado um Macintosh, mas com um motivo: O temor das previsões de Orwell é que viveríamos uma ditadura amplificada pela tecnologia em 1984. Nos anos da Guerra Fria aquele ano era uma ameaça psicológica, e não apenas o ano que viveríamos controlados em todos os lugares, como previu o escritor. O medo da sociedade americana era o controle do país pelos soviéticos.

O 1984 além de ser um o ano da previsão de Orwell, era também o ano das Olimpíadas de Los Angeles. O que alinhava mais ainda a mensagem simples de entender: a atleta (americana) destruía o que todos temiam e traz um novo futuro.

Por muito pouco o comercial não foi ao ar. Se não fosse a insistência de Steve Jobs a peça não seria transmitida no Super Bowl. Além de Jobs, ninguém da diretoria da empresa gostou do filme. Eles apelaram para que não fosse veiculado com temores que um assunto pesado pudesse liquidar o lançamento do produto.

Em 1981 a Rosenblum adquiriu da viúva de George Orwell, Sonia Orwell, os direitos do livro 1984. O acordo vale até 2044. A empresa convenceu a Apple de desistir da veiculação do comercial "Big Brother", mas o "estrago" já estava feito. Apesar de não existir o YouTube na época, milhões de americanos se surpreenderam e comentaram a propaganda da Apple.

quer ver o o comercial 1984? clique aqui

um abraço
Jonathan Benarrós do Ad Me

21/10/2007

Campanha Vectra GT.

Fala galera, hoje em meu post aqui no Bloguerreiros vou falar um pouco sobre uma campanha muito interessante que foi realizada recentemente.

Há um mês atrás a GM anunciou a distribuição de uma bebida energética chamada GT. A bebida foi distribuída nas baladas de São Paulo e nada mais era do que um teaser para o mais novo lançamento automotivo do momento: o Vectra GT.

Um hot-site foi desenvolvido para o energético, que tinha vídeos e um link para um álbum no flickr. Tudo isso gerou um buzz enorme e que fez com que várias pessoas conhecessem ou provassem o energético.

Após isso, a Chevrolet finalmente lançou o Vectra GT. O carro é um dos esportivos mais comentados do momento, principalmente por seus itens de série airbag duplo, pacote elétrico, rodas aro 16″, ar-condicionado digital, direção hidráulica, alarme e GPS.

Um outro hot-site foi desenvolvido para o carro: www.saiadalinhagt.com.br/vectragt

A criação de toda a campanha foi feita pela McCann Erickson.

Confira abaixo o comercial do energético e do carro:

Energético GT



Vectra GT


Por hoje é só.

Um abraço

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

19/10/2007

Rapidinhas musicais

Coisas que você já deveria estar sabendo:

  • The Hellacopters acabou. Sim, uma das melhores bandas atuais foi pro saco, mas felizmente eles ainda vão lançar um CD novo, ou seja, é coisa boa vindo ai.
  • Arcade Fire lança clipe interativo. A notícia não é tão nova, mas como eu só posto aqui uma vez por semana vai assim mesmo. Nem tem muito o que comentar, só aplaudir a criatividade dos caras mesmo.
  • Radiohead lança CD novo. Além de boa música, os caras mandaram MUITO bem na divulgação do CD, essa história de pagar o quanto achar justo pelo download, e botar uma edição de luxo nas lojas foi uma sacada ótima da banda, que ficará com todos os lucros, já que não tem gravadora.

A recomendação da semana fica, é claro, com o CD novo do Radiohead. Depois de bastante tempo sem lançar nada, é ótimo ouvir algo novo dos caras, ainda mais sabendo que foi um trabalho completamente independente, ou seja, sem rabo preso com gravadora, ou com qualquer outra interferência externa.

18/10/2007

Anúncio Clean da Gazzetta dello Sport

A McCann Erickson Milan criou esta peça simples mas muito atrativa para o jornal Gazzetta Dello Sport versão Roma, o fato mais marcante é que o jornal fugiu do senso comum de mostrar jogadores e modalidades esportivas, o anúncio foi embasado apenas no jornal. (Adorei)

Nova York



Vocês já devem ter visto milhares de campanhas sobre cidades, estados ou países, convidando os turistas a conhecerem as maravilhas que só aquela cidade ou aquele país tem a oferecer. Ontem navegando pelo YouTube achei este vídeo de Nova York, bem diferente com uma trilha sonora fantástica e mostrando momentos marcantes e importantes de uma das cidades mais encantadoras do mundo. O site da campanha nycvisit.com também traz uma porção de novidades, o internauta pode até personalizar NY com suas experiências

Quando as faculdades de publicidade irão apertar o F5?

Todo mundo sabe que o mundo não pára e a todo o momento surgem novidades incríveis que começam a fazer parte da nossa rotina em um piscar de olhos. Nada mais natural que os cursos superiores de publicidade acompanhar este processo, não é?



Na maioria das vezes, não é assim. Na minha época, os blogs publicitários já estavam a pleno vapor, mostrando as tendências da área, a consolidação do marketing de guerrilha e do hype sobre os virais. E o que o professor está escrevendo no quadro? Os conceitos básicos da profissão, nada mais.

Não que aprender o que é CPM, esquema aristotélico e outros conceitos não sejam importantes. Mas é preciso que as faculdades abram a mente para o que nasce e cresce na área. Por que não dedicar uma parte da carga horária de criação publicitária para falar sobre mídias alternativas?

Nesse quesito, a internet, com o poderio das mentes por trás dos blogs, serve como uma espécie de “extensão universitária” para os alunos que estão interessados em ir além do que é ensinado entre as quatro paredes da sua sala de aula.

Enquanto os cursos não atualizarem o seu currículo, os talentos e o mercado continuarão evoluindo lentamente. E isso não é bom para ninguém, não acha?

Caio Costa, do Blogcitário - www.blogcitario.com

16/10/2007

Fotografia

Uma boa fotografia sempre da um charme a mais para a publicidade, tanto pode ser o diferencial de uma campanha como apenas ela pode ser a campanha, sem que nenhum texto se faça necessário. Por essas e por outras apresento-lhes Zena Holloways, uma fotógrafa Londrina que é especialista em imagens aquaticas, vale a pena fazer uma visita ao portifólio da moça e conferir alguns trabalhos, tanto artísticos quanto publicitários, é uma ótima referência tanto para quem deseja trabalhar com fotografia publicitária como para diretores de artes em busca uma inspiração, eu disse inspiração e não plágio, ok?

Virais para gravar o nome

Com a junção da Borghierh com a Lowe, criando a Borghierh/Lowe. Houve um problema para as pessoas entenderem como seria a nova pronúncia do nome. Para isso eles usaram o YouTube, e criaram uma sátira ao famoso viral "As árveres somos nozes".

Com certeza foi uma boa idéia que deu certo.


Embalados nessa idéia, a Rio 360 Comunicação, talvez por ter um endereço com dois "com" 's (www.rio360.com.br) criou uma dificuldade nas pessoas para acertarem o site. E com isso eles fizeram um viral usando "celebridades" da internet para decifrar o Mistério Rio360.

Assistam e vocês vão entender do que estou falando!

Belo planejamento e ótima ação!

15/10/2007

A publicidade de olho nos vídeos online


A empresa Brandfame está oferecendo um novo serviço chamado “product placement”. A empresa conecta os produtores de vídeos amadores com anunciantes para possam ter suas marcas integradas a vídeos com potencial de viralização.

Funciona assim: os anunciantes indicam uma série de produtos que gostariam de anunciar nos vídeos e podem também procurar pelos vídeos já postados. Já os produtores também indicam quais produtos que gostariam de trabalhar, e podem procurar anunciantes para se oferecer para trabalhar para eles. É um “Par Perfeito” entre produtores e anunciantes.

O YouTube também está trazendo algumas novidades. Uma é a publicação de Adsense em cima do player do vídeo. A outra é um novo formato semi-transparente que aparece na parte inferior do vídeo. A peça surge depois que um vídeo roda por 15 segundos e desaparece depois de 10 segundos caso o espectador não clique nele. Se o usuário optar por assistir ao anúncio, o vídeo principal fica pausado até que o comercial termine. O YouTube planeja vender os anúncios apenas em vídeos de seus parceiros de conteúdo, que receberão parte da receita do comercial. Até o momento, o YouTube estabeleceu acordos de compartilhamento de receitas com mais de 50 destes parceiros.

Algumas redes de televisão americanas já estão percebendo o fenômeno dos vídeos online e começam a oferecer seu conteúdo online, em parceria com grandes sites ou mesmo em seus próprios sites. Uma pesquisa publicada na BBC inglesa mostra que 43% dos usuários britânicos asisstem vídeos online pelo menos uma vez por semana. Deste grupo, 54% dedica o mesmo tempo a conteúdo visto na net e na TV convencional.

Os vídeos online já são um dos mais recentes fenômenos a nível mundial e têm vindo a revolucionar a forma de utilização dos media digitais. Já estamos vendo surgirem novos formatos e quem aproveitar esse “boom” pode se dar muito bem.

Jonathan Benarrós do Ad Me

14/10/2007

Propaganda e jogos.

E aí pessoal, lá vamos nós para mais um post aqui no Bloguerreiros e hoje vou falar um pouco sobre a relação entre os games e a propaganda.

Sexta passada foi o Dia das Crianças e nada melhor do que falar um pouco sobre uma coisa que agrada pessoas de todas as idades: o videogame. Não sou do tempo do Atari, comecei no Super Nintendo, depois fui para o Playstation 1, Playstation 2 e agora estou louco para jogar o Wii. Adoro jogos de tiro em 1ª e 3º pessoa, além de RPG, estratégia e ação.
Bom, agora para não fugir um pouco do propósito do blog gostaria de citar dois cases de games que foram transformados e utilizados em campanhas publicitárias.

Recentemente, a Saatchi & Saatchi de Los Angeles criou um vídeo para divulgar o Toyota Tacoma. No comercial eles inseriram o carro dentro de um dos melhores jogos de estratégia para computador The World of Warcraft. Tudo isso foi feito focando no público-jovem.

Este comercial me fez lembrar de outro que levou o leão de ouro em Cannes (se não me falha a memória) e fez um buzz grande no mercado. Trata-se do comercial criado para a Coca-Cola onde o persoagem Ray provoca uma agitação na cidade fazendo o bem a todos. O filme é uma paródia ao game Grand Theft Auto (GTA) que foi e ainda é um dos jogos preferidos da moçada.

Confira abaixo os dois comerciais:

Toyota Tacoma


Ray – Coca-Cola


Bom, vou ficando por aqui. Feliz dia das Crianças!

Um abraço.

Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com

TV FLA

Até hoje nenhum dos grandes clubes do futebol brasileiro conseguiu aproveitar o imenso potencial que suas marcas poderiam lhes proporcionar. Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras são os clubes que possuem as maiores torcidas do país e, no entanto, nunca apresentaram nenhuma estratégia de marketing marcante, seja por incompetência administrativa ou mesmo má fé de seus dirigentes, o fato é que nenhum deles conseguiu “se aproveitar” da paixão de seus torcedores. Contudo, o Clube de Regatas Flamengo anunciou uma medida bem interessante: A criação da TV Fla, que entra no ar até o final de outubro.

Os torcedores poderão assisti-la através de um hotsite que estará localizado na página oficial do time e sua programação será dividida entre atrações semanais com ex-ídolos do time e transmissões ao vivo de treinos e bastidores pré e pós-jogos. A transmissão de jogos das divisões de base do clube também pode ser uma das atrações. Inicialmente o conteúdo estará todo aberto ao público e, posteriormente, parte dele será fechado para usuários que fizerem uma assinatura.

"É uma tendência no exterior os clubes explorarem seu próprio conteúdo. Os times são fontes riquíssimas e não se aproveitam disso. Estamos fazendo um projeto inédito no País. Já temos a Agência Fla (agência de notícias do site oficial) há três meses e estamos ampliando a proposta", diz Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do Flamengo que ainda destaca a possibilidade de criação de uma rádio rubro negra mais adiante. Ele ainda diz que, num primeiro momento, a TV Fla não negociará publicidade: "Existe um plano comercial, mas primeiro estamos preocupados em colocá-la no ar. O projeto não é focado nos atuais patrocinadores, pois acreditamos que o canal é uma janela boa para buscar novos parceiros, o que está dentro de uma estratégia maior do time que é de gerar novas oportunidades de negócio e assim fugir dos tradicionais oferecimento de placas estáticas nos estádios, backldrops e espaço na camisa"

É uma iniciativa bacana, mas e a massa de torcedores que não tem acesso a internet, que por sinal é maioria em nosso país e onde se encontram grande parte dos torcedores do Fla????

11/10/2007

Em busca do tesouro perdido.

Terça-feira postei este artigo do Beto Ghidini no PORTIFÓLIOPUBLICITÁRIO, e muita gente adorou, por isso resolvi publicá-lo hoje aqui no Bloguerreiros, pois acho que o texto é bastante pertinente para o momento que vive a publicidade no Brasil. Vela a pena ler.

EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO

Esses dias tive a chance de bater um papo (nem tão informal assim) com um dos publicitários mais bacanas e mais experientes do mercado paranaense, corintiano de boa alma. Sempre ouvi falar bem do cara e o tratamento que eu tive confirmou o que eu imaginava. Na oportunidade acabei falando mais do que ouvindo, mas tudo bem, estava lá pra isso mesmo. Foi importante descobrir que compactuamos, assim como muitos aqui, a opinião de que uma Idéia é uma Idéia em qualquer lugar. E que esse é o combustível para o sucesso de serviços, produtos e, logicamente, marcas.

Recentemente escrevi aqui no Ponto e Vírgula que deveríamos fazer uma mea-culpa com os anunciantes, afinal, essas grandes Idéias que a gente tem são projetadas para os negócios deles, ou seja, as duas partes precisam estar em sintonia para a mágica acontecer.

Parênteses: uma boa Idéia.

Cada vez tenho mais certeza de que uma boa idéia não é um filme, um anúncio, um hotsite. Quer dizer, pode ser tudo isso. Ou não. Depende. Uma boa idéia pode ser um adesivo no olho-mágico da porta. Pode ser um design diferente num código-de-barras. Pode ser um joguinho para videogame. Pode ser uma ponte, no caso a Ponte da Mulher em Buenos Aires – sua construção foi uma proposta de uma agência de publicidade. Hoje brigaria por um
Titanium com certeza! Uma boa idéia pode ser qualquer coisa, contanto que faça diferença na vida do nosso querido cliente.

Voltando aos clientes e ao nosso trabalho. Será que eles não aprovam nosso filme, porque o filme criativo com uma puta sacada já não é mais uma boa Idéia? Será que aquele anúncio super bacana, visual Archive, não é pra eles só mais um anúncio? Nós estamos entregando mesmo boas Idéias? Algumas vezes sim. Quando é boa de verdade tem muito mais do que isso, tem paixão, carinho e cuidado com o cliente. Afinal, ninguém melhor do que uma agência de publicidade para pensar de forma criativa e propor soluções que incrementem o negócio do camarada.

Mas repito a pergunta, sinceramente, nós estamos entregando boas Idéias? Acho que não. Muitos de nós ainda insistem no modelo arcaico de publicidade. Nós pegamos o produto/serviço do cliente, que é cheio de tecnologia, é moderno, é ousado e (na maior cara-de-pau) enfiamos dentro das mesmas fórmulas velhas e batidas – anúncio, filme e outdoor.

Aí vivemos um paradoxo. Dificilmente a gente leva Idéias para os clientes e quando isso raramente acontece, eles não aprovam. Quando colocamos o brief nas fórmulas tradicionais eles não aprovam. Às vezes até quando executamos as idéias deles, eles não aprovam. Não é verdade?

Na minha opinião, cabe a nós, aí acho que é um papel fundamental do Clube, envolver cada vez mais os clientes e fazê-los enxergar as Idéias que levamos pra eles. Fazê-los curtir publicidade da mesma maneira que a gente e fazê-los entender novamente que agências de publicidade, sejam elas bellow, above, direct, etc. são as únicas empresas com competência para propor mudanças criativas para seus negócios.

Na outra ponta, cabe também ao clube incentivar os profissionais a pensar de forma mais criativa, a desenvolver Idéias de verdade.

Vou aproveitar que Cannes aconteceu esses dias e repetir o que já disse anteriormente aqui no P&V. O Titanium foi criado para premiar Idéias que fazem diferença. É em busca dessas idéias que devemos correr atrás, mas sem esquecer de colocar o cliente no barco com a gente.


Beto Ghidini faz parte da equipe de atendimento da CCZ Comunicação do Paraná e escreveu este texto na coluna Ponto & Vírgula do CCPR