Fala galera, prontos para mais um post aqui no Bloguerreiros?
Dessa vez vou falar de um jogo que está abalando o mundo dos videogames: o Halo 3.
Halo é um jogo de tiro em primeira pessoa futurista onde você controla o personagem Master Chief e mata alienígenas. O criador desse super game foi a Microsoft sendo que a única plataforma em que ele pode ser jogado é o Xbox.
Dia 25 de Setembro foi lançada a terceira edição para Xbox 360 e novas campanhas publicitárias surgiram para divulgar um dos games mais esperados do ano.
Certamente a coisa que mais chamou a atenção na ação feita pela McCann foi a criação de uma maquete muito realista da guerra que acontece no jogo. Além de um lindo vídeo, o site oficial mostra com perfeição os mínimos detalhes da maquete tendo a oportunidade de andar no meio dela, tirar fotos dos ambientes, entrar em links e conhecer mais sobre os personagens.
Sem dúvida uma criação e execução de tirar o fôlego, fazendo com que nos sintamos dentro do jogo mesmo sem jogá-lo.
Para acessar o site clique aqui.
Veja o vídeo abaixo:
Eu não conhecia o jogo, mas confesso que após ver o site, fotos e releases fiquei com uma enorme vontade de jogar e encarar essa aventura. Quem sabe mais pra frente quando eu conseguir comprar um Xbox 360.
=D
Um abraço.
Bruno Delfino.
http://www.by-theway.blogspot.com
30/09/2007
Halo 3.
Alfabetização Midiática
"Conviver com as mídias é a coisa que os seres humanos mais fazem. Quer você tenha consciência disso ou não, a essência da vida moderna é viver por, pela e para a mídia"
Essa frase é de Todd Gitlin, jornalista e sociólogo autor do livro Mídia Sem Limite: como a torrente de sons e imagens domina nossas vidas. Essa frase levanta uma questão muito importante: o bombardeio de conteúdos midiáticos audiovisuais pode estar destruindo a consciência crítico-reflexiva das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes que crescem num mundo onde os grandes conglomerados de mídia têm a sua disposição um cenário nunca antes visto para propagar suas ideologias que, muitas vezes, servem apenas para propagar seus interesses escusos.
Através da convivência diária com uma infinidade de conteúdos mastigados e feitos sob medida, crianças, adolescentes e sim, muitos universitários por aí (que cada vez mais desprezam matérias como sociologia, filosofia entre outras teóricas porque acham inúteis a sua vida prática e esquecem que estão numa universidade é não em um curso técnico qualquer) se tornam presas fáceis, tornando-se assim, zumbis ou bonecos nas mãos de ventríloquos hábeis
Nada contra a tecnologia, a convergência tecnológica ou ao YouTube. Esse último por sinal é muito legal e veio pra ficar com todo merecimento. Mas é preciso que desde de cedo ocorra uma alfabetização midiática que prepare crianças e adolescentes para responder criticamente a produtos midiáticos que lhes são jogados a cada minuto. E nós, como comunicólogos e guerreiros da comunicação, temos que zelar para que isso aconteça.
28/09/2007
Voltando
A primeira de todas foi Heroes, que teve o início de sua segunda temporada na segunda-feira. A temporada começou ótima, mesmo tendo um episódio morno. Um leque de mistérios e dúvidas foi aberto nesse episódio, o que é garantia de ótimos episódios vindo pela frente. O episódio se passa 4 meses depois do encerramento da primeira temporada, e mostra como os principais personagens reagiram aos acontecimentos. Dentre a série de acontecimentos do episódio, os principais mistérios ficam com o assassinato do pai de Hiro, o novo amigo de Claire, e o que aconteceu com Peter.
No dia seguinte, terça-feira, matamos a saudades do nosso médico favorito. Sim, House voltou, mais ácido, frio e engraçado. O episódio foi realmente muito bom, já que com a saída dos "ducklings" o foco no trio House-Cuddy-Wilson foi muito maior, mostrando que a dinâmica que rola entre os três é impressionante. House se mostra abalado com o afastamento do seu time, e resolve trabalhar no caso sozinho, indo contra os pedidos de Cuddy. Wilson, que também acha que House precisa de uma equipe, tomou uma decisão mais drástica e sequestrou o ente mais querido de House, sua Fender 1967 de 12mil doláres. Após quase perder a paciênte House resolve começar uma série de entrevistas para uma nova equipe, encerrando o episódio da melhor maneira possível.
Tendo a quarta-feira pra recuperar o fôlego, a empresa Dunder Mifflin reabiu as suas portas. Sim, saiu ontem o primeiro episódio da quarta temporada de The Office. Com um episódio de 1 hora (O dobro dos episódios normais), os roteiristas mostraram que 2 anos de exibição não a impediram de ser uma das melhores séries de comédia em exibição. O episódio é focado na tentativa de Michael se desculpar pelo acidente com Meredith, o que resultou em uma corrida beneficiente. O episódio é realmente excelente, espero que consigam manter o nível.
A quem interessar, voltei a postar no blog. Postarei aqui toda sexta-feira, no mesmo esquema de antigamente. Isso aqui vai funcionar como uma coluna cultural para o blog, espero que gostem. Pra melhorar um pouco, nos últimos posts de cada mês deixarei umas recomendações pra vocês.
Lição de casa:
A leitura recomendada desse mês é a História em quadrinhos Preacher, que está sendo lançada aqui pela Pixel, e teve as primeiras edições lançadas pela Devir. Para ouvir, recomendo o novo CD do Foo Fighters, Echoes, Silence, Patience & Grace.
- Renato Fernandes
www.clearspot.blogspot.com
27/09/2007
Quando um hit ressuscita uma banda
Muitos sabem que a trilha sonora, em qualquer obra audiovisual, é um elemento importante para expressar sentimentos que a cena que passar para o público. Em alguns casos, a música torna-se febre por causa de um filme, por exemplo.
É o que deve estar acontecendo com a banda Tihuana e o seu antigo hit “Tropa de Elite”, que não por acaso, faz parte do filme com mesmo nome.
Por causa do estrondoso sucesso do filme antes mesmo de chegar aos cinemas oficialmente, a banda deve estar novamente com agenda cheia e a música, que foi lançada há muito tempo, talvez volte às paradas de sucesso novamente.
Na publicidade brasileira, o caso mais notório é a música Fake Plastic Trees do Radiohead, que ficou conhecida com a “música do Carlinhos”.
Depois da veiculação do material, várias pessoas correram atrás da banda e a maioria se tornou fã dos caras. Ás vezes, a propaganda vende mais que o produto em sim na sua peça.
Caio Costa, do Blogcitário – www.blogcitario.com
Batalhado por Caio às 11:31 0 visões!
Marcador Blogcitário, Tropa de Elite
25/09/2007
Marcas de Sucesso
O que me chama a atenção é como certas marcas conquistam tamanho reconhecimento e notoriedade a ponto de serem usadas por outras marcas de segmentos diferentes, como é o casa da foto ao lado. Uma marca não nasce consolidade, não conquista prestígio e respeito da noite para o dia, é preciso muito trabalho e dedicação de todos os que estão envolvidos com ela. Há poucos anos atrás a Apple estava ofuscada, literalmente a beira do abismo, após Steve Jobs voltar ao comando da empresa os rumos da Apple mudaram, com o trabalho e o comando de Jobs a marca tornou-se nos dias de hoje um ícone, uma marca cobiçada por muitos.
Acho que foi por isso que escolhi ser publicitário, saber que um dia ajudei a tornar uma marca forte, mesmo que seja apenas aqui na cidade onde resido, já será gratificante e recompensador, e isso é apenas um dos vários fascínios que a publicidade exerce sobre quem estuda Publicidade e Propaganda, pois só assim para ficar até as 22h na agência trabalhando em cima de uma campanha e quase esquecer de publicar este post que vocês estão lendo.
Batalhado por Duda Pan às 21:59 1 visões!
Marcador Duda - Portifólio Publicitário
Dia mundial sem carros, na garagem.
Neste último sábado aconteceu o Dia Mundial Sem Carros. A Lew Lara criou uma campanha muito boa tentando incentivar o dia 22, para que as pessoas adotassem outros modos de locomoção e participassem dos eventos que aconteceriam em São Paulo.
Porém o que ficou de exemplo foi que no Brasil, pelo menos em São Paulo, é utópico tentar fazer um dia como esses. As pessoas que estão acostumadas a usar seus veículos, não conseguem de jeito nenhum abandoná-los para a locomoção diária, o que não foi diferente no sábado do “dia mundial sem carros”. Em todo o ano, esse sábado foi o que apresentou mais trânsito, por exemplo, na Radial Leste.
Com certeza é muito bom fazer um dia como estes, pois de exemplos são feitas as diferenças e pelo menos um dia no ano esses exemplos ficaram. E quem sabe um dia não precisemos nem mais comunicar e as pessoas irão perceber quão importante é uma caminhada diária e até o mais importante, perceber quanto é necessário para o planeta esse tempo para respirar.
Batalhado por GuiCury às 09:50 0 visões!
Marcador campanha, dia mundia sem carros
24/09/2007
Se piscar perde
A O2 lançou um advergame para mostrar que patrocina a seleção inglesa de Rugby na Copa do Mundo. O jogo chama-se “Stare Out”. O internauta tem que ficar encarando três jogadores através da tela do computador e o primeiro que piscar perde. Depois pode fazer parte da galeria de “winners” ou “losers”. Os perdedores são pelo menos reconhecidos pela coragem de aceitar o desafio.
Para jogar precisa ter uma web cam que vai capturar os frames e aplicar um filtro que analisa pixel por pixel para identificar as diferenças entre as imagens. Quem quiser desafiar os caras é só clicar aqui
Jonathan Benarrós
www.adme.com.br
23/09/2007
Pérola
Aí vai a Grand Pérola do 2º Festival Desencannes. Seria um anúncio para divulgar o DVD do filme Brokeback Mountain.
A criação é de Marcos e Hiram
22/09/2007
Banner Blog.
Olá pessoal. Neste sábado eu vou dar uma dica pra você que gosta de peças de mídia on-line criativas e inovadoras.
Todos sabem que a internet é recheada de propagandas por todos os lados, porém não são todas que funcionam e atingem em cheio o target. Um modo de fisgar o consumidor é fazer algo criativo, diferente e que chame a atenção.
Há muitas peças boas pela rede e a maioria encontram-se no Banner Blog.
O site possui os melhores banners da internet no mundo inteiro e serve de inspiração para aqueles que querem criar e desenvolver peças que se destaquem.
Navegando pelo site encontrei dois banners que mais me chamaram a atenção por causa da inovação e principalmente pela interatividade.
É o banner da Fantasy Interactive e do jogo Guitar Hero II.
Vale a pena conferir essas e mais outras peças, pois com cada vez mais coisas novas surgindo na internet, você não pode ficar para trás.
Um abraço.
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
20/09/2007
Overdose de inserções é prejudicial à saúde
Todos sabem que propaganda é essencial para tornar marcas, produtos e serviços conhecidos do público, cria posicionamento, faz as empresas crescem e etc. Mas quando uma empresa insere a mesma propaganda por um longo tempo, simplesmente ela não surte mais efeito e ainda por cima, pode trazer uma certa antipatia das pessoas.
É o que pode acontecer com um dos filmes mais esperados de 2008: Homem de Ferro. Com sete meses de antecedência, já lançaram o primeiro trailer na internet e em breve deve estar em todos os cinemas.
O trailer gera uma expectativa muito grande, mas ele pode cair na mesma armadilha do Homem Aranha 3. Também foi lançado em maio deste ano, mas muito antes, o trailer dele simplesmente estava presente em quase todos os filmes exibidos durante meses a fio. Para quem é cinéfilo, como eu, deve ter decorado todas as falas e cenas da peça.
Quando finalmente o filme estreou, o filme não foi tão bom quanto imaginava, pois de tanto assistir ao mesmo trailer por tanto tempo, ele me gerou uma expectativa que não foi correspondida.
Se por acaso na publicidade acontecesse a mesma coisa, além de ser desperdício de verba, faria o produto ou a empresa ser alvo de piadas e de irritação, até. Só vou dar um exemplo que certamente fará você ficar de cara feia: bordão “quer pagar quanto”, das Casas Bahia. Fabiano Augusto encheu tanto o saco, que nunca mais alguém chamou o cara para ser garoto-propaganda e hoje a empresa veicula comerciais mais tradicionais, sem bordões que possam irritar o consumidor.
Na propaganda, como na vida geral, tudo em excesso faz mal.
Caio Costa, do Blogcitário – www.blogcitario.com
Batalhado por Caio às 15:23 3 visões!
Marcador Blogcitário
Eu não sei de nada!
Esse é um filme muito antigo do Estadão, na minha opinião foi um dos melhores até hoje. Não sei bem certo se é da Talent pois no site deles não tem esse vídeo no portfolio. E também nunca achei ele em nenhum lugar, tive que pegar nos meus arquivos e dar upload no youtube para postar.
O filme simula um interrogatório, onde o sujeito "não sabe de nada." Sendo assim, é melhor ele começar a ler o Estadão.
Espero que gostem, pois sempre foi um dos shortlists da minha preferência.
Batalhado por GuiCury às 14:29 0 visões!
Marcador campanha, estadao, midia eletronica
19/09/2007
Uma das melhores Propagandas da Folha de S. Paulo
18/09/2007
Vendendo Status
É isso o que a Ford está fazendo, o novo comercial do Ford Fusion é um ótimo exemplo disso, a empresa não está apenas anúnciando um modelo de automóvel, está anúnciando que as pessoas que possuem um Fusion são pessoas bem sucedidas e que fizeram por mercer as conquistas. Veja o vídeo abaixo e deixe sua opinião nos comentários.
Batalhado por Duda Pan às 13:42 1 visões!
Marcador Duda - Portifólio Publicitário
1º Encontro de Blogueiros Publicitários
Como ninguém ainda postou, aí vai a história.
Este último sábado foi marcado por muita esfiha e muita cerveja no I Encontro dos Blogs de Publicidade & Afins, que aconteceu no restaurante El Malek (terroristas).
Foi muito legal o encontro, por ter contado com tanta gente bacana de diversos pontos de São Paulo, região e até de outros cantos desse Brasil, como a Luciana e o Marcus que vieram de longe (bem longe) para o encontro. Pudemos discutir sobre muitas coisas, como: Publicidade, trabalho, marketing, arte, tendências, guerrilhas, sistemas de blogs, parcerias, mkt-viral, faculdades, dinheiro com blogs e muito mais...
É isso aí, acho que para todos ficou aquele sentimento de "que venha o próximo" e garantiremos que SIM! Alguns blogueiros que estiveram no encontro:
Alessandro Ribeiro - O bolacheiro
Alessandro Temperini - Aletp
Bruno Delfino - By the way
Gabriel Jacob - Adivertido
Guilherme Cury - Rough (Eu)
Jonathan - Ad Me
Luciana Frasão - Marketrix
Luiz Yassuda - Estalo
Marquito - Divagações e Idéias
Marcus - Midiático
Nasson Nogueira - Rough
Patrícia Furlan - Rough
Rafael Amaral - Sem Rótulo
Tay - Blog da Rua
Para ver mais fotos, visite o flicker: http://www.flickr.com/photos/adme/sets/72157602052187671/.
Até o próximo pessoal!
Batalhado por GuiCury às 10:36 0 visões!
Marcador blog, encontro, publicidade
17/09/2007
Deixe o carro na garagem e vá de bicicleta
O banco canadense Vancity criou uma campanha social chamada “Vancity Bike Share” que ajuda na redução da poluição, estimula a prática de exercícios físicos e proporciona interatividade entre pessoas.
O programa colocou a disposição do público 45 bicicletas que podem ser emprestada durante três semanas. Depois deste período, os usuários tem que passar as bicicletas para outras pessoas. Mas não só isso, as pessoas que estão com as bicicletas podem contar sua experiência com a nova rotina no blog do banco. E no final da campanha todas as bicicletas serão doadas para ONG PEDAL (Pedal Energy Development Alternatives) que fará a distribuição das bikes para comunidades carentes.
Será que aqui no Brasil daria certo? Provavelmente não.
Jonathan Benarrós
16/09/2007
SINOS 2007 - 8º Festival Internacional de Publicidade e Comunicação em Língua Portuguesa
Batalhado por Alex Gonçalves às 12:14 0 visões!
Marcador SINOS 2007
EPPA!
15/09/2007
É blogger sim, e dai ?
"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela." J.B Shamw
Vou falar um pouco sobre como eu criei o meu primeiro blog, na época o falecido Rede Web.
No começo desse ano numa tarde distante e tediosa, eu entrei na internet e tive a vontade inexplicável de criar um blog, minha idéia na época sobre o que é um blog era limitada e eu não imaginava o poder de um simples blog.
Usei o Weblogger do terra, mas estava indeciso pois nunca tinha usado outro serviço por esse ser o primeiro.
Logo veio a duvida sobre qual serviço escolher e encontrei minha solução no sobresites em um texto do Alex Castro, e acabei ficando com o Blogger no qual na minha opinião pode não ser perfeito, mas é um dos serviços de hospedagem para blogs mais completos, por ser um dos primeiros a ser criado, pelo Google ter comprado e o risco de falir é mínimo, por quê seu armazenamento é muito extenso e pelo blog ser muito fácil e pratico de se usar.
Por enquanto não tenho a mínima vontade e necessidade de ter um domínio próprio ou trocar de serviço, estou satisfeito com o blogger.
E você tem um blog ? Usa o blogger ou Weblogger ? Não sabe a diferença ? Ou prefere mesmo o Wordpress ?
Design.
Olá queridos leitores do Bloguerreiros, neste sábado vou postar algumas dicas para Diretores de Arte e simpatizantes.
O mundo da publicidade está passando por constantes mudanças, assim como o consumidor.
E você, diretor de arte, precisa acompanhar essas mudanças e sempre estar atualizado com as novas tendências e novidades do mundo do design.
Um exemplo de tudo isso é a Absolut Vodka que desenvolveu garrafas personalizadas por designer brasileiros e está dando o que falar no mercado.
Conversando agora pouco com o meu amigo Gabriel, confessei que não sou muito bom na direção de arte (prefiro redação) e para me aprimorar e me aperfeiçoar cada vez mais acesso sites muito bons de design e arte.
Para você que busca inspiração para realizar trabalhos cada vez melhores e estar por dentro da novas tendências, aí vão algumas dicas:
Idéia Forte: Um blog atualizado constantemente e que possui novidades, tendências, utilidades entre muitas outras coisas mais sobre design e variedades.
Design Flakes: Outro blog voltado especificamente ao design, onde contém dicas de portfólios e trabalhos de artistas do mundo inteiro.
Pristina: Blog mais do que atualizado com dicas de sites, portfólios, e outras coisas sobre design.
Fubiz.net: Site francês indispensável para aqueles que querem estar por dentro do que vem do exterior.
Aisle One: Como o próprio slogan do site diz:”Tipografia, design e muitas coisas mais”
Computer Arts: Site da revista britânica que é a principal referência em termos de design.
Se quiser mais inspiração, não esqueça de dar uma pesquisada sobre cubismo, expressionismo, futurismo, surrealismo e outros movimentos artísticos.
Bom pessoal, essas são as minhas dicas. Se você tiver mais, deixe um comentário.
Um Abraço.
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
13/09/2007
Meme, oportunidade de ouro para os publicitários
Há muito tempo, o conceito do meme está difundido pela web afora. A tendência agora é aproveitar a audiência e a “autoridade” dos maiores nomes da blogosfera para propagar promoções divertidas de empresas entre os colegas de links e o seu público.
Este que vos escreve, mesmo não tendo muitos leitores, vez ou outra recebe um convite para participar de algumas promoções, que são:
Promoção Heroes: Clique no banner abaixo para me ajudar a ganhar um box de DVD´s da 1ª temporada da série sem necessidade de sorteio. Depois de confirmar o número pedido, veja como você também pode participar.
Campeonato Anti caspa: espécie de super trunfo, você recebe um cartão com habilidades que devem ser confrontadas com o seu adversário. O prêmio é um Xbox 360 para que tiver mais pontos. Caso queira entrar nesta disputa mediante o meu convite, mande um e-mail para blogcitario@yahoo.com.br.
Agora, prezado blonauta, quero saber a sua opinião sobre o assunto.
Caio Costa, do Blogcitário – www.blogcitario.com
Batalhado por Caio às 11:42 2 visões!
Marcador Blogcitário
12/09/2007
Liberadade em Criar
Vejam a fachada que a Akestam Holst de Estocolmo criou para a loja Pause, especializada em som e home-theatres. (não poderia ser melhor !)
11/09/2007
Clube do Futuro
O Clube do Futuro é um festival que dará estágios no departamento de criação das principais agências cariocas, as inscrições estão abertas desde ontem, dia 10, e está aberto a qualquer um que tenha interesse em conseguir o estágio. Para participar é simples, basta ser criativo e mandar bala no briefing, que conciste na criação de um anúncio de página dupla para revista, mostrando que a ALERJ é a casa do cidadão fluminense e está sempre aberta para ouvi-lo e recebê-lo.
O festival é uma ótima oportunidade para quem quer conseguir um estágio em uma agência de renome, mas o simples fato de ter seu trabalho exposto para o juri do CCRJ já é uma excelente oportunidade para quem sonha com uma cadeira de criativo. Então, lápis na prancheta e vamos criar. Para saber mais sobre o festival clique aqui.
Batalhado por Duda Pan às 11:52 0 visões!
Marcador Duda - Portifólio Publicitário
Propaganda x Direito
Essa charge ilustra bem o assunto que hoje gostaria de discutir.
Primeiro uma grande pergunta: "Por que nessa área devemos trabalhar fora do comum?"
Não há dúvidas de que, desde que um famoso baiano veio pra Propaganda, os publicitários mais do que qualquer outros profissionais, trabalham e cada vez mais trabalharão muito e serão sempre cobrados disso. Por exemplo, você entra em uma agência e ouve: "Seu horário é das 9h às 18h."
Porém se você sai umas 18h15 (já são 15 minutos a mais do seu horário), todo mundo da agência já brinca: "É meio período agora?"
Meio período? são 9h de trabalho! Ou você acha que deu tempo de fazer uma refeição digna de um trabalhador?
Gostaria de fazer uma analogia do garoto que se formou em Publicidade e batalhando, usando os contatos, conseguiu entrar numa Grande Agência como Diretor de Arte. E o outro garotinho que se formou em Direito e batalhando, usando os contatos, conseguiu passar no concurso para Promotor Público.
O primeiro garoto, todo feliz, vai trabalhar das 9h às 20h da noite, se não tiver job de última hora. Aqueles que entram as 18h da tarde (quando o Gerente de Marketing nem vai mais estar na empresa para aprovar a campanha) e varam a noite inteira para serem concluidos. E quando recebe o primeiro salário, se depara com mais ou menos R$2.000,00 (2 mil reais), isso se ele tiver essa sorte!
O segundo garoto, engravatado, vai para o fórum, trabalha mais ou menos 4h por dia, quando fica 1 hora a mais do seu horário, já fica bravo e chega em casa falando que "trabalhou muito", fora que ele ganhou essa 1h extra. No final do mês ele se depara com um salário de mais ou menos R$15.000,00 (15 mil) isso se ele tiver azar.
Agora vamos até as esperadas FÉRIAS.
O 1º garoto ansioso, já marcou até com os amigos de ir para Florianópolis!
O 2º também... já teve 5 meses de trabalho e deu pra angariar um bom investimento e pode juntar para fazer uma grande viajem para conhecer o Louvre em Paris e também fazer um translado por toda a Europa.
Porém houve um imprevisto, 0 1º garoto teve que desmarcar a viajem com todos amigos, pois um dos principais clientes da Grande Agência quer fazer uma SUPER CAMPANHA de Férias e nosso pequeno garoto iniciante foi escalado para trabalhar 2 semanas seguidas em cima dessa campanha, incluindo sábados e domingos! E se Deus quiser e o dono da agência também, essa campanha vai pra Cannes! Quem sabe ele não vai nas próximas férias para o concurso?
Bom, o que vai acontecer eu não sei, só sei que o 2º garoto está vendo agora mesmo o famoso quadro da Mona Lisa e descobriu que o tamanho do quadro é bem menor do que ele pensava...
09/09/2007
Teoria da Conspiração
Um dos cases mais estranhos, para não dizer obscuros, é o do refrigerante Dolly. Basicamente sua estratégia de marketing consiste em anunciar sua marca na Rede TV, através de propagandas e merchandising em alguns programas e uma “luta” contra a Coca-Cola.
Existia até um programa chamado 100% Brasil, que era exibido a meia noite (adivinhem em qual emissora!) que servia apenas para relatar um suposto plano diabólico que a Coca-Cola teria de desmoralizar e acabar com o refrigerante brasileiro. A maioria dos programas contava com a participação do presidente da Dolly, Laerte Codonho, que relatava toda a perseguição desleal que sua empresa sofria da concorrente gringa, incluindo e-mails difamatórios para acabar com a reputação da marca brasileira, proibições do governo que impediriam a veiculação de outdoors na época da criação do diet dolly, em 1987 e até a existência de lobistas, que atuariam em Brasília, para abafarem casos de sonegação fiscal da gigante norte americana.
Abaixo uma parte do programa de estréia. A qualidade da imagem está ruim e fora de sincronia com o áudio, mas dá pra ouvir normalmente.
Notaram que no início o apresentador diz que este é um programa de jornalismo, que debaterá grandes assuntos nacionais que normalmente não são discutidos na mídia e em seguida dá alguns exemplos de casos que seriam mostrados em futuros programas?? Por que será que nas edições seguintes o assunto era sempre sobre a Dolly e sua guerra contra a Coca-Cola???
A seguir um vídeo que mostra um programa bem posterior ao mostrado acima, que trás uma ex-executiva da Coca-Cola
A troco de que uma ex-funcionária da Coca-Cola iria até um programa de televisão denunciar uma série de irregularidades que ocorriam em seu ex-emprego, colocando em risco a própria carreira, uma vez que não se sabe nem se ela tinha meios de provar as acusações que estava fazendo???
Como mais uma arma dessa guerra foi criado até um site dedicado única e exclusivamente a revelar a “verdade” sobre a tal perseguição que a Dolly sofreria da Coca-Cola. No www.dollyverdade.com logo de cara aparece o aviso:
"A missão era tirar você do mercado. Estratégia da Coca-Cola: estrangular a concorrência.”
Entre outras coisas o site tem um link onde se podem ver vários trechos dos programas 100% Brasil. Lembram-se do primeiro vídeo mostrado nesse post, que é do programa de estréia, em que o apresentador diz que temas distintos seriam abordados nas edições seguintes???? Pois é, tão distintos quanto 6 e meia dúzia.
Enfim, tudo isso pode ser verdade como pode não ser. A Coca-Cola persegue a Dolly ou a Dolly persegue a Coca-Cola??? Se for essa última opção, é uma estratégia de marketing no mínimo inusitada.
Para fechar aí vai uma propaganda do Dollynho, o seu amiguinho
08/09/2007
Campanha on-line de sucesso.
Olá queridos leitores do Bloguerreiros. Feriado prolongado e para não encher muito vocês hoje vou mandar um post diferente, porém bem proveitoso para aqueles que desejam aprimorar os seus conhecimentos sobre propagandas na web.
Recebi por e-mail do meu irmão um texto que falava sobre como fazer uma campanha on- line de sucesso. Creio que a internet é algo que está crescendo muito atualmente e está prestes a se tornar uma mídia muito poderosa no futuro. Assim como a internet, os anúncios on-line estão atingindo os usuários de uma forma nunca vista antes.
E para você que não quer perder tempo e já saber como fazer propagandas de sucesso na rede, separei 5 ingredientes que vão te ajudar muito a sair na frente e ganhar conhecimento e experiência no assunto.
As dicas infelizmente estão em inglês, mas dá pra ter uma boa noção do que se trata.
The right ingredients for online ads
What the top campaigns had in common:
• Keep it visually simple. Stick to little text and beautiful product shots. Online ads "are competing with a lot of other elements," said Michelle Eule, VP-research at Dynamic Logic.
• Put the brand front and center.
• Align online and offline campaigns. What's happening in other media can reinforce the online message and vice versa.
• Incorporate video and rich media: McDonald's salad spun. Oreo cookies dunked. And try out various video units—pre-roll, full-page interstitials, in-banner video.
• Add interactivity. Kraft let users virtually mix its Crystal Light On the Go product into a bottle of water.
É isso pessoal. Espero que tenham gostado das dicas.
Um abraço.
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
06/09/2007
Pânico, o rei dos “merchans”
A turma do “Pânico da TV”, capitaneado por Emílio Surita, é conhecida por seus quadros humorísticos que tendem para o inusitado e, algumas vezes, para o mau gosto. Mas um fato é inegável: o pessoal sabe atrair anunciantes como nenhum outro.
O segredo é que eles sabem fazer o “merchandising” ficar mais divertido, colocando o produto do anunciante no contexto do programa. Um exemplo recente é o Aquarius Fresh, bebida da Coca-Cola.
Ao invés de fazer o blá-blá-blá tradicional, eles simplesmente inauguraram a já clássica luta Mariazinha (personagem da bebida) x Dança do Siri. E desta forma, eles conseguem do público simpatia pelo anunciante. Eles já botaram até um lutador fantasiado de Mariazinha dentro do ringue.
Além disso, eles se tornaram mestres em propagar a sua marca pela concorrência (leia-se Globo) com a famosa dança do programa. Vários vídeos do You Tube mostram pessoas dispostas a aparecer ao vivo para todo o Brasil agachadas e movendo de um lado para o outro.
