14/11/2007

Trabalhe com saúde

"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: as vírgulas significam pausas."

A jornada de trabalho deve ser planejada de forma compatível com o ritmo de seu corpo estabelecendo períodos de pausa com o intuito de evitar a sobrecarga músculo-esquelética e a fadiga mental. Ao exercer tarefas repetitivas, a Norma Regulamentar NR17 determina que a cada 50 minutos deve-se fazer 10 minutos de pausa.

Colocar os materiais de uso constante próximo do funcionário ou de sua mesa de trabalho, evitando assim a má postura. Por fim as tarefas a serem realizadas, para que não se tornem repetitivas, devem ser organizadas de forma que não exerçam um só padrão de movimento.
Ao pegar objetos no chão, agache-se dobrando os joelhos mantendo a coluna reta e ao carregar peso mantenha os braços estendidos e próximos ao seu corpo.

Para manter uma postura correta do corpo durante a jornada de trabalho deve-se evitar esforços excessivos e desnecessários tais como, empurrar ou puxar gavetas "emperradas"; digitar, escrever, grampear e carimbar com muita força, seguindo um período de pausa.
As posturas incorretas devem ser evitadas como inclinar o corpo sobre a mesa de trabalho quando estiver de pé ou sentado, evitar cruzar as pernas quando estiver sentado, pois dificulta a circulação, não manter os ombros elevados acima da cabeça por muito tempo.

Os cotovelos devem ficar na altura da mesa de trabalho quando for digitar e evitar sentar-se com rotação de tronco sem apoio na região lombar. Se o funcionário trabalha na postura sentada, colocar as atividades a sua frente e não ao seu lado; não trabalhar com sapatos de saltos muito alto, pois eles podem provocar dores e encurtamentos.

Procure utilizar sempre um apoio adequado a sua altura ou ajuste a sua cadeira; não sentar em cadeiras muito altas ou muito baixas não devendo ainda permanecer em uma mesma postura por longos períodos. Procure levantar-se de tempos em tempos e não manusear objetos em prateleiras muito altas se necessário utilize uma escada segura e adequada.

Nenhum comentário: