22/11/2007

Os negros e a publicidade

No último dia 20, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Além das grandes questões que sempre devem ser refletidas e discutidas, como o racismo, a escravidão e o preconceito em geral, existe uma importante: o papel dos negros na publicidade.

Da mesma forma que acontece nas novelas, é destinado na maior parte das vezes o papel de coadjuvante, de preferência, que não tenha muita importância na história. Nos últimos anos essa realidade vem mudando em marcha lenta, mas ainda está longe de chegar ao seu destino final.

Por que só os grandes astros como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga e mais meia dúzia têm capacidade de vender um produto? Sim, pois se você perceber, um ator que nunca tenha pisado na Globo estrelando um comercial de uma grande marca é mais difícil que acertar na loteria.

A inexistência de negros na publicidade ainda existe até na cabeça dos criativos. Certa vez, estava com um job de uma loja de roupas localizada no bairro da Liberdade, daqui de Salvador. É o local com a maior população negra do Brasil. Nada mais natural que colocar um casal de negros contracenando na peça.

Quando apresentei a idéia ao meu dupla, logo fui censurado. Ele achou que não era uma boa idéia, pois não ia vender direito o conceito da campanha.

Sei que este texto não vai acabar com o preconceito velado que ainda existe no ar, mas pelo menos acredito que estou contribuindo para diminuí-lo de alguma forma.

Caio Costa, do Blogcitário – www.novoblogcitario.blogspot.com

Nenhum comentário: