30/04/2007

O Sapo Cor-de-rosa

O diretor de arte chegou às 10:30h. Óculos escuros, cabelo molhado. A menina do atendimento, desesperada, já estava na criação cobrando os anúncios:
– Pelamordedeus! Oclientevaiviajarhojeàtardeequerveroslayoutsprapodermostrarparao diretorinternacionalquevaiterumareuniãocomacoordenaçãodaaméricalatinaeeuvoumeferrar porquetodomundotiraocorpofora!


O diretor de arte não tinha ainda achado aquela sacada gráfica, entende?

– Pelamordedeus! Pelamordedeus! Pelamordedeus!
O diretor de arte, sem tirar os óculos nem dizer palavra, senta na frente do computador pensando: "Que saco, só um mês de prazo, o redator fez os títulos só há duas semanas, assim não dá pra trabalhar".
Quinze minutos depois, os layouts estão saindo da impressora. O redator vê os anúncios e comenta:
– Por que um sapo cor-de-rosa?
– Sei lá, é uma imagem bonita, instigante...
- diz o jovem diretor de arte.
– Mas o anúncio é de eletrodoméstico. Que é que tem a ver?
O diretor de arte não queria entregar que não pensou em nada e que aquele sapo era a única imagem que tinha no arquivo do computador, mas não deu tempo de ele inventar uma justificativa.
– Dáaquiessetroçoqueeutôcompressa.
No caminho do cliente, no carro, o diretor de atendimento vê pela primeira vez os anúncios para poder dizer na reunião que tinha acompanhado o processo criativo todo, inclusive direcionado a criação para não perder o foco da campanha e dar destaque ao sapo cor-de-rosa. Sapo cor-de-rosa?
– Que merda faz esse sapo cor-de-rosa aqui nesse anúncio!?
-Seiláfoiacriaçãoquefezeunãoseidenadasócobreioscaras. O diretor de atendimento não podia jogar fora o anúncio, era o único em que o título fazia uma vaga menção ao produto. Teve que pensar em uma saída.
Chegaram ao cliente, que era uma imensa multinacional. Estão na sala de reunião com toda a equipe de marketing da empresa. O diretor de atendimento, uma velha raposa, apresenta o layout do sapo rosa falando da necessidade de um property para a marca e a importância do impacto que a comunicação deve ter junto às donas de casa, que uma imagem altamente diferenciada não permite a indiferença do público alvo e que um sapo, com certeza, sensibiliza donas de casa de qualquer classe, e que o fato de ele ser rosa (uma cor altamente ligada ao universo feminino) anularia toda a imagem negativa do anuro em questão.Seja o que Deus quiser.
O diretor de marketing da multi ouviu tudo sem mudar sua expressão de jogador de pôquer. Houve aquela pausa que prenuncia hecatombes.

– O que vocês acham? – perguntou o chefão de marketing para seu comparsas.As respostas vieram pela ordem crescente na hierarquia local:
– Um pouco estranho.
– Bem estranho.
– Estranho é apelido.
– É sem dúvida a coisa mais estranha do mundo.
– Uma merda.
– Eu até que gostei do sapo cor-de-rosa - disse o chefao de marketing.
As mudanças de opinião seguiram a ordem decrescente.
– Uma merda que pode dar certo.
– Sem dúvida, se é a coisa mais estranha do mundo, é porque tem um certo appeal racional, algo de especial.
– Especial é apelido.
– Bem especial.
– Ainda acho um pouco estranho – disse o mais baixo na hierarquia, que por manter sempre sua opinião foi despedido alguns meses depois.
No final valeu democraticamente a lei do mais forte. E o diretor de atendimento voltou para a agência pensando por que raios o chefão do marketing gostou do sapo cor-de-rosa. "Será que a idéia é boa? Não, não, impossível sair coisa boa da criação. Por que o chefão gostou? Na verdade, eu é que sou um puta vendedor. Eu sou foda."
Na verdade, o chefão de marketing não sabia por que raios tinha aprovado aquele anúncio do sapo cor-de-rosa. Ele estava divagando sobre sua casa de campo, pensando como era gostosa aquela menina da agência que fala rápido, não prestou muita atenção no que o cara da agência falava. Mas, para falar tanto, ele devia estar falando coisas importantes. Não pegava bem passar por ignorante na frente de seus subalternos.
E agora o chefão de marketing está num avião, levando numa pasta branca de papel-cartão um sapo cor-de-rosa, que deve ser apresentado para um chefe que é mais chefe que ele. "Vou ter que enrolar os gringos", pensou.
A reunião com o pessoal da América Latina começou com um clima tenso. Nenhum dos diretores de marketing dos vários países onde a empresa atuava tinha um trabalho decente para mostrar. Quando o diretor de marketing do Brasil mostrou o anúncio do sapo cor-de-rosa foi um alívio geral. Todo mundo começou a apoiar a idéia do brasileiro, pelo menos assim ninguém precisa justificar seu próprio fracasso.
– Me gusta mucho el sapo rosado.
– Sin duda tenemos un simbol.
O coordenador de marketing para toda a América Latina, o big-boss de todo mundo ali, não falava bem castelhano. O big-boss dos cucarachas, como secretamente se autodenominava o coordenador de marketing para toda a América Latina, telefonou para a matriz no dia seguinte dizendo que havia unanimidade em torno de um conceito – Amazing concept – desenvolvido pelo marketing de Buenos Aires, ou será de Caracas?

– I don't know, só sei que é de um lugar do Brazil.
O anúncio do sapo cor-de-rosa e o big-boss dos cucarachas estavam a caminho da matriz, em Atlanta. O chefão estava tranquilo em relaçao ao sapo. Todos os diretores de marketing da América Latina haviam feito reports provando a viabilidade da estranha personagem anfíbia. Que os reports foram feitos para agradar a ele, o big-boss, ninguém contou. Nos reports havia números, e números fazem até um sapo cor-de-rosa existir.
O coordenador de marketing para toda a América Latina entrou às 8:00h na sala do seu chefe, que estava reunido com toda a presidência da grande empresa multinacional de eletrodomésticos. Debaixo do braço, um sapo cor-de-rosa. Reunião de portas fechadas.
As 8:05h a secretária escutou alguém gritar na sala:

– What the hell is it?Passaram-se seis meses.

O diretor de arte chegou à 11:00h. Óculos escuros, cabelo molhado. A menina do atendimento havia deixado um grosso fichário na mesa da dupla de criação. Na capa do fichário lia-se: The Pink Frog. No fichário havia todas as normas de utilizaçao do Pink Frog. O tipo de sapo que deve ser utilizado, qual a tonalidade do cor-de-rosa, as melhores posições em que deve ser fotografado, a proporçao que deve ter o sapo, perdão, o Pink Frog, em relação ao formato do anúncio. Havia até a recomendação de que se usassem sapos vivos e que se pintasse o sapo por computador para evitar problemas com os ecologistas. O sapo foi completamente dissecado em duzentas páginas.
Por conta do sapo cor-de-rosa, muita gente foi promovida, tanto no cliente quanto na agência.

- Puxaquelegaleusemprequisserdiretoradecontasemandarnessesbabacas!
Todo mundo se deu bem, menos o diretor de arte. Parece que alguém pediu a cabeça dele porque ele não seguiu as normas de aplicação do Pink Frog, e colocou em risco tão importante componente do patrimônio de marca do cliente.
José Carlos Lollo

Que tal participar do Cannes 2007


O jornal Estado de São Paulo juntamente com a ESPM (Claro!!!) está desenvolvendo um concurso que irá premiar um universitário para participar dos sete dias de Cannes Lions.


Para concorrer, o estudante deverá enviar trabalho explicando por que deve ser escolhido para o e-mail clelia.salgado@grupoestado.com.br, e não se esqueça dos dados completos !

Vence quem apresentar a justificativa de forma mais criativa.


Como prêmio, participação no Festival com todas as despesas de inscrição, passagens, hospedagem e alimentação pagas, não custa tentar !


Segue á dica e Boa sorte !

29/04/2007

A vida de trás para frente

Ola pessoal boa tarde, hoje domingo, 29 de abril, estou aqui para postar um texto do glorioso Charles Chaplin. Um texto que, tenho certeza, descrever exatamente o que todos queriam que fossem a nossa vida, ou o final dela. Ele narra como seria a vida se ela fosse ao contrário. Então leiam e reflitam sobre isso.

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás para frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo pra poder aproveitar a aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai para o colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho no colo, volta para o útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando... E termina tudo com um ótimo orgasmo.
Não seria perfeito?"

CHARLES CHAPLIN

Coadjuvante Importante

Muito se fala em propaganda, marketing de guerrilha, comunicação por conteúdo entre outras ferramentas disponíveis na hora de definir a comunicação de uma marca nos dias de hoje. Mas tem uma que, dependendo da situação e caso específico, é tão importante e eficaz quanto as outras só que menos badalada: Relações Públicas.

Manter um bom e permanente relacionamento com a imprensa pode trazer uma série de benefícios já que, ao divulgar suas atividades nos meios de comunicação, uma empresa pode não apenas reforçar sua reputação e imagem institucional junto ao seu target como construir uma credibilidade inabalável, o que só é possível depois de anos de relacionamento amigável.

Além disso a marca em si, por mais forte que seja na mente de seu público-alvo, não pode se defender sozinha em casos de crise, escândalos ou algo do gênero. Ela precisa que os executivos de sua empresa a defendam de uma forma segura e, para isso, nada melhor do que um bom media training para deixá-los no ponto para “enfrentar” uma eventual entrevista coletiva.

A empresa que investe em relações públicas tem possibilidade de divulgar conteúdos mais aprofundados e com maiores explicações, já que esse tipo de ferramenta de marketing pode ser usada de forma contínua, ou seja, ela não tem um período de duração pré-determinado como campanhas de propaganda, por exemplo. Mesmo tendo um retorno a longo prazo, vale a pena esperar para colher os frutos que virão em forma de credibilidade e confiança por parte do target desejado.

O que é ser publicitário?

Achei interessante postar aqui neste domingo um artigo que eu escrevi no começo deste ano, e que até circulou pela web. O que é ser publicitário?

Esse profissional tem tanta importância que se encaixaria em qualquer outra situação.

O bom publicitário tem que ser um ótimo jogador, driblar todos os desafios.

Bombeiro, capaz de apagar muitos incêndios.

Cirurgião plástico, com um software na mão faz tanto milagre que invejaria ate Pitangui.

Modelo, tem que saber seduzir como ninguém.

Delegado, não pode prender pessoas, mas tem a obrigação de prender a “atenção” das pessoas.

Ótimo vendedor, vende suas idéias como ninguém.

Maestro, para criar simetria de sua equipe.

Pisicólogo, se não entender a cabeça e as influências humanas está perdido.

Chato, se for fazer alguma pesquisa com você, você só não manda a merda porqe você é educado
e entende que é o trabalho dele.

Economista, tem que saber investir direitnho a verba que o cliente deixou na sua mão.

Palhaço, muitas vezes faz você rir muito.

Um bom advogado, defendendo suas idéias para não causar confronto com o cliente ou algum colega.

Jornalista, porque se não souber escrever vai ser artista plástico.

Político ” as vezes”, tem que dar aquela enroladinha de vez enquando,senão não dá.

Criativo? Óbvio!

Vaidoso, podem não parecer, mas todos são.

Muitas vezes um mordomo. Quando todos forem almoçar e você tem que ficar terminando
algum trabalho que era pra ontem, será você que irá atender a porta e o telefone.

Poeta, tem que sonhar sim.

Executivo, ser racional é importantissimo.

Não é santo, mas faz milagres.

Arriscar como apostador de bolsa de valores.

Cautelar como um motorista de carro funerário.

E taxista porque não?! senão tiver bom relacionamento com o cliente ele nunca mais volta.

O Publicitário é acima de tudo isso, apaixonado pelo que faz.

28/04/2007

Dica especial

Vale a pena conhecer o Desktopography, um site onde vc pode encontrar maravilhosos wallpapers para seu computador. Eles reunem em um lugar trabalhos de vários artistas com o foco em imagens de natureza.

Confira!

Amanhã ( Domingo ) estarei aqui novamente postando uma matéria bem bacana.

Até lá!!!

A vinda do Papa ao Brasil


O cardeal Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, desembarca no Brasil no mês de maio. Em São Paulo o Papa fará uma visita ao Presidente Lula, irá a um encontro com a juventude no estádio do Pacaembu, com a participação de Sandy e Júnior, além de realizar uma missa no Campo de Marte, onde será dada a canonização do Beato Frei Galvão. Sua hospedagem será no mosteiro de São Bento, próximo à estação de metrô de mesmo nome. Depois, segue para Aparecida, onde fará visitas a Fazenda da Esperança, ao Rosário na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, e no dia 13 de maio realiza a missa de abertura dos trabalhos da Conferência de Aparecida onde também fará um discurso. Dia 13 o Papa se despede do Brasil e segue para a Itália. Esta será a primeira vez que Bento XVI visitará o Brasil, depois de ter sido declarado o novo Papa em 19 de abril de 2005, com a morte do Papa João Paulo II. Para sua vinda, está sendo gravado um CD de músicas com o nome: “Bendito o que vem em nome do Senhor”. No disco há participações especiais de Gian e Giovanni, Elba Ramalho, Joanna, Daniel, e muitos outros. Joseph Ratzinger, cardeal agora com 79 anos, escolheu o nome de Bento em homenagem ao Papa Bento XV, conhecido como o “Papa da Paz” e a São Bento de Núrsi, fundador da Ordem Beneditina e padroeiro da Europa. Bento XVI teria, portanto, escolhido esta denominação para basear seu pontificado na cristianização da Europa e na busca da paz. Joseph prestou o serviço militar, e sentiu na pele a Primeira Guerra Mundial. Espera-se, então, que o Papa traga palavras de conforto e a bênção da paz para o Brasil. Esta viagem mira o destina do catolicismo no continente latino-americano, que dá sinais de vitalidade, mas está sendo submetido a fortes ataques, diante de novas formas religiosas cristãs. O Papa Bento XVI, consegue ocupar espaço na mídia quando fala para as pessoas diretamente. Em breve deverá sair seu livro sobre Jesus, obra que chegará às mãos de milhões de pessoas. Não consegue ocupar um espaço maior porque é criticado por uma série de intelectuais, políticos e cientistas. E a mídia, infelizmente, é dominada por um tipo de intelectualismo que tem o poder de controlar os jornais, na maioria hostis a este papa.

27/04/2007

Um fato marcante

Boa tarde amigos Bloguerreiros, apesar da sexta-feira chuvosa em São Paulo, temos que manter o Astral nas alturas pois o final de semana se aproxima...

Alguns fatos acabam entrando para a história... no futebol não poderia ser diferente ! Na semana passada o jogador Messi ficou ainda mais famoso com um gol "impossível" que fez, e para não perder a carona no golaço, a Adidas que possui o slogan: " Nada é impossível" está lançando uma Campanha brilhante na América Latina e Europa, onde o percurso do Gol é traçado com frases positivas.
P.S.: Quem disse que mulher não fala de futebol ?
Veja a peça criada pela TBWA:



Indiavertising


O BOOM DA NOVA BOMBA ATÔMICA INDIANA - A PROPAGANDA

Que a Índia já se tornou a Meca do cinema com a sua Bollywood muitos já sabem, porém não são todos que imaginam o quanto o país dos marajás está surpreendendo com a sua publicidade.
Agências Worldwide como Ogilvy, MCcan Erickson e Publicis da vida, invadiram os grandes centros urbanos das grandes cidades, como Mumbai por exemplo, antiga Bombaim.
Criativos o bastante para fazerem palestras e ganharem prêmios internacionais. É o caso Preeti Vyas que foi uma das mais esperadas palestrantes da 21º Semana da Criação Publicitária em São Paulo. Ela é uma das fundadoras da Vyes Gianetti Creative, primeira agência da Índia a alternar publicidade, design e mídia alternativa. Em 2006, recebeu o prêmio Businness Today, como uma das 25 mulheres executivas mais poderosas da Índia e o de Profissional Criativa do Ano pela Indira Awards. Em 2007, foi jurada do Festival de Nova York. É membro do comitê executivo do National Design Business Incubator, na melhor escola de design da Ásia, e está no Painel de Gerenciamento de Comunicações do MICA, um dos institutos líderes em comunicação de marca da Índia.
O tema de sua palestra foi : "Índia, uma cultura em transição criativa"..
" Os publicitários indianos costumam preservar os costumes locais em suas peças, alegando maior receptividade do público e melhores resultados". Foi esse um dos comentários da criativa.
Lembrando que a propaganda indiana tem ótimos filmes, impressos e fantásitcas ações de guerrilha, algo que eles são muito eficientes e originais, já para internet falta maior exploração e investimento.
Mídia / Índia
A Índia está vivendo uma proliferação de jornais impressos em seu mercado editorial.
O país tem 300 grandes jornais, com circulação de 157 milhões (em 2006) - um aumento de 12,9% em relação a 2005.Dos 300 títulos, apenas algumas dezenas são em língua inglesa, com circulação de 35 milhões, mas são esses que atraem cerca de 50% das verbas de propaganda.
O crescimento econômico anual de 8%, nos últimos quatro anos, trouxe benefícios para grandes anunciantes, como a indústria automobilística, companhias aéreas e construtoras.
O futuro parece ainda mais promissor, pois somente 60% da população indiana são alfabetizados e aqueles que buscam aprender a ler têm os jornais como referência.
Embora a internet esteja se popularizando, apenas 1,2% dos indianos acima de 12 anos costumam acessá-la.


Para complementar esta matéria, visite o meu blog ADivertido, onde postei nesta quinta feira algumas ações recentes criadas na índia.
www.adivertido.blogspot.com

Outra dica legal para acompanhar algumas peças publicitárias de lá, vai um blog também de lá:
http://sandeepmakam.blogspot.com/

O caminhão anfíbio!!!

Um grupo de cubanos resolveu pegar um caminhão Chevrolet 1951, trocar os pneus por barris para flutuação e instalar pás sob o chassi. Tudo para atravessar os 60Km do estreito da Flórida, que separa a ilha de Fidel dos EUA. Só que foram surpreendidos pela Guarda Costeira norte-americana que resolveu não permitir a viajem, com originalidade, dos cubanos “balseiros”. E ao sul de Key West, mandou os oito homens, duas mulheres e uma criança de volta a cuba. E para piorar, os policiais rotularam a embarcação como “uma ameaça à navegação” e a mandaram para o fundo do mar. Os cubanos não gostaram muito, mas não podiam fazer nada. Só acompanharam a sua embarcação ir por água a baixo e voltaram para casa. Quem sabe da próxima vez?
A curiosidade é que apesar de ainda serem utilizadas, as balsas que levam cubanos à Flórida se tornaram obsoletas e foram substituídas por lanchas, que cobram até US$ 10 mil por pessoa. Em 2005, a Guarda Costeira os EUA prendeu cerca de 2.834 pessoas nesse tipo de embarcação.

Sobre prazos

" Isso é *inacreditivel* " (Sátiras do Hermes E Renato da MTV)

Esse video mostra um exemplo de como lidar com prazos na carreira de um webdesigner, porém eu acho que serve para todas as profissões.Veja essa situação desse webdesigner malandro que não consegue cumprir as datas prometidas, muito engraçado, confira!





Site: www.brunoavila.com.br
Extraído do DVD Profissão Webdesigner do Bruno Avila


Mais Cultura, Menos Aquecimento

Estourei meu horário, mas cá estou eu para dar mais uma MAGNÍFICA notícia!

Dizem que a meta de todo homem é ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Vale salientar que, aparentemente, estas metas sejam um tanto sem nexo, mas pensemos por um outro lado: livro, filho e árvore são cuidados desde a idéia inicial, o zigoto, a semente. Igualmente são acompanhados de perto pela vida afora, pelos pais ou por outros, não importa idade, tamanhos alcançados, lugar em que estejam, com quantos se relacionem, e, os frutos que deles advenham, seja novo livro, o filho do filho, ou a origem de outra árvore. O dito popular é muito sábio, pois oportuniza a todas as pessoas, em todos os níveis e em qualquer atividade, alcançar a realização. E, porque quando realizados com paixão e amor, não há diferenças entre os três.

By the way, porém continuando no mesmo trajeto... A prefeitura de São José do Rio Preto está dando uma forcinha para aquele cara que não sabe por onde começar sua meta. Sim! Atualmente há um decreto municipal dizendo que a cada criança nascida, uma árvore plantada. Visando que hoje em dia vivemos no caos do aquecimento global, esta é uma boa maneira de contribuir com o bem estar social.

Essa idéia não precisaria limitar-se apenas naquelas redondezas, mas expandir-se, mesmo porque, o mundo todo está vivendo nessa estufa. Mas como a vida não é feita somente de filhos e ar fresco, cobraremos aquele velho livro, com linguagem erudita e palavras bonitas.

26/04/2007

Você pode ser o seu próprio Roberto Marinho

Esta afirmação escrita no título deste post não é minha, mas sim do multimídia Marcelo Tas. Quem vive navegando nas ondas da web sabe que isto é verdade. Hoje, um simples mortal pode produzir e divulgar programas de tv, curtas, documentários e podcasts, espécie digital dos tradicionais programas de rádio. Ou seja, com algum conhecimento em tecnologia você pode construir uma “mini Globo virtual”.

Um bom exemplo é o programa Encarte, dirigido por Renato Gaiarsa e apresentado por Paloma Guedes. O projeto era um vblog sobre bandas independentes de rock e devido ao sucesso, está no ar pela Tv Salvador em fase de teste, com novos quadros e com produção melhor. Segue abaixo um dos programas, com duração de 16 minutos.



Outro exemplo bacana é o vblog do Ah! Tri Né! da entrevista com fenômeno brasileiro no You Tube, Guilerme Zaiden.



Você acha que há 7 anos, Dani Koetz teria condições de fazer uma matéria dessa a la Vídeo Show?

Um fenômeno que transformou blogueiros em formadores de opinião foi o “jornalismo-cidadão” (saiba mais sobre o seu significado clicando aqui). Tiago Dória indica que desde o 11 de setembro, existe um celular filmando tudo e abastecendo blogs e a grande mídia com notícias fresquinhas minuto a minuto. E o massacre em Virginia Tech não fugia à regra.

Diante deste fato, uma polêmica que sempre atingiu aos publicitários agora recai também sobre os jornalistas: no futuro, será necessário um diploma na mão para atuar em uma redação do jornal?

Para finalizar, é cada vez mais comum ver grandes empresas paparicando blogueiros “famosos”, dando oportunidade para os mesmos testarem o produto e por livre e espontânea vontade, deixar o sujeito (a) expor as suas impressões para os fiéis leitores. Nada mais que o famoso jabá em versão high tech.

Por isso, caro blonauta, se você tem um blog cuide dele muito bem. Afinal, ele é a sua pequena grande mídia.

Caio Costa, do Blogcitário - www.novoblogcitario.blogspot.com

Nana nenê...

Grande campanha criada pela AlmapBBDO para o Café Pilão.
Na minha opinião foi uma das melhores campanhas já criadas para café...





Vejam esse filme para tv, intitulado: "Reunião". Dessa campanha, para mim, foi o melhor dos 3 filmes; os outros são "Ópera" e "Tele-jornal", seguindo essa mesma linha.
Também existe a mídia impressa que segue um estilo publi-editorial, vejam a seguir:

Espero que tenham gostado, assim como eu gostei e sempre recomendo para todos.

Aumente a popularidade do seu blog

“Conectar computadores é um trabalho. Conectar pessoas é uma arte."(Eckart Wintzen)

Abaixo segue algumas dicas de como tornar o seu blog mais popular:

Divulgue, divulgue e divulgue mais um pouco

Divulgue seu site no Orkut, pra galera do MSN, fóruns de discussão, avise seus parentes, amigos e principalmente utilize os buscadores (cadastre no maior numero possível), se algum cadastro não trouxer visitas pelo menos pode aumentar sua popularidade nos principais sites de busca , como no caso do Google.

Visite outros blogs


Entre em outros blogs, discuta um tema, se o seu comentário for interessante e construtivo, pode trazer visitas de outros blogs.

Faça Parcerias

Faça grandes parcerias com outros sites e blogs, principalmente os que são voltados para o mesmo assunto que o seu.

Feed

Ofereça a assinatura do seu Feed, saiba mais sobre Feeds no blog do Interney.

Utilize o comando do HTML (alt)

Coloque o comando alt em todas as suas figuras para criar legendas explicando do que se trata, dessa forma ajudando , deficientes visuais ou aqueles que não tem acesso a figura em seu blog, alem dos buscadores incluir mais facilmente sua pagina nos resultados de busca.

Para aprender a usar esse simples comando entre nesse link: http://www.b-log.net/guiablog/comandos-scripts.htm#inseririmagem

Ensine alguma coisa

Talvez a dica mais óbvia, mas todo mundo pode aprender algo novo, e sempre há algo novo para se aprender. Para aprimorar a idéia, navegue por fóruns, listas de discussão por email e veja quais são as curiosidades ou até mesmo os problemas mais comuns. Certifique-se que o que você pretende será de utilidade ou de interesse para os leitores do seu blog - não adianta querer ensinar truques de informática a quem só se interessa por cinema, por exemplo.

Assinaturas no e-mail

Habitua-se a colocar assinaturas no seu e-mail com o nome e link para o seu blog.

Crie um logotipo e/ ou Banner

Com o tempo valorize sua marca, que no caso é o seu blog.

Nada de fazenda de links

O termo fazenda de links significa sites e blogs com um numero gigantesco de paginas ou links, não forneça links que não são úteis no seu blog e organize aqueles que são o maximo possível, existem blogs grandes e que existem a muito tempo que caem em desgraça ao ter milhares de links que deixa o visitante completamente perdido.

Design

Deixe seu blog com algumas imagens de qualidade e que tenham sentido para seu blog, mas não exagere se não ele vai ficar pesado e demorar muito para ser visualizado, deixe seu blog diferenciado se usar um template que já existe modifique ele um pouco, seja diferente do resto.

Campanhas

Campanhas funcionam bem - ou afundam em provocações e xingamentos. E é difícil saber, de antemão, qual será a reação do público ao engajamento proposto. Mas talvez, por isso mesmo, valha a tentativa. No mínimo você arregimenta leitores dispostos a participar, ou a opinar contra o que você propõe. Há muitas e variadas campanhas acontecendo na Internet, sobre assuntos que vão dos padrões da Web à defesa da liberdade de expressão. Escolha a sua campanha e seja um defensor apaixonado.


Cuidado com os erros de português

A língua portuguesa é uma das mais complexas do mundo, errar de vez em quando é normal, mas procure não errar sempre, use o Word para corrigir erros, o dicionário,a sua mãe, o que for necessário para errar o menos possível.


Favoritos e Recomende

Adicione o recursos favoritos e/ ou recomende.


Rec 6 neles

Coloque as noticias principais do seu blog no rec6, O Rec6 é um site em que os próprios usuários enviam os links para as notícias e decidem quais devem aparecer na capa. Após enviada, a notícia fica disponível para que outros usuários. Caso consiga um número suficiente de votos, essa notícia é promovida para a capa do site.

Entrevistas

Você tem acesso a alguma celebridade, ou alguém que, por algum motivo, pode ser interessante para os leitores do blog? Entreviste! As pessoas em geral gostam de ler sobre esse assunto.

Polemize

Partir para a ofensiva é arriscado, mas definitivamente atrai leitores. As pessoas gostam de polêmicas e de opinar sobre elas.

Estudo de caso

Se você consegue escrever bem sobre experiências pessoais concretas, estudos de caso podem se tornar poderosos em seu blog. Pode ser mais interessante para alguém ler "Como ganhei meu primeiro milhão" do que "Como ganhar um milhão".

Não queira que tudo seja perfeito

Vai ter gente que vai reclamar do seu blog, vai achar seu post uma porcaria, você também provavelmente não vai estar satisfeito com tudo, mas relaxe, busque fazer o melhor sempre, mas o que não for possível deixe para trás e siga em frente com seus objetivos e seja feliz.

Escreva sempre

Escreve freqüentemente e sobre assuntos interessantes.

Desligue um pouco seu computador

Esse conselho nem precisava falar mas sempre é bom lembrar, não exagere na Internet, vá namorar, falar um pouco de besteira com os amigos, praticar um esporte, ler um livro, viver.

Quando você voltar vai estar mais motivado e inspirado, acredite!

25/04/2007

Ética x Privacidade x tecnologia

Todo mundo fala das teorias de George Orwell, o grande irmão e blá, blá, blá. Isso parece ser muito utópico, mas ao meu ver não é.
Quanto mais avançada se torna a energia, menos privacidade existe. Por exemplo, hoje recebi um e-mail de uma agência de Internet que me ofereceu um produto para lá de invasivo: um software que envia scraps para todos os membros de determinada comunidade no orkut e ainda faz um mailing com o e-mail dos mesmos.
Puxa vida, imagina só, você entra por diversão em uma comunidade, e depois recebe scraps e e-mails te empurrando algum produto guela abaixo. Não concordo com essa ação, no Orkut há muito mais opções de ser criativo e não ser tão afoito.
Creio que isso até danificará a imagem do cliente que utilizará esse sistema vendido pela agência de Internet... que coisa chata!


Internet a janela da propaganda

"Se você quer ser bem sucedido em sua luta, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

Primeiramente deixe eu me apresentar, eu me chamo Inã , moro na selva urbana de São Paulo, sou webdesigner e sou responsável pelo Rede Web , um blog sobre webdesign e assuntos do mundo digital.

Aquí eu irei falar sobre assuntos relacionados a internet em geral e sobre tecnologia, estarei postando pelo menos todas as quintas.

Sempre que eu puder em cada post eu vou deixar uma frase ou citação relacionado com o assunto do dia (ou não), para reflexão, incentivar a leitura, despertar a criatividade e curiosidade ou por mera força do hábito.

Deixando as apresentações de lado, quero agradecer a todos por fazer parte dessa incrível equipe e acredito muito no sucesso do Bloguerreiros...

mulher olhando pela janela

Lista de agencias !

Eu estava navegando por alguns sites de buscas e percebi uma certa dificuldade para achar um catálogo de sites de agências, seja para uma pessoa que precisa procurar um novo emprego, ou contratar um serviço especifico com qualidade.

Estava apenas encontrando sempre a mesma coisa, até que finalmente encontrei um site ou melhor uma janela no fim do túnel.

Esse website se chama Janela publicitária e nele se encontra uma lista muito boa de agencias para as áreas de publicidade , design, webdesign e mkt promocional de diversos estados e regiões do Brasil, o site não se limita só a isso, trazendo diversos serviços relacionado a portfólios, fotografias, ilustrações,referências, blogs e muito mais...

Essa é a Url: Janela publicitária

Divirta-se!

Mocinho ou Bandido ?


Salve, salve amigos Guerrilheiros !

Minha postagem de hoje foi inspirada no show do egenheiros do Hawaii que eu fui ontem, dentre os sucessos da banda, uma música em especial me chamou a atenção, o nome é Terceira do Plural, a letra meu amigo, é bem "pesada", confira um abaixo:

Terceira do Plural
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger

Corrida pra vender cigarro

Cigarro pra vender remédio

Remédio pra curar a tosse

Tossir, cuspir, jogar pra fora

Corrida pra vender os carros

Pneu, cerveja e gasolina

Cabeça pra usar boné

E professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender...

Eles querem te comprar...

Querem te matar (de rir)

Querem te fazer chorar

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

Quem são eles?

Quem eles pensam que são?

Quem são eles?Quem são eles?

Corrida contra o relógio

Silicone contra a gravidade

Dedo no gatilho, velocidade

Quem mente antes, diz a verdade


Satisfação garantida

Obsolescência programada

Eles ganham a corrida

Antes mesmo da largada

Eles querem te vender...

Eles querem te comprar...

Querem te matar (a sede)

Eles querem te sedar!


Você deve estar se perguntando....E aí Helena, o que eu tenho com isso ?

E eu explico, se você for prestar atenção, está letra pode servir tanto para o mercado (com novos negócios aquela velha coisa imposta !) Ou até mesmo para os Publicitários ( "eles querem te vender, eles querem te comprar") uau, agora eu resolvi levantar a velha e boa poeira sobre Comunicação ! e aí a Publicidade: Mocinho ou Bandido ?

Eu vou declarar minha singela opnião, acredito que a profissão de Publicitário é como qualquer outra sempre tem alguém para vender, assim como sempre haverá alguém para comprar, claro....que as vezes nós exageramos, iludimos, melhoramos algum produto mas não podemos ser taxados de Bandidos...ou podemos ?

Verdades sobre o Gol

É bem verdade que o Gol é um carrinho resistente - principalmente a versão bola. Têm alguns onde eu trabalho e posso dizer com certeza que o carro é um tratorzinho. Porém, achei um tanto exagerado compará-lo ao "incomparável", "insubstituível", "invejado", "impressionante" Chuck Norris. É isso mesmo, Chuck Norris - aquele malandrão que só aparece no Domingo Maior, depois do Fantástico. Pra os poucos que não entenderam eu explico.

Numa espécie de senso comum onde quase ninguém sabe ao certo onde e como começou, esse mitológico ator de Holywood tornou-se uma lenda viva na internet. Com infinitas afirmações irreventes sobre a personalidade dessa caricata figura, é muito normal deparar-se com alguma piadinha sobre o "incrível" Chuck. O Orkut está cheio de citações do gênero - são frases do tipo: "Certa vez, Chuck Norris enfiou uma faca em seu próprio olho. A faca ficou cega." E por aí vai. Você encontra muito mais no site Verdades sobre Chuck Norris.

Muito bem, pensando nessa estranha popularidade do nosso amigo Norris, a Volkswagem literalmente pegou uma carona e lançou essa campanha no mínimo inovadora. Claramente imitando as piadinhas já consagradas, o Gol é colocado a prova em comerciais que representam situações inusitadas.

Particularmente eu não gostei, e pra ser um pouco mais sincero, achei que ficou com um certo ar de imitação barata, principalmente o filme em que o cara está trocando o pneu do carro. Além de algumas adaptações terem pouco conteúdo, percebam que os comercias colocam situações desagradáveis pra quem está dirigindo o carro.

Lombada:


E para dizer que não falei das flores, quero ressaltar que a produção é o único ponto que se salva nessa campanha. Os efeitos visuais, movimentos de câmeras, locações e áudio são ingredientes que deixam os 30 segundos curtíssimos. A seguir, um vídeo que mostra os bastidores dessa produção com comentários do pessoal da Almap BBDO e Volkswagem.



No site é possível participar enviando sua verdade sobre o Gol. Vale a pena conferir.

Artigo escrito por:
Luciano Marino - Louco não, Publicitário!

24/04/2007

Ráá - Cheguei!

Alex Gonçalves na área! Chegando sempre com um vício de linguagem. Nem preciso dizer que redação é o meu forte. Deixemos a brincadeira de lado e aqui vai a meu profile:

Alex Gonçalves
Publicitário em gestação eterna
19 anos
Meu blog: www.publiloucos.blogspot.com

Sou um dos idealizadores do BLOGUERREIROS e espero que consigamos atender suas expectativas, mas deixando a modéstia de lado: temos um puta time!
Visite-nos todos os dias, a cada dia um novo assunto.

Abração e qualquer coisa meu e-mail é: alexgoncalves.publi@gmail.com

Me apresentando pra luta!

Ola pessoal, tudo bem? Meu nome é Rafael Frassetto e eu sou do blog Malucom. Estou muito honrado em fazer parte do Blog dos blogs de comunicação, o nosso Bloguerreiros, principalmente porque o Malucom só tem uns 3 meses de vida. Tão novinho e já convidado pelo Alex para entrar nesse exército rsrsrs. Fiquei muito contente! Bom, meu dia de postagem é no domingo. Até lá!

Abraço a todos

Rafael do Malucom http://rfmalucom.vilabol.com.br

Idioma Comercial

Não tem jeito, o inglês é a língua universal e de muita importância no mercado. Apesar disso, se você tem fluência em outros idiomas, abre-se o leque na sua carreira profissional.

O mandarim, idioma oficial na China desde 1948, começa a ser muito importante para quem pensa em ter um diferencial a oferecer no mercado de trabalho. Mesmo porque, 68% do que sai da China não são chineses que estão administrando.

Além de aprender o idioma, conhecer os costumes chineses facilita a vida de quem quer se aproximar da potência que cresceu mais de 10% em 2006. Quem aprende a língua sente que cada nova frase, cada nova palavra abrem mais uma porta. Chineses gostam de quem se esforça para se comunicar na língua deles, e quem não gosta? As empresas brasileiras que trabalham na China sentem falta dessa mão de obra especializada, de gente que possa traduzir diretamente do português para o mandarim.

Realmente essa é uma língua difícil, como por exemplo "Uma palavra que os brasileiros falam bastante é 'xiêxê', de agradecer. Xiê, o primeiro, significa descansar. Xiê, o segundo, significa sapato. Xiê, o terceiro, significa escrever, anotar. E o xiêxê ele é o quarto tom. Então cada palavra ele tem quatro tons e cada tom provavelmente significa coisas absolutamente diferentes", explica a professora Cristina Vitória Chein.

Além do mandarim, outros idiomas são de bastante importância no currículo, como o francês, o alemão e o espanhol, este principalmente para os latino-americanos. Agora, não deixemos o inglês passar batido, porque mesmo que falar outras línguas seja um diferencial, o inglês ainda é a língua do comércio mundial.

Hey! Investir grana para ter um diferencial não é perda de tempo, mas um curriculo ainda mais encrementado. Então pratique muito, faça um intensivo e intercâmbio também é uma boa!

SALVE SALVE!!!


Antes de tudo gostaria de fazer uma colocação sobre este projeto. O Bloguerreiros é uma iniciativa original diante dos milhares de blogs de comunicação que transbordam na web. Nossa proposta será transmitir o máximo de informações relevantes sobre esse nosso mundo cada vez mais cativante e inovador.

Contamos com a colaboração de todos os internautas, principalmente estudantes e profissionais de comunicação.

Pretendemos tornar esse blog uma referência no Brasil e também no mundo...porque capacidade nós temos, pois contamos com uma equipe fantástica de publicitários, jornalistas e acima de tudo blogueiros viciados em comunicação. Somos os Guerreiros da Comunicação.
Os dias que estarei por aqui serão todas as sextas e domingos. Portanto esperam que visitem o blog não somente estes dias, mas sim, todos os dias....quem sabe faço uma surpresa e apareço por aqui outros dias também.

Meu nome é Gabriel Jacob, do blog ADivertido.



Gabriel Maluf Jacob, Paulista de 21 anos.
Áreas de atuação: Mídia, Designer e Blogueiro.

Hoje trabalho como assistente de mídia na Lybra.
Sou formado em Design de Publicidade na Escola Panamericana de Arte, e estou no último ano de Comunicação Social na Universidade Anhembi Morumbi.


Valeu Galera!!!


Fui convocado para estar nessa grande equipe e falar um pouco de comunicação.
Mas só pra vocês me conhecerem, me chamo Guilherme Cury e vim de Bauru/SP para seguir meu sonho de ser Publici-otário!Sim... fui mais um daqueles que achava tudo bonito pela Tv e quando fui falar pra minha família que iria seguir essa trilha, todos me incentivaram mas no fundo no fundo se perguntavam: "Que diabos é fazer publicidade? Será que é aparecer na tv? Ou Tele-Mkt? Porque essa escolha? Ele bem que podia ser médico, ou advogado, sei lá!"... Mas sim, vim pra São Paulo pois aqui é um dos "centros" da comunicação e das grandes agências! E hoje estou aí nessa guerra do dia-a-dia para trabalhar, enfrentando trânsito, vendo leis que não limpam cidade nenhuma, mas tudo bem! Essa é a vida!
Faço faculdade na Universidade Presbiteriana Mackenzie curso de Publicidade, Propaganda & Mkt. Já fui Diretor de Arte e Vice-Presidente na Agência Jr. do Mackenzie, depois fui para estagiar em criação na Ad. Agency e hoje trabalho também com criação/arte na Milk Comunicação Integral.
Na parte de Blogosfera, estou nessa conversa há mais de 3 anos, tive um blog pessoal e como ultimamente estava percebendo que meus posts estavam ficando pro lado de Publicidade e Comunicação, resolvi me juntar com uma galera e começar a falar logo disso! Fundamos o Rough, que por um acaso "vai bem, obrigado!"... Acredito que com essa bagagem vou poder ajudar bastante nessa guerra! "Mas quais são as suas intenções com esse blog?".Bom, minhas intenções são as melhores!

Vou primeiramente começar contando um pouco de cada área das agências e até o lado do Marketing, que é pras pessoas que visitarem esse blog e estiverem no processo de escolha profissional ficarem cientes de como é o nosso ofício!
E continuarei sempre colocando as mais novas "peripécias" que as agêncis tem aprontado no Brasil e no exterior... E tenho também como missão, procurar campanhas que já foram usadas (famosas chupadas).
É isso aí galera... Espero que gostem da minha participação por aqui! E boa sorte para todos nós!

Caio Costa batendo continência, senhor

Olá, prezados blonautas. Fui convocado em sessão extraordinária para me apresentar. Para quem não me conhece, meu nome é Caio Costa, publicitário de 24 anos que está na blogosfera há 3 anos e meio com o Blogcitário – www.novoblogcitario.blogspot.com.



Meu objetivo aqui no Bloguerreiros é escrever sobre os outros ramos da comunicação, exceto a publicidade, pois este é o assunto principal do meu blog de origem.

Minhas idéias serão postadas toda quinta-feira. Então, até lá.

Abraço para os manos e beijos para as minas.

O problema é a escolha

É curioso o que acontece com alguns blogs e sites, quanto maiores ficam mais links lhe são agregados. Daí ele inconsequentemente acaba fugindo de sua promessa inicial - que deveria ser a praticidade. Acaba inchando e perdendo a sua verdadeira razão de existir. Ele cai na monotomia e num belo dia se extingue, sem velório, sem flores, como se jamais tivesse existido. Talvez você não concorda muito com o que eu disse, na verdade, há uma grande chance de você não concordar, porém, talvez você concorde e até reflita comigo.

O que acontece na verdade meus amigos, é que há uma enorme probrabilidade de você não fazer a menor idéia do que estará fazendo quando completar seus incríveis 50 anos. Já pensou nisso? Pode ser que esteja saltando de pára-quedas pela primeira vez, pode ser que esteja fazendo palavras cruzadas num banquinho de praça. Mas sinceramente, não é isso que importa agora (nem que o Banco Real dá 10 dias sem juros no cheque especial). O que importa mesmo é o fantástico poder da escolha, das opções, do Sim ou do Não, do Par ou Ímpar, do Quente ou Frio, do Social ou Capital.

É mais ou menos isso que quero comentar por aqui, os muitos porquês que existem dentro desse quase inexplorado mundo da propaganda. Falaremos de direção de arte, ações de guerrilha, conceitos, muito conceitos, e de preferência, aqueles que nos pegam desprevenidos, muito longe dos olhos de quem não deveria fazer apenas baseando-se na pura criatividade.

Basicamente é isso, falarei diretamente de Cuiabá, no Mato Grosso, mas a essa altura a distância territorial é tão grande quanto a espessura de uma fibra ótica.
Muito bem, por hoje é só, amanhã eu volto com minha primeira análise no Bloguerreiros. Por enquanto prefiro resgatar um apelo publicitário que está bem aí, no seu pré-consciente:

Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer alguma coisa notável.

Se alguém lembrar de qual comercial estou falando, fique a vontade para comentar.

Um forte abraço a todos!

Artigo escrito por:
Luciano Marino, 25 anos
Formação: Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing pela Universidade de Cuiabá
Áreas de atuação: Marketing Imobiliário; Consultoria em Marketing e Comunicação na Thor; Diretor de Criação em House Agency
Site: www.louconaopublicitario.com
e-mail: lucianomarino@terra.com.br

23/04/2007

Hum... O que é mesmo?

Antes de tudo... Prazer! Ana Carolina. Para mim também está sendo um imenso prazer e, só pelo fato de estar integrada no Bloguerreiros me deixa lisonjeada. Concordo com a Helena sobre a "P* responsabilidade", porque realmente é.

Sim, falarei sobre Moda, porém hoje direi algo mais palpável, socialmente falando. E seguindo a mesma linha da Helena...

Pesquisadores da University of California, em Los Angeles, e do Hospital for Sick Children, em Toronto, monitoraram neurônios nas amídalas laterais de camundongos para analisar se a presença da proteína CREB tem algum papel na sinalização dos neurônios para a formação de lembranças. CREB quer dizer elemento de ligação a proteínas de resposta à molécula adenosina monofosfato cíclico, na sigla em inglês.
O traço de lembrança mostrou que a atividade aconteceu em 20% dos neurônios. Cada lembrança pode ser formada pela mesma porcentagem de neurônios, mas não pelas mesmas células nervosas. Os pesquisadores também não têm certeza do que realmente impulsiona a função CREB e, portanto, da probabilidade de qualquer neurônio específico participar no processo de criação da lembrança.
Acredita-se que a CREB esteja envolvida no registro de lembranças em vários organismos, de lesmas do mar a seres humanos. Os cientistas esperam que as descobertas possam ajudar a abrir caminho para novos tratamentos para o Mal de Alzheimer.

É... E vovô e vovó diziam que usamos só 10% do cérebro... Oh!

O que passa na mente ?

Primeiramente eu gostaria de me apresentar, meu nome é Helena de Paula, e gostaria de dar às Boas Vindas aos leitores e todos os amigos Bloguerreiros ! Saibam que é um prazer e ao mesmo tempo uma P*... responsabilidade postar aqui !

Por essa, nem mesmo Freud esperava !

As universidades americanas e européias estão testando a eficiência de um novo método para entender a mente humana, mas antes do veredito final, algumas agências de Publicidade já se anteciparam e estão utilizando um novo aparelho de ressonância magnética que mede a eficácia das campanhas. Tudo parece muito simples, através de imagens passadas por um sistema conhecido como FMRI eles estimulam alguns consumidores selecionados, e testam o impacto da propaganda na mente do consumidor.


Achei está novidade extremamente fascinante, não apenas para o setor de comunicação, mas de uma maneira globalizada, antes de soltar um produto no mercado, por exemplo, as empresas podem testar a aprovação dos clientes com o novo método FMRI, mas uma coisa me faz pensar ...Onde o mundo vai parar com tanta tecnologia; Capaz até mesmo de ler a mente humana ? Isso me faz lembrar do X-Men e o poderoso Professor Xavier...

07/04/2007

Conheça nossa guerra


Bem-vindo a nova referência de comunicação da Internet. Somos contra quaisquer tipo de agressão física ou moral, porém travamos uma guerra, uma guerra a favor da boa informação, a favor da cultura e do desenvolvimento racional, viemos para resgatar o que estávamos perdendo: a cultura.

Abrangeremos todos os braços da comunicação, com posts de ótimos blogueiros. A GUERRA JÁ ESTA TRAVADA!