28/01/2008

Os Criativos

Está no ar um site que funciona como um canal de oportunidades reais de desenvolvimento profissional e incentiva a troca de experiências entre profissionais de criação.

Assim como o site BootB.com, que postei no blog da Trendhunter, o portal Os Criativos (www.oscriativos.com.br), no ar desde o início de outubro do ano passado, é mais uma iniciativa que possibilita a jovens universitários e recém-formados a chance de mostrar seu talento a empresas e profissionais de publicidade. Os Criativos tem como principal proposta ser um espaço de desenvolvimento profissional para jovens talentos mostrarem sua criatividade.

O site oferece aos participantes oportunidades de desenvolver projetos a partir de briefings e demandas reais. São abertas concorrências e todos os materiais apresentados são avaliados por profissionais, e depois os melhores trabalhos são remunerados com uma moeda virtual e lançados no mercado conforme decisão da empresa que passou o briefing. Ao longo do ano, os internautas cujos projetos mais se destacarem terão uma premiação extra oferecida pelo site.


E aí, criativos de plantão, essa é a hora de mostrar todo seu talento!

Agora deixo a pergunta: Será que este tipo de portal, já é uma tendência para a dissolução das agências de publicidade? O que vocês acham?

um grande abraço,

Jonathan Benarrós do Ad Me

27/01/2008

Elf Yourself - Fenômeno digital

Fala pessoal, neste domingo vou falar um pouco sobre um viral que chamou muito a atenção e alcançou resultados incríveis.
Todos devem se lembrar de um site lançado em época de natal chamado “Elf Yourself” da OfficeMax, onde os usuários podiam inserir fotos com seus rostos ou de amigos em elfos dançantes. Essa foi uma das maiores campanhas on-line e um dos maiores virais da atualidade, e eu explico por que.

Esses dias li um artigo no excelente Advertising Age que comentava sobre essa campanha. Logo no início eles já dizem que o Elf Yourself deixou grandes campanhas como Subservient Chicken e Whopper-Freakout (ambas do Burger King) no pó.
Aproximadamente 26,4 milhões de pessoas visitaram o site onde foram criados cerca de 123 milhões de elfos em 5 semanas, ou seja, um absurdo de gente. O site apareceu e foi citado em diversos lugares, inclusive em programas de tv, revistas e jornais norte-americanos.

Confira o gráfico abaixo:


Uma coisa interessante que podemos notar no gráfico é que as estatísticas não são medidas por número de views e sim por citações em blogs. Isso demonstra o quão importantes e influentes estão os blogs atuamente.

Mas como a OfficeMax lucrou com isso? O site é engraçado, divertido e atraente, mas ele necessita estar relacionado com a marca certo?
Nos 20 maiores termos de busca nas 4 semanas de dezembro, 6 deles incluíam o termo OfficeMax.

A agência responsável pela criação e idealização do projeto foi a Toy de Nova York.

Para conferir o artigo melhor detalhado e ver o vídeo explicativo clique aqui. (inglês)

Realmente podemos dizer que tudo isso foi um fenômeno digital, não acham?

Um abraço

Bruno Delfino
www.falandonisso.com

E agora?

O triste e precoce falecimento do ator Heath Legder (28 anos), que foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York, fez com que a Warner cancelasse a campanha de marketing viral do filme The Dark Knight.


O filme é sobre o Batman, contudo o Coringa vinha sendo o protagonista da campanha viral por ser um personagem bastante popular entre os fãs. Resta saber como a Warner vai conduzir daqui pra frente o marketing do filme, até agora todo feito em cima do antagonista do homem morcego. Abaixo o trailer do filme, que já tinha rendido a Ledger as primeiras críticas positivas em relação a sua atuação


A Humanização da Internet e a Democracia nas Corporações

Nesta última sexta feira, acabei me deparando com dois compromissos inusitados durante o dia, o que me dificultou muito para acabar postando algo por aqui. Mas hoje venho recompensar com um artigo bem interessante sobre blogs corporativos. Um assunto que venho me dedicando nesses últimos dias, graças a um trabalho paralelo que estou desenvolvendo.

Você já parou para analisar a web 2.0? Compará-la com o que se via na rede há alguns anos atrás?
Pois então, nunca confunda. A internet da nova era 2.0, não é uma nova internet, mas sim, a evolução da mesma.
Deixamos de ser simples mortais passivos às informações de terceiros, para garantir, compartilhar e gerar o próprio conteúdo.
Temos chances de quebrar barreiras e desenvolver a nossa própria filosofia nesse universo online. Mas atenção. Somos nós que construímos os nossos próprios espectadores. São eles, os internautas.

Se nós, seres humanos comuns, não artistas de Hollywood, muito menos Presidentes da "Grande América", somos a nova personalidade do ano para a revista Time em sua edição de 2006, temos que rever nossos fiéis conceitos.
Devemos contribuir e levar a sério toda essa nova era comunicativa.

E já que somos tudo isso, temos que tomar cuidado e sermos cautelosos, pois vivemos numa fase que eu denomino de "Big Brother 2.0", onde todos nós, usuários, internautas e blogueiros, vivemos sendo espionados diariamente, graças a todos estes novos meios de comunicação que estamos agregados. São eles: as redes sociais, os blogs, os mensageiros e diversas outras plataformas que nos fazem estar sendo sempre observados por alguém.
E se para nós ( pessoas ) isso já é algo a ser refletido, imagine para as empresas, que hoje se dedicam a infiltrar suas novas funções nestes ambientes da web.
Portanto, a transparência é um fator imprescindível para as corporações, que mantém ou atualizam de alguma forma seu conteúdo em um blog, por exemplo.


Os blogs corporativos, hoje são uma tendência. Eles permitem uma relação menos dura e sisuda entre a empresa e o mercado. Quebram barreiras entre os colaboradores e/ou fornecedores.

Um blog corporativo transparece a sua empresa - criando uma maior aproximação da empresa com o cliente. E na minha opinião, é a melhor maneira de construir uma cultura corporativa na rede.

Por ser ícone de relacionamento democrático, se a lei que eu chamo de "inércia digital" ( ação e reação ) entre o blogueiro e os leitores não funcionar, não é um blog.


Veja agora, alguns exemplos legais de blogs corporativos, escolhidos à dedo.

Blog da Tecnisa:
http://www.blogtecnisa.com.br/

*O primeiro blog do mercado imobiliário.
Sempre com ótimas atualizações sobre a indústria da construção civíl.

Blog da cerveja Miller:
http://www.brewblog.com/

*Ótimo espaço dedicado a postar altas informações do mercado de cervejas pelos EUA e pelo mundo.

Blog da Intel:
blogs.intel.com/brasildigital

*Blog atualizado por executivos da empresa no Brasil.

Blog da Microsoft (Pacote Office)
http://www.ocio2007.com.br/

*O Ócio é um projeto audacioso, onde sobe sempre informações e dicas sobre como utilizar de forma criativa, original e audaciosa as ferramentas do pacote Microsoft Office.



Ficou curioso e interessado nesse assunto? Indico a visita ao Blog Corporativo, blog do autor do livro que leva o mesmo nome, Fábio Cipriani. Este blog me ajudou muito na construção do meu novo conhecimento sobre esse tema.



Espero que tenham gostado. Uma ótima semana, pessoal!!!

23/01/2008

Onde você compra e vende de tudo

Esse é o slogan que assina a Campanha do Site Mercado Livre, uma Campanha "bonitinha, água com açúcar", mas super realista perante ao objetivo do site !
Vejo uma aceitação geral por parte deste comercial, tudo agrada, uma linguagem simples, objetiva e que funciona. Muito difícil nos tempos de hoje.
E você, conhece o comercial ? Gosta ?



Agências pelo mundo












Quer conhecer o reduto criativo de algumas agências espalhadas pelo mundo? clique aqui e veja várias fotos de agência renomadas e outras nem tanto, são diversas agências do mundo inteiro, se você quiser pode mandar as fotos da sua agência também.

21/01/2008

Que tal morar numa loja Ikea?



A famosa loja de móveis sueca, IKEA, fez um viral super interessante agora em Janeiro. 
O comediante Mark Malkoff, morou num IKEA de Nova Iorque, enquanto a sua casa estava em obras, em troca de vídeos e fotos que colocava num hotsite
O comediante justificou sua ação dizendo que todos os seus amigos moram em pequenos apês e que os hotéis em Nova Iorque são muito caros. Então Mark achou que seria interessante morar e dormir durante uma semana na Ikea. Só não imaginou que a Ikea fosse apoiar a ideia
O comediante mudou-se para a Ikea na segunda-feira, dia 7 de Janeiro, e ficou até o dia 12. Diariamente as pessoas poderiam ver vídeos que mostravam o dia de Mark Malkoff.

Uma bela história que é um pouco difícil de acreditar que não surgiu do marketing da empresa.

veja também o vídeo dele no primeiro dia na loja:


20/01/2008

Find 815

Dia 31 de janeiro estréia a aguardada 4ª temporada de Lost e, para ir aquecendo, foi criado o ARG (Jogo de Realidade Alternativa) Find 815.


Nos moldes do já realizado Lost Experience, esse novo ARG gira em torno do personagem Sam Thomas, um técnico de TI da Oceanic airlines que inicia uma investigação pessoal depois que a empresa paralisa as buscas pelo vôo 815, onde estava sua namorada Sonya, que era uma das comissárias de bordo do avião.


Antes do jogo ser anunciado começaram a aparecer propagandas da Oceanic, como essas abaixo:



Malucom agora em novo endereço http://rfmalucom.blogspot.com/

18/01/2008

De volta ao Bloguerreiros

É com muita honra que venho aqui comunicar a minha volta ao Bloguerreiros.
O trabalho associado aos meus estudos, implicaram em uma grande dificuldade para postar com uma certa periodicidade neste blog.
Agora, após estar formado nos estudos, arranjei um tempo mais hábil para poder estar marcando presença por aqui - neste que acredito ser um dos blogs mais promissores, e com grandes chances de se tornar uma verdadeira referencia no assunto.

Agradeço e parabenizo todos que colaboram com o Blogueiros que, apesar de toda escassez de tempo, chegam aqui para falar sobre aquilo que mais sabem e mais gostam - a publicidade e a comunicação.

Todas as sextas estarei aqui, trazendo ótimas novidades para os nossos leitores.

Desejo com toda minha seriedade, o maior sucesso para o Bloguerreiros em 2008, e que o blog ascenda completamente este ano que está apenas começando. ;)

Um grande abraço, e boa sorte para todos nós!

;)

17/01/2008

Um gringo no intervalo

Está no ar a campanha da Niely Gold com o astro de Hollywood Richard Gere. Saiu na mídia que o cachê do artista bateu na porta dos R$ 300 mil. Confira o VT, caso você ainda não tenha visto por não gostar de assistir ao Big Brother, da qual a marca é uma das patrocinadoras.



Na minha modesta opinião, o valor deste cachê poderia ser melhor aplicado. Se era para trazer um ator de fora, porque não um ator latino de grande prestígio, como o Gael Garcia Bernal? O sotaque dele ficaria evidente, mas pelo menos seria menos desastroso do que ouvir Gere falando português.

Caio Costa, do Blogcitário

16/01/2008

A mesma fórmula....


O Instituto de Idiomas CNA aposta nos campeonatos paulista e carioca de futebol. A rede de idiomas será patrocinador das placas dos estádios onde serão realizados todos os jogos dos torneios, que têm início hoje.

O objetivo é reforçar a marca durante transmissão dos 42 jogos pela Rede Globo, além de 298 inserções em outras emissoras de TV, já que os jogos serão transmitidos em todo o território nacional.

Agora vem a pergunta que não quer calar, será que esse tipo de anúncio "comum" ainda gera resultados para a empresa ? Não seria interessante fazer uma Emboscada causando também Buzz marketing ou até mesmo algum tipo de ação de Guerrilha?

É triste ver que mesmo em tempos como os de hoje, onde os anúncios são cada vez menos prestigiados, as empresas ainda insistem em veicular desta maneira tão comum, sem destacar o produto e a marca. O que vale a pena ficar atento é que muitos "mídias" de agências possuem uma certa comissão de alguns veículos de comunicação e por isso, acabam incentivando a exposição em alguns "meios" já manjados, por isso, se você for cliente tome cuidado e reveja sempre o planejamento de mídia, e se você for dono de agência, dê mais atenção aos prêmios recebidos pelo seu departamento de mídia, muitas vezes eles "pesam" na Campanha Publicitária.


MacBooK Air

Ontem Steve Jobs revelou uma porção de novidades para os apaixonados pelos produtos da Apple, mas o que mais chamou a atenção foi o que a própria Apple chama de o notebook mais fino do mundo, o MacBook Air. Assim como na apresentação de Steve Jobs, no comercial que começa a ser veículado nas tvs norte-americanas o MacBook Air é retirado de dentro de um envelope, enfatizando assim que o produto é o mais fino no mercado. Confira o vídeo abaixo.

14/01/2008

Ecosport e o carnaval

Acabaram as festas de fim de ano, mas este ano o carnaval chega mais cedo.
Então se divirtam com Luiz Caldas e sua música Fricote :" Nega do cabelo o, que não gosta de pentear...", na trilha da hilária campanha do novo Ford EcoSport na Argentina. Tudo haver com a época.







agência: JWT

13/01/2008

Redonda Gigante


Uma roda gigante de 36 metros de altura e 80 tolenaladas é a novidade desse verão carioca. Criada e produzida pela agência Dream Factory, o Roda Skol foi criada para comemorar o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

“O Rio de Janeiro é uma praça muito importante para Skol por toda a preferência e carinho que o carioca tem pela marca. Achamos importante homenagear a cidade com um presente inovador que promova alegria, diversão e entretenimento para todas as rodas de amigos da cidade. Como retrata a mensagem da campanha da marca, curtir com os amigos é uma das melhores coisas da vida”, declara Leonardo Byrro, gerente de produtos da Skol.

Já Paulo Leal, sócio diretor-geral da Dream Factory, explica a importância dessa ação na cidade maravilhosa para a marca:

“A Roda Skol será o evento mais importante e mais redondo do verão carioca. Ele traduz a essência da marca Skol, o hábito e espírito carioca de curtir e se entreter entre amigos ao ar livre. A Roda Skol materializa o posicionamento e slogan da marca. As marcas não devem só comunicar algo. Devem se expressar e saber interagir com o publico consumidor, de maneira espontânea e verdadeira. E a Skol sabe fazer isso.”

A roda Skol foi contruída no Forte de Copacabana e ficará de 20 de janeiro a 9 de fevereiro

fonte: site Publicidad

10/01/2008

O filme da era youtubana

É cada vez mais comum ver os estúdios usarem a internet para promover os seus filmes. O buzz começa meses antes das produções irem ao ar, fazendo como que o público fique com vontade cada vez maior de assistir ao longa.

É o caso do filme Be kind Rewind, dirigido por Michael Gondry e estrelado por Jack Black. Ele já entrou na minha lista de filmes-que-eu-vou-ver-em-2008 porque vai mostrar dois caras que precisam refilmar clássicos do cinema por que as fitas da locadora onde trabalham foram desmagnetizadas por um deles.

Seguindo esta premissa, no canal do filme no You Tube há uma promoção para os usuários mandarem a sua própria versão dos clássicos.

Além disso, você poderá conferir alguns das refilmagens já feitas pela produção. Entre elas, está a do primeiro Duro de Matar.



Além disso, a produção construirá uma locadora parecida com a do filme onde abrigarão os “filmes” feitos pelas pessoas, com o apoio do próprio Gondry. Elas serão disponibilizadas para locação até o lançamento do filme nos cinemas.

Só sei com tantas ações bacanas, cada vez mais eu quero assistir a este filme, que de certa forma, homenageia as produções feitas em casa e tem repercussão mundial via You Tube.

09/01/2008

Game Over Project

Fim das férias é hora de começar a trabalhar pesado novamente, afinal, vai ter uma porção de jobs pela frente, alguns agradáveis, outros nem tanto. Por isso, no meu primeiro post deste ano aqui no Bloguerreiros deixo um vídeo muito bacana e criativo do Guillaume Reymond. O projeto Game Over é uma adaptção de Guillaume de um dos games mais populares nos anos 90, ótimo para descontrair, confira.

06/01/2008

Vender ou ir para o museu??

Todos sabem que alguns publicitários criam para outros publicitários. Constantemente surgem peças que a gente pode ficar olhando por horas, filosofando a respeito de seu significado.
Uma boa propaganda deve transmitir sua mensagem de forma inteligente, criativa e clara.
Afinal, publicidade tem como objetivo vender e não ficar em exposição no museu, no setor obras do estilo surrealista, como essa peça abaixo




03/01/2008

Promoção Sonho de Verão


Como diria o hit dos anos 80 "Sonho de Uma noite verão", é nessa que a Nestlé embarcou para criar a sua promoção para esquentar o Verão.

A promoção "Sonhos de Verão" dará, entre outros prêmios, R$ 50 mil por semana e um celular a cada hora. Além das duas ações, a empresa programou também a troca de cupons por "Mascotes da Torcida Nestlé". A promoção será realizada nas principais capitais do Brasil, incluindo cidades litorâneas: Fortaleza, Aracaju, Salvador, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Distrito Federal, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, estado de São Paulo e Rio de Janeiro (capital, Niterói, Angra dos Reis, e região dos lagos).

Tudo de maneira bem interativa, de hoje a 26 de fevereiro, a cada R$ 3 em compras de produtos Nestlé o consumidor ganha um cupom com um código que deve ser enviado por SMS.

McCann Erickson e a Sight são responsáveis pela promoção.

O grande poder da blogosfera

Ontem foi divulgada a lista dos participantes do BBB 8. Uma delas, é Gyselle Soares, que há alguns meses, teve forte apoio de grandes blogs, entre eles, Uêba, Jacaré Banguela e Pensar Enlouquece. Clique aqui para assistir aos vídeos da candidata lançada na web e a lista completa dos blogs que apoiaram a campanha. Certamente, ela sairá nua em revistas masculinas, mantendo a tradição do programa.

Mais uma vez, a blogosfera mostra que está em uma fase que pode conseguir o que quiser, desde que os grandes blogs se unam, como foi no caso de Gyselle. Não é mais raro grandes empresas convidarem blogueiros a escreverem nos seus blogs, devido à sua credibilidade no meio.

Agora é esperar para ver se Gyselle fará alguma coisa dentro da casa mais vigiada do Brasil para agradecer ao apoio da blogosfera.