27/12/2007

Superação


Outro dia estava discutindo sobre a necessidade das "mãos" para o trabalho. O que seria de um Diretor de Arte (mão na massa) que está começando sem as mãos, para executar o que está imaginando.

Acho que esse vídeo mostra muito bem que quando é pra você ser o que você deseja, não há nada que faça você desistir, é só ter coragem (core + agem = agir com o coração) que tudo sairá dentro dos conformes.

Quanto mais natural, melhor

Você deve estar careca de saber que a Fruttare lançou um desafio ao Rafinha em se manter 100% natural. Você ainda não sabe do que estou falando? Então clique aqui.



Assistindo aos episódios, você vê que a teoria do Big Brother se aplica: no início, a pessoa se preocupa com a câmera, mas depois de um tempo ela começa a agir normalmente, que é o objetivo desta ação. Para ver todos, acesse o site.

Essa atitude é totalmente diferente do que estava acontecendo na propaganda. Quanto mais o sorriso colgate fosse artificial, melhor sairia o comercial... para o cliente. A criatividade, muitas vezes, era tratada como coadjuvante, quando deveria ser a protagonista das histórias.

Agora, a moda é ser “natural” igual ao Rafinha. Aos poucos, os clientes estão entendendo que não adianta forçar a barra. A melhro fórmula é passar o seu conceito e posicionamento com honestidade. Afinal, essa é a base de um relacionamento de sucesso.

Pra você criativo, quando o cliente perguntar pelo sorriso colgate dos atores, mostre a ele o sorriso sacana do Rafinha e o resultado que ele está obtendo.

20/12/2007

Sinc e os Links Patrocinados

A Sinc criou mais uma nova ação de internet, mas seria mais voltada para EndoMkt.
Para o fim de ano que se aproxima, ela utilizou dos Links Patrocinados do Google para deixar uma mensagem de 2008 para seus funcionários. É só digitar um nome de algum funcionário que aparecerá nos links patrocinados o nome e a mensagem, com o link para o site da Sinc.

Peguei como exemplo (na imagem) meu amigo redator Bruno Bocchese, que agora faz parte da equipe de criação da Sinc.

Uma idéia muito bacana e simples. Mas para chegar até ela que está a discussão!
Parabéns!

Bom fim de ano para todos!

Abração.

17/12/2007

Viral de Elite

O filme Tropa de Elite ainda rende paródias, piadas e afins. A NDS, agência digital da NBS, criou uma campanha viral para o site MyMovies com o ator Caio Junqueira, o aspira Neto do filme, para divulgar seu serviço de locação on line.

A campanha foi lançada em 3 de dezembro, dia Nacional de Combate à Pirataria e tem criação de André Lima e Ricardo Weitsman. O planejamento ficou a cargo de Luiz Felipe Barros.






Compreendido?

Kibon e seus Dois Desafios.

Fala pessoal, nessa segunda-feira vou falar um pouco sobre duas campanhas que tem chamado muito atenção ultimamente.

No início desse mês de dezembro a Kibon lançou o Desafio Fruttare. Trata-se de um desafio feito ao comediante e ator Rafinha Bastos onde ele terá que agir naturalmente, dizendo apenas a verdade em todas as situações que se deparar, além comer alimentos naturais durante 1 mês inteiro.

Vários vídeos já estão disponíveis no site pra quem quiser acompanhar a aventura.

Para conferir o Desafio Fruttare acesse: www.desafiofruttare.com.br

A proposta do reality show é muito interessante e já está dando o que falar, pois Rafinha é muito carismático e consquista todas as pessoas que o conhecem.

Confira um vídeo abaixo:



A segunda campanha que foi anunciada recentemente é a "iPod dentro do Palito". Amanhã, dia 18, cerca de 10 mil Fruttares virão com iPods Shuffle em seu interior. Se você abrir o picolé e achar o iPod ele é seu na hora.
Durante 8 meses a Kibon vem trabalhando com a Apple para achar um forma de fazer o aparelho aguentar a baixa temperatura e a solução encontrada foi embala-los em silicione e fibras de vidro. E não adianta tentar que não vai dar pra ver se o picolé vem com o iPod ou não.

Confira a imagem abaixo:


Ponto pra Bullet e pra McCan Erickson que foram as idealizadoras dessa façanha.

Um abraço.

Bruno Delfino
www.falandonisso.com

PS: Dei uma mudada no layout do blog. Espero que gostem.

11/12/2007

Informação x Anúncios

O texto abaixo é do site Observatório da Imprensa e foi escrito pelo comunicólogo Carlos H. Knapp. Ele trata da discrepância entre o conteúdo informativo e os anúncios nos jornais brasileiros. Bem interessante.


Não sei se existe esta regra escrita em algum manual de ética ou de bom senso, mas aprendi que deve haver uma proporção razoável entre a publicidade e a matéria jornalística publicada por um veículo. Num jornal ou numa revista, a proporção máxima tolerada, se bem me lembro, seria de 30 % de publicidade.

Perturbado pelo crescente volume de publicidade, que tem aumentado o peso dos jornais sem aumentar a quantidade da informação contida, notadamente desde que se iniciou o atual boom imobiliário, resolvi medir essa proporção. Para não ir ao extremo, evitei a edição dominical e tomei a edição de sábado (1/12) de um dos nossos jornalões. Somei a centimetragem de anúncios: deu 25.005 cm/coluna. Somei também o espaço ocupado pelo conteúdo – 10.836 cm/coluna.

A proporção é de quase 70% de publicidade! Em alguns cadernos a proporção chega a 84% e mesmo 89%. E isso sem levar em conta os cadernos de classificados, que podem ser entendidos como um serviço, ou aqueles cadernos e suplementos que não são de jornalismo e sim de promoção das atividades de certos setores, como informática e turismo. Também não somei as agora freqüentes sobre-capas publicitárias de caderno.

Mensagens comerciais

Verifica-se, portanto, uma subversão de valores. Os jornais, que eram veículo de informação e portavam alguma publicidade, tornam-se veículo de publicidade portadores de alguma informação. E nós compramos esse veículo, isto é, pagamos para ser o público-alvo dessa publicidade. Seria justo que também aqui ocorresse uma inversão: o jornal passaria a pagar pelo privilégio de nos ter como seus leitores e nos incluir nos números de sua circulação paga, que é o que ele comercializa. O jornal deveria pagar a você uma mensalidade para tomar a sua assinatura, caro leitor!

Nossos maiores jornais sempre se inseriram na elite da imprensa ocidental, onde estão, por exemplo, The New York Times, El País, The Times, Le Figaro, The Washington Post. Não é possível imaginar jornais dessa categoria transfigurados em meros catálogos de anúncios. Acredito que a principal ameaça à sobrevivência da mídia impressa não está na mídia eletrônica e sim na subordinação da missão do jornalismo aos interesses comerciais da empresa.

A desproporção entre conteúdo e publicidade verifica-se também em outros veículos de comunicação de massa. Na nossa televisão, a lei limita a publicidade a 25% do tempo: 15 minutos em cada hora. Mas essa lei é cumprida? Existem canais que transmitem só e exclusivamente publicidade. E existe a publicidade dissimulada, o merchandising. De qualquer forma, é mais fácil assimilar a noção de uma televisão disseminadora de mensagens comerciais do que admitir uma imprensa transformada simplesmente nisso.

10/12/2007

2º Encontro de Blogs de Publicidade

Neste último sábado rolou o 2º Encontro de Blogs de Publicidade (ou #EBP para Twitters).
Foi mais um dia descontraído onde pudemos trocar informações a respeito de nossos blogs e melhorias que cada um pode fazer para o seu... $ nos blogs.
Além de falar um pouco da área, cerveja, esfihas, mulheres, futebol (Sãopaulinho lógico e um pouco de Corinthians) e muito mais...

Dessa vez foram poucos mas bons blogueiros. Que são:

(Ordem Alfabética)

*Bruno Delfino - Falando Nisso.
*Bruno Allucci - Direto do Forno.
*Diego Jock - Casa do Galo
*Gabriel - Adivertido.
*Guilherme Cury - Rough. (Eu mesmo)
*Jonathan - Ad Me.
*Luiz Yassuda - Yassuda/Estalo.
*Wagner - Colméia.

Com certeza ficou novamente um clima de que haverão muitos outros e que cada vez será mais sério esse encontro e com maior assiduidade.

Valeu galera. E até o próximo.

09/12/2007

Twitter.

Fala pessoal, neste domingo vou falar um pouco aqui no Bloguerreiros sobre o Twitter.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o Twitter, mas elas ainda não sabem o que é e pra que funciona. Num contexto geral o Twitter nada mais é do que uma ferramenta de 'microblogging' onde você posta um texto de no máximo 140 caracteres. A maioria acha perda de tempo responder a pequena pergunta: “What are you doing”, alegando que ninguém se interessa pelo o que você está fazendo no momento.

Porém, alguns benefícios do Twitter são:

-conhecer e trocar experiências com as pessoas;
- receber dicas de sites, vídeos e curiosidades encontradas pelos usuários;
-ampliar a sua rede de contatos;
-se divertir com algumas figuras ilustres que aparecem por lá;

Muitas empresas têm visto no Twitter uma oportunidade de negócio. É o caso do Tim Festival e do Planeta Terra que utilizaram da ferramenta para postarem informações, dicas, notícias e outras coisas sobre os eventos.

Outro destaque foi o Twitter do Papai Noel que acabou sendo revelado pela Colméia recentemente. Os usuários podem mandar um 'reply' (uma forma de resposta feita com o símbolo ‘@’) dizendo o que gostariam de ganhar, além de poder oferecer presentes aos outros.

Se você ainda não aderiu ao Twitter acesse www.twitter.com e experimente.

Caso você já faz parte, aí vão alguns guerreiros que já estão nessa empreitada:

Bruno Delfino: www.twitter.com/bdelfino
Gabriel Jacob: www.twitter.com/gabrielj
Guilherme Cury: www.twitter.com/guicury
Alex Gonçalves: www.twitter.com/alexgoncalves
__________________________________________________

Uma notinha rápida: O by the way agora se transformou no Falando Nisso. Não deixem de conferir e assinar o feed. O endereço é www.falandonisso.com
___________________________________________________

Um abraço.

Bruno Delfino.
www.falandonisso.com

05/12/2007

Anunciante e Consumidor

Como seria um jantar - ou almoço - entre alguns tipos de anunciantes e alguns tipos de consumidores? Confira o filme abaixo que é muito bom




Fonte: http://www.bringtheloveback.com/

03/12/2007

Dia Mundial do Combate contra AIDS

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

A data já passou, mas sabemos que sempre temos que lembrar desta causa. Veja esta nova campanha da Sidaction, importante ONG francesa que apóia a luta contra a AIDS em diversos países pelo mundo, como ficou forte e impactante.


“Around the world, one person dies of AIDS every 10 seconds”.

abs,
Jonathan Benarrós do Ad Me

02/12/2007

Petrobrás em Speed Racer

A Petrobrás estaria negociando para que sua logomarca apareça em um dos carros da adaptação para o cinema do antigo desenho Speed Racer. Será que vai ser no Mach 5?