17/02/2008

Conselhos a um futuro publicitário

Fala galera, hoje resolvi postar aqui um texto que publiquei no meu blog há dias atrás e que dá alguns conselhos a estagiários e futuros publicitários como eu. Trata-se de um e-mail que recebi de um companheiro do meu antigo trabalho.

Confira abaixo:

“Caro Delfino,

Agradeço suas palavras e deixo você com alguns conselhos, se me permite:

1- Publicidade e marketing são ferramentas do demônio. Elas trabalham com mentiras, meias-verdades, manipulação e intriga. Fazem com que pessoas normais se transformem em trabalhadores sem vida social e de bom humor, pois somos tolos deslumbrados.

Se você está no início (e você está), toda uma vida de sucesso e fracassos profissionais lhe aguardam e duas opções são certas para o seu futuro no ramo: ou você cria casca, malícia e uma noção de moral e ética particular inerente à profissão ou você vai pra casa chorando com o pulso do mouse dolorido ou a orelha quente de tanto ficar ao telefone. É bom saber isso antes do que depois. Assim você não incomodará nenhum de seus também atarefados colegas com frases como “Se eu soubesse que seria assim, teria feito jornalismo”. É feio isso.

2- Se você pensa que dar o melhor de si é o suficiente para conseguir uma promoção nesse ramo, pense novamente na sua estratégia. Dar o melhor de si não basta. É necessário que você também faça com que os outros ao seu lado dêem o melhor de si. 1900606127_35e24ea624_o1.jpg

Force-os a tal se possível. Isso pode levá-los à beira da loucura, porém se quando você não está presente os outros trabalham menos é sinal que você é realmente importante para a empresa e pode ficar um pouco mais tranquilo em relação ao seu cargo. Não o futuro cargo, mas o cargo atual (que é o que você realmente deveria estar preocupado).

3- Quase todo publicitário já foi jovem e cheio de idéias como você. O que aconteceu com eles? Você. Todos os anos um exército de recém ou quase-formados tornam-se estagiários sem experiência que precisam de treinamento. Uma vez que a empresa se desgasta treinando esse indivíduo, ele vai embora para outra empresa e todo aquele serviço foi em vão para a empresa, que investiu em um funcionário sem compromisso com seu empregador.

Imagine se um dia você conseguir o tão sonhado cargo de gerente. Imagine! Finalmente colocar em prática todas aquelas idéias! Imaginou? Pois bem. Hora de treinar os estagiários. Logo logo você notará que não tem mais tanto tempo para sonhar ou ter idéias. Meu conselho é anotar tudo, dar algumas idéias para os outros tocarem de vez em quando e ficar na sua. Se quiser fazer mais, faça no seu horário livre. Ah! Você não terá horário livre. Paciência então. Fica o conselho real agora: Saiba trabalhar o seu tempo profissional e pessoal. Parece idiota, mas se você der mole será consumido completamente por um dos dois.

Eu escreveria mais, mas a sua geração não gosta de ler.

Abraços e bom futuro.”


Para saber mais acesse o blog e confira o post completo.

Um abraço

Bruno Delfino
www.falandonisso.com

Nenhum comentário: