09/09/2007

Teoria da Conspiração

Um dos cases mais estranhos, para não dizer obscuros, é o do refrigerante Dolly. Basicamente sua estratégia de marketing consiste em anunciar sua marca na Rede TV, através de propagandas e merchandising em alguns programas e uma “luta” contra a Coca-Cola.

Existia até um programa chamado 100% Brasil, que era exibido a meia noite (adivinhem em qual emissora!) que servia apenas para relatar um suposto plano diabólico que a Coca-Cola teria de desmoralizar e acabar com o refrigerante brasileiro. A maioria dos programas contava com a participação do presidente da Dolly, Laerte Codonho, que relatava toda a perseguição desleal que sua empresa sofria da concorrente gringa, incluindo e-mails difamatórios para acabar com a reputação da marca brasileira, proibições do governo que impediriam a veiculação de outdoors na época da criação do diet dolly, em 1987 e até a existência de lobistas, que atuariam em Brasília, para abafarem casos de sonegação fiscal da gigante norte americana.

Abaixo uma parte do programa de estréia. A qualidade da imagem está ruim e fora de sincronia com o áudio, mas dá pra ouvir normalmente.



Notaram que no início o apresentador diz que este é um programa de jornalismo, que debaterá grandes assuntos nacionais que normalmente não são discutidos na mídia e em seguida dá alguns exemplos de casos que seriam mostrados em futuros programas?? Por que será que nas edições seguintes o assunto era sempre sobre a Dolly e sua guerra contra a Coca-Cola???

A seguir um vídeo que mostra um programa bem posterior ao mostrado acima, que trás uma ex-executiva da Coca-Cola




A troco de que uma ex-funcionária da Coca-Cola iria até um programa de televisão denunciar uma série de irregularidades que ocorriam em seu ex-emprego, colocando em risco a própria carreira, uma vez que não se sabe nem se ela tinha meios de provar as acusações que estava fazendo???

Como mais uma arma dessa guerra foi criado até um site dedicado única e exclusivamente a revelar a “verdade” sobre a tal perseguição que a Dolly sofreria da Coca-Cola. No www.dollyverdade.com logo de cara aparece o aviso:

"A missão era tirar você do mercado. Estratégia da Coca-Cola: estrangular a concorrência.”

Entre outras coisas o site tem um link onde se podem ver vários trechos dos programas 100% Brasil. Lembram-se do primeiro vídeo mostrado nesse post, que é do programa de estréia, em que o apresentador diz que temas distintos seriam abordados nas edições seguintes???? Pois é, tão distintos quanto 6 e meia dúzia.
Enfim, tudo isso pode ser verdade como pode não ser. A Coca-Cola persegue a Dolly ou a Dolly persegue a Coca-Cola??? Se for essa última opção, é uma estratégia de marketing no mínimo inusitada.

Para fechar aí vai uma propaganda do Dollynho, o seu amiguinho

Nenhum comentário: