27/01/2008

A Humanização da Internet e a Democracia nas Corporações

Nesta última sexta feira, acabei me deparando com dois compromissos inusitados durante o dia, o que me dificultou muito para acabar postando algo por aqui. Mas hoje venho recompensar com um artigo bem interessante sobre blogs corporativos. Um assunto que venho me dedicando nesses últimos dias, graças a um trabalho paralelo que estou desenvolvendo.

Você já parou para analisar a web 2.0? Compará-la com o que se via na rede há alguns anos atrás?
Pois então, nunca confunda. A internet da nova era 2.0, não é uma nova internet, mas sim, a evolução da mesma.
Deixamos de ser simples mortais passivos às informações de terceiros, para garantir, compartilhar e gerar o próprio conteúdo.
Temos chances de quebrar barreiras e desenvolver a nossa própria filosofia nesse universo online. Mas atenção. Somos nós que construímos os nossos próprios espectadores. São eles, os internautas.

Se nós, seres humanos comuns, não artistas de Hollywood, muito menos Presidentes da "Grande América", somos a nova personalidade do ano para a revista Time em sua edição de 2006, temos que rever nossos fiéis conceitos.
Devemos contribuir e levar a sério toda essa nova era comunicativa.

E já que somos tudo isso, temos que tomar cuidado e sermos cautelosos, pois vivemos numa fase que eu denomino de "Big Brother 2.0", onde todos nós, usuários, internautas e blogueiros, vivemos sendo espionados diariamente, graças a todos estes novos meios de comunicação que estamos agregados. São eles: as redes sociais, os blogs, os mensageiros e diversas outras plataformas que nos fazem estar sendo sempre observados por alguém.
E se para nós ( pessoas ) isso já é algo a ser refletido, imagine para as empresas, que hoje se dedicam a infiltrar suas novas funções nestes ambientes da web.
Portanto, a transparência é um fator imprescindível para as corporações, que mantém ou atualizam de alguma forma seu conteúdo em um blog, por exemplo.


Os blogs corporativos, hoje são uma tendência. Eles permitem uma relação menos dura e sisuda entre a empresa e o mercado. Quebram barreiras entre os colaboradores e/ou fornecedores.

Um blog corporativo transparece a sua empresa - criando uma maior aproximação da empresa com o cliente. E na minha opinião, é a melhor maneira de construir uma cultura corporativa na rede.

Por ser ícone de relacionamento democrático, se a lei que eu chamo de "inércia digital" ( ação e reação ) entre o blogueiro e os leitores não funcionar, não é um blog.


Veja agora, alguns exemplos legais de blogs corporativos, escolhidos à dedo.

Blog da Tecnisa:
http://www.blogtecnisa.com.br/

*O primeiro blog do mercado imobiliário.
Sempre com ótimas atualizações sobre a indústria da construção civíl.

Blog da cerveja Miller:
http://www.brewblog.com/

*Ótimo espaço dedicado a postar altas informações do mercado de cervejas pelos EUA e pelo mundo.

Blog da Intel:
blogs.intel.com/brasildigital

*Blog atualizado por executivos da empresa no Brasil.

Blog da Microsoft (Pacote Office)
http://www.ocio2007.com.br/

*O Ócio é um projeto audacioso, onde sobe sempre informações e dicas sobre como utilizar de forma criativa, original e audaciosa as ferramentas do pacote Microsoft Office.



Ficou curioso e interessado nesse assunto? Indico a visita ao Blog Corporativo, blog do autor do livro que leva o mesmo nome, Fábio Cipriani. Este blog me ajudou muito na construção do meu novo conhecimento sobre esse tema.



Espero que tenham gostado. Uma ótima semana, pessoal!!!

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