Por isso, não é à toa que a trupe da Rede TV! é tão desejada e tem os seus primeiros vinte minutos repletos de anunciantes querendo pegar carona nesse poder de atração que eles têm.
Caio Costa, do Blogcitário – www.blogcitario.com
Batalhado por Caio às 10:24 2 visões!
Marcador Blogcitário
Campanha contra Alcoolismo
04/09/2007
Brasileiro é criativo!
Estava pensando nisso ultimamente e quando estava visitando um blog pude confirmar.
Essa é a foto de um cara que foi na festa à fantasia vestido de profile do orkut... agora me diga: "quem, em sã consciência iria vestido de Orkut em uma festa à fantasia?"
Realmente, o brasileiro é um povo muito criativo. Um dos mestres da famosa Gambiarra.Existe até um blog de gambiarras: http://gambiarra.tia.mat.br/
E quem nunca fez nenhuma, que atire a primeira pedra. E se pensar em usar um estilingue para jogar a pedra, saiba que é mais uma gambiarra inventada!
Batalhado por GuiCury às 17:54 1 visões!
Marcador criatividade, gambiarra, orkut
iWANEX STUDIO
Batalhado por Duda Pan às 17:39 1 visões!
Marcador Duda - Portifólio Publicitário
02/09/2007
Tomou???
O destaque na semana passada no mundo da propaganda brasileira não poderia ser outro senão a volta dos mamíferos da Parmalat, que aconteceu no último dia 30, no intervalo do Jornal Nacional. As novas peças enfatizam o crescimento da linha de produtos da Parmalat com destaque para a linha Premium, e trazem os mesmo atores, agora adolescentes, que estrelaram a marcante campanha de 1996. Segundo o site Portal da Propaganda, a nova aparição dos mamíferos promovida pela agência Africa contou com um investimento de R$ 40 milhões e inclui também mídia on-line e material de ponto-de-venda.
O conceito “Os mamíferos cresceram. A família de leites Parmalat também” tem criação de Nizan Guanaes, Eduardo Martins, Carlos Fonseca, Sibely Silveira e Fábio Victória.
E o Buzz do Estadão...
Olá pessoal, domingo e cá estou eu para mais um post aqui no Bloguerreiros.
Quarta-feira passada foi realizado o Debate de Responsabilidade e Conteúdo Digital realizado pelo Estadão para passar a limpo a campanha polêmica que afetou blogueiros de todo o Brasil.
Estive presente no dia do debate e pude presenciar toda a “discussão”.
No by the way, coloquei todo o meu parecer sobre o debate, mas queria dar um foco hoje no Estadão.
Na minha humilde opinião tudo isso não passou de uma estratégia de marketing muito bem pensada e analisada. O Estadão e a Talent sabem o poder e força de opinião que os blogs possuem e se aproveitando disso criaram uma campanha para gerar um buzz que foi benéfico para eles próprios.
O quanto foi falado do Estadao nesses últimos dias? Quantos blogs postaram algo a favor ou contra? Até o Bloguerreiros está falando deles nesse exato momento.
Esse é o jogo do Estadão, E acho que eles, por incrível que pareça, marcaram ponto.
Será que daqui pra frente vai ser assim? Ou pior?
Veja uma parte do debate abaixo:
Bruno Delfino.
http://by-theway.blogspot.com
01/09/2007
Pra Descontrair... Será?!
Antigamente, os telefones eram de discar, os celulares só mandavam e recebiam ligações, as máquinas fotográficas eram bugigangas que só tiravam fotos, as câmeras eram trambolhos que só filmavam. Enfim, uma coisa era uma coisa e outra coisa era outra coisa, PORÉM hoje em dia...
...uma coisa é outra coisa e outra coisa são inúmeras coisas.
O que é espaço em branco e por quê devo me preocupar
Deu branco!!!
Espaço em branco é um espaço dentro de um design visual, também conhecido como espaço negativo, no qual não aparece texto ou imagem. Apesar do nome, o espaço em branco nem sempre é branco - é a cor do plano de fundo.
O espaço em branco é extremamente importante para legibilidade e para o equílibriodo no design, permitindo para poder guiar os olhos, descansar eles em intervalos e o uso apropriado do espaço em branco ajudará a fortalecer sua mensagem -as vezes o que não está no design pode ser tão importante quanto o que está.
Keith Robertson, em uma publicação intitulada On White Space When Less is More , afirma que o espaço em branco simboliza inteligência